Bank of China

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bank of China Limited
Bank of China
Empresa pública
Cotação SEHK: 3988, SSE: 601988, OTC Pink: BACHY
Atividade Bancária
Fundação 5 de fevereiro de 1912 (112 anos)
Sede Pequim, China
Pessoas-chave Xiao Gang
Empregados 389.827 (2010)
Produtos Serviços bancários, Cartão de Crédito
Lucro Aumento 18,8 bilhões (2010)
Faturamento Aumento US$ 69,10 bilhões (2010)
Renda líquida Aumento US$ 5,9 Bilhões (2010)
Website oficial www.boc.cn

Bank of China Limited (BOC) é um banco da República Popular da China. Foi fundada no dia 5 de fevereiro de 1912 pelo Governo da República da China, para substituir o Banco Governo da China Imperial. É o banco mais antigo na China. Desde a sua criação até 1942, emitiu notas em nome do Governo da República da China, juntamente com os quatro grandes bancos do período: o Banco Agrícola da China, o Banco Central da República da China e o Bank of Communications. Embora inicialmente funcionou como o banco central chinês, em 1928, o Banco Central da China substituiu nesse papel. Posteriormente, tornou-se um banco puramente comercial. Sua sede está no distrito de Xicheng, Beijing[1].

Em dezembro de 2010, o ramo do Banco da China em Nova York, começou a oferecer produtos de Renminbi para os americanos. Este é o primeiro grande banco chinês a oferecer um produto desse tipo atualmente.

História

Em 1908 o governo da china criou o Daqing Hubu Bank (em chinês: 大清户部银行) em Beijing, renomeado para Daqing Bank (em chinês: 大清银行). Quando a República Popular da China foi criada em 1912 o banco também foi renomeado novamente para Bank of China pelo presidente Sun Yat-sen[2].

Após a Guerra Civil Chinesa que terminou em 1949, o Bank of China efetivamente dividida em duas operações. Parte do banco mudou-se para Taiwan com o governo do Kuomintang (KMT). Ela foi privatizada em 1971 para se tornar o Banco International Commercial Bank of China(em chinês: 中國國際商業銀行). Ele posteriormente se fundiu com o banco de Formosa de comunicações (Chiao Tung Bank, 交通銀行) para se tornar o Mega International Commercial Bank (em chinês: 兆豐國際商業銀行). A operação do continente é a entidade atual, conhecida como o Bank of China[3].

A Bank of China tem filiais em outros continentes fora da China continental, e opera em 27 países, incluindo Brasil,Austrália, Canadá, Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Rússia, Hungria, Estados Unidos, Panamá, Japão, República da Coreia, Singapura, Taiwan, Filipinas, Vietnã, Malásia, Tailândia, Indonésia, Cazaquistão, Bahrain, Zâmbia, África do Sul e nas Ilhas Cayman.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um banco ou instituição financeira é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.