Bela Vista Futebol Clube (Sete Lagoas)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Bela Vista FC
Nome Bela Vista Futebol Clube (Sete Lagoas)
Alcunhas BV
Mascote Periquito
Fundação 21 de abril de 1930
Estádio Estadio Santa Luzia
Capacidade 3.000
Presidente Brasil Wágner Oliveira
Treinador Brasil
Website www.belavistafcsetelagoas.blogspot.com
Kit left arm.png Kit body greenstripes2.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
titular
Kit left arm.png Kit body.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
alternativo
editar

Fundado em 21 de Abril de 1930 o Bela Vista Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol, com sede na cidade de Sete Lagoas, no estado de Minas Gerais. Seu mascote é o periquito.Suas cores o verde e branco. O BV, como é conhecido, coleciona em sua história algumas façanhas. A equipe disputou o Campeonato Mineiro de Futebol entre os anos de 1958 e 1962. Nesse período derrotou o Atlético em dois jogos oficiais, um deles em Belo Horizonte, em 1961 (3x2) e o outro em Sete Lagoas, em 1962 (3x1). Nessa época o Bela Vista disputava com o Democrata um dos maiores clássicos do futebol mineiro na década de 50 conhecido como o "Clássico do Sertão".

Em Agosto de 1958, o Bela Vista fez o que era comum para os times de futebol da época: foi excursionar pela Europa, jogando contra grandes e pequenos clubes do continente. Na conturbada excursão pela Europa o primeiro adversário foi justamente o galáctico Real Madrid de Di Stefano, Puskas, Gento, Kopa, Santamaria e Rial, considerado o melhor time europeu da época. O único clube brasileiro que encarou os galácticos carregou uma multidão de aproximadamente 80 mil pessoas para o estádio Santiago Bernabéu, e em um jogo disputado, perdeu por 2x1 sofrendo o gol aos 46 min do segundo tempo de penalti. Os jogadores Assis e Marinho, emprestados pelo Vasco, desertaram da delegação na França apos a partida contra o Olimpic de Marselha, seduzidos por propostas de clubes europeus. Os dirigentes, que preferiam freqüentar hipódromos franceses a tomar conta do time, e o próprio técnico Orlando Rodrigues também abandonaram o clube. Na Inglaterra, já com o veterano jogador Gaia fazendo as vezes de técnico, o Bela Vista enfrentou o Newcastle, diante de 25 mil pessoas.

Em sua odisseia na Europa o BV realizou 24 partidas. Várias equipes tradicionais do futebol mundial como Real Madrid, New Castle, Totenham, Middlesbrough, Birmingahm, Borussia, Hamburgo, Werder Bremen, Bolonha e Olimpic de Marselha foram adversárias do time setelagoano.

Ao fim da conturbada e questionada aventura em solo europeu o BV retornou ao Brasil no final de Outubro de 1958. Na chegada a Sete Lagoas, uma grande surpresa. Como heróis, a delegação do Bela Vista foi recebida com festa. Uma multidão tomou conta das ruas da cidade para ovacionar o time, com direito a desfile de caminhão e foguetório. Uma faixa resumiu todo o sentimento dos apaixonados torcedores belavistanos: “Falem mal, mas falem do Bela Vista"

Hoje o Bela Vista Futebol Clube é referencia na formação de atletas. Com aproximadamente 200 atletas com idades entre 5 e 17 anos o clube ja descobriu, dentre outros, o zagueiro Thiago Heleno, atualmente no Palmeiras e o lateral direito Marcos Rocha, atualmente no Clube Atlético Mineiro. O clube se reestrutura e planeja reativar o departamento de futebol profissional em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil.

Localização[editar | editar código-fonte]

  • Rua Tupiniquins, 340
  • Sete Lagoas - MG, 35700-062

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.