Ipatinga Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde dezembro de 2014). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ipatinga Futebol Clube
Ipatingafc.jpg
Nome Ipatinga Futebol Clube
Alcunhas Tigre
Torcedor/Adepto Ipatinguense
Mascote Tigre
Fundação 21 de maio de 1998 (16 anos)
Estádio Ipatingão
Capacidade 26.000
Localização Bandeira Ipatinga.gif Ipatinga, Minas Gerais MG, Brasil Brasil
Presidente Brasil Almir Azevedo
Treinador Brasil Fred Pacheco
Patrocinador Minas Gerais Engetronic,
BrasilUsiminas
Material esportivo Brasil Icone Sports
Competição Minas Gerais Campeonato Mineiro
Divisão Minas Gerais Módulo II,
Ranking nacional 68º lugar, 236 pontos[1]
Website www.ipatingafc.com.br
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Ipatinga Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol, com sede na cidade de Ipatinga, no estado de Minas Gerais. Fundado em 1998, durante 2013 jogou com o nome de Betim Esporte Clube,[2] [3] tendo sua sede na cidade de Betim, mas jogando em Sete Lagoas e em Nova Serrana. Retornou à cidade de Ipatinga em 2014, embora seu nome oficial permaneça Betim Esporte Clube. Em novembro do mesmo ano, foi anunciado pela CBF que volta a ter seu nome oficial sendo então Ipatinga Futebol Clube

História[editar | editar código-fonte]

No início de 1998, o empresário Itair Machado, ex-atleta de Atlético e Cruzeiro, e até então patrocinador do Social (clube da cidade de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço), criou o Projeto Ipatinga Futebol Clube, para a formação de uma equipe profissional na cidade de Ipatinga, também no Vale do Aço.

Machado saiu atrás de parceiros para tirar do papel o projeto. Juntamente com Gercy Mathias, até então presidente do Novo Cruzeiro Futebol Clube (clube amador do bairro Novo Cruzeiro, em Ipatinga), e Cosme Mattos, um antigo desportista da cidade, com o apoio do Dr. Rinaldo Campos Soares (presidente do Sistema Usiminas), Dr. Ronaldo Monteiro de Souza (presidente do Usisaúde) e o Sr. Francisco Carlos Chico Ferramenta Delfino (prefeito de Ipatinga), o projeto nasceu grande e ousado.

O primeiro passo foi profissionalizar o Novo Cruzeiro Futebol Clube, que até então era um clube amador da cidade. O clube foi registrado na Federação Mineira de Futebol e, no dia 21 de maio de 1998, a FMF concedeu ao Novo Cruzeiro Futebol Clube o registro de clube profissional, passando a se chamar Ipatinga Futebol Clube, o qual recebeu o nome e cores da cidade.

Destaque nacional[editar | editar código-fonte]

Jogo entre Ipatinga x Vasco pela Série B do Campeonato Brasileiro de 2009.

O Ipatinga apresentou um crescimento rápido,já em 2005, sete anos após sua fundação, conquistava o título de Campeão Mineiro, superando os tradicionais América, Atlético e Cruzeiro.

Por pouco não repetiu o feito em 2006, perdendo o título para o Cruzeiro Esporte Clube, após alcançar o maior número de pontos na principal fase da disputa, o Ipatinga perdeu os jogos de mata-mata final, ficando com o vice-campeonato por diferença de um único gol.

A ascensão do clube voltaria a ser presenciada na Copa do Brasil de 2006. O Ipatinga chegou às semifinais da competição, depois de superar as equipes do Botafogo e do Santos, equipes que se sagraram campeãs dos seus respectivos estaduais. A equipe do Ipatinga foi eliminada pelo Flamengo, que seria o campeão.

Após o feito na Copa do Brasil, o Ipatinga fechou o ano com um terceiro lugar no Campeonato Brasileiro da Série C, subindo para a Série B.

E, já em 2007, conseguiu o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro ao conquistar o vice-campeonato da Série B. No Mineiro, entretanto, o time havia feito uma campanha fraca e se manteve na intermediária da tabela.

Decadência e transferência[editar | editar código-fonte]

Em 2008, no ano que marca a primeira participação do tigre na Série A do brasileirão, o time é rebaixado no campeonato mineiro após ser derrotado pelo Villa Nova por 3 x 2 em pleno Ipatingão. Participando do da Série A na condição de único estreante, time mais jovem e único rebaixado estadualmente, o Tigre realiza uma campanha fraca, mantendo-se a maior parte do Campeonato em último lugar. Com uma rodada de antecedência o Ipatinga foi rebaixado pela segunda vez no mesmo ano, frustrando seus torcedores que esperavam 2008 como o melhor ano da jovem história do time.

Em 2009, o clube sagrou-se campeão do Módulo II do Campeonato Mineiro.[4] Já na Série B, o clube fez uma campanha fraca, terminando na 15ª colocação e escapando do rebaixamento por apenas duas posições.

Em 2010, o clube chegou a final do Campeonato Mineiro de Futebol de 2010, sendo derrotado pelo Atlético.[5] [6] Já na Série B do Campeonato Brasileiro, o Ipatinga passou por uma fase difícil, sendo rebaixado a Série C de 2011.

No Campeonato Mineiro de 2011 o Ipatinga foi novamente rebaixado para o Módulo II.[7] Entretanto, com uma boa campanha na série C do Campeonato Brasileiro, a equipe conseguiu garantir, com antecipação, o retorno à Série B, em 2012.[8] O time conquistou ainda o direito de competir a Copa do Brasil de 2012 por conquistar a Taça Minas Gerais de 2011.[9]

Em março de 2012 o clube iniciou uma parceria com o Ipatinga Atroz e criou sua equipe de futebol americano, o Ipatinga Tigres.[10] No mesmo ano, o clube não conseguiu retornar à elite do futebol mineiro, permancendo no Módulo II para o ano de 2013. No âmbito nacional, realiza fraca campanha na Série B, incluindo a sequência inédita de 13 derrotas consecutivas[11] . Foi também derrotado por duas vezes pelo placar de 6 a 0, contra Goiás e Joinville[12] , sendo estas as maiores derrotas sofridas pela equipe em 14 anos de história. O clube também demonstrou dificuldades financeiras, com constantes atrasos no pagamento de salários[13] , além de ver o público no estádio minguar[14] [15] . As campanhas ruins, o desinteresse dos habitantes do Vale do Aço e a situação financeira desfavorável reforçaram as especulações de que o clube aceitaria um acordo com empresários de Betim para se transferir para esta cidade[16] [17] [18] [19] [20] As especulações foram confirmadas quando seu presidente, Itair Machado, oficializou o pedido de transferência[21] e quando a CBF reconheceu a mudança de nome e sede do clube [22] . Ao mesmo tempo, uma nova equipe de futebol foi criada na cidade, o Novo Esporte Clube Ipatinga.[23]

Devido à ausência de estádio adequado na cidade de Betim, o clube mandou seus jogos do Módulo II na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Foi eliminado na primeira fase do campeonato.[24] Na Série C, após um problema judicial pelo qual o Betim foi ameaçado de exclusão, foi eliminado nas quartas de final pelo Santa Cruz.[25]

O Retorno[editar | editar código-fonte]

Em novembro de 2013, ocorreu um acordo para o retorno de Betim para Ipatinga.[26] O clube tem a intenção de novamente ser chamado Ipatinga Futebol Clube, garantindo o uso do Ipatingão[27] , mas seu registro na Federação Mineira e na CBF continua como Betim Esporte Clube.[28]

A Exclusão[editar | editar código-fonte]

No dia 17 de abril de 2014, a CBF confirmou a decisão do STJD e formalizou o rebaixamento do Ipatinga (Betim) para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2014. A decisão do STJD aconteceu no dia seis de fevereiro, pelo fato do time mineiro ter descumprido uma decisão internacional e entrado na justiça comum antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva. A decisão da Primeira Comissão Disciplinar do STJD foi unânime. Além do rebaixamento para a série D da competição nacional, o Ipatinga também foi multado em R$ 30 mil. Em 2013, a equipe mineira, disputava a competição como Betim e estava na sexta posição do grupo B da Série C. O clube perdeu seis pontos por causa de uma dívida com o Nacional da Ilha da Madeira, referente a contratação do lateral-direito Luizinho. A ordem da retirada dos pontos veio do Comitê Disciplinar da Fifa, sob o aval do Tribunal Arbitral do Esporte. Para evitar a perda dos pontos, o então Betim entrou com uma ação na justiça comum, impedindo que a CBF retirasse os seus pontos.[29]

Treinadores[editar | editar código-fonte]

Treinador Período Ref.
Brasil Ney Franco 2005-2006
Brasil Ney da Matta 2006
Brasil Flávio Lopes 2007
Brasil Gilson Kleina 2007
Brasil Giba 2008
Brasil Ricardo Drubscky 2008
Brasil Márcio Bittencourt 2008
Brasil Marcelo Oliveira 2009
Brasil Émerson Ávila 2009
Brasil Gilson Kleina 2010
Brasil Leonardo Condé 2010
Brasil Gerson Evaristo 2010-2011
Brasil Guilherme 2011
Brasil Ney da Matta 2011-2012
Brasil Mazola Júnior 2012
Brasil Flávio Lopes 2012
Brasil Eugênio Souza 2012-2013 [30] [31]
Brasil Wallace Lemos 2013
Brasil Moacir Júnior 2013 [32]
Brasil Reinaldo 2014 [33]
Brasil Ney da Matta 2014
Brasil Pedro Henrique 2014- [34]

Ídolos e jogadores notáveis[editar | editar código-fonte]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estadual
Competição Títulos Temporadas
Trophy(transp).png Campeonato Mineiro 1 2005
Minas Gerais Taça Minas Gerais 2 2004, 2011
Minas Gerais Campeonato Mineiro do Interior 4 2000, 2005, 2006, 2010
Minas Gerais Campeonato Mineiro - Módulo II 1 2009

Destaques[editar | editar código-fonte]

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Últimas dez temporadas[editar | editar código-fonte]

  • Para visualizar todas as temporadas, clique em anexo.
Temporadas do Ipatinga Futebol Clube
Ano Campeonato Brasileiro Copa do Brasil Campeonato Mineiro
Div. Pos. J V E D GP GC Fase Máxima Div. Pos.
2005 C 18 8 7 3 33 20 2ª Fase Módulo I
2006 C 32 18 4 10 48 30 Semifinal Módulo I
2007 B 38 20 7 11 60 41 Quartas de final Módulo I
2008 A 20º 38 9 8 21 37 67 Módulo I 11º
2009 B 15º 38 12 12 14 43 50 Módulo II
2010 B 19º 38 11 8 19 47 62 Módulo I
2011 C 14 9 0 5 24 19 2ª Fase Módulo I 11º
2012 B 19º 38 8 7 23 38 73 2ª Fase Módulo II
2013* C 8º ¹ 20 7 7 6 22 20 Módulo II
2014* D 40º 8 0 2 6 8 18 Módulo II


* Disputou como Betim Esporte Clube.
¹ O Betim foi excluído da Série C pelo STJD por ter entrado na Justiça Comum, sendo rebaixado à Série D.[35]

Legenda:
     Campeão
     Vice-campeão
     Classificado à Copa Libertadores da América
     Classificado à Copa Sul-Americana
     Rebaixamento
     Acesso

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Última atualização: 6 de dezembro de 2014.

LEGENDA
  • Capitão Atual capitão
  • Lesionado Jogador contundido
  • Emprestado. Jogador Emprestado


Goleiros
Jogador
Brasil Carlos
Brasil Jonathan
Brasil Wendell
Brasil Ricardo Vilar
Defensores
Jogador Pos.
Brasil Rogério Z
Brasil Thiago Viana Z
Brasil Marcelo Bolacha Z
Brasil Marcos Lambert Z
Brasil Murilo Gomes Z
Brasil Bernardo LD
Brasil Thales LD
Brasil Fernando Cássio LE
Brasil Léo Mineiro LE
Meio-campistas
Jogador Pos.
Brasil Russo V
Brasil Klivanly Lima V
Brasil Diego Borges V
Brasil Nando V
Brasil Renan M
Brasil Vinicius Kiss M
Brasil Jhonatan M
Brasil Henrique M
Brasil Kaká M
Atacantes
Jogador
Brasil Ronaldo
Brasil Val Baiano
Brasil Sharlei
Brasil Elton Morelato
Brasil Marcus Vinícius
Brasil Marlon Silva
Comissão técnica
Nome Pos.
Brasil Ricardo Barreto T

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Escudo[editar | editar código-fonte]

O escudo do Ipatinga foi criado a partir do design do escudo do Novo Cruzeiro (time amador do bairro homonimo, localizado em Ipatinga), com as cores da bandeira da cidade de Ipatinga (verde, vermelha, azul e branca) e com as iniciais do Ipatinga Futebol Clube no centro do escudo.

Uniforme[editar | editar código-fonte]

A primeira camisa do Tigre de Aço, foi feita pela empresa de materiais esportivos Vettor Esportes, mesma empresa que fez camisas de times como Volta Redonda, Villa Nova de Nova Lima-MG, Valeriodoce de Itabira-MG e Social de Coronel Fabriciano.

Após alguns anos, o Ipatinga utilizou material esportivo da Sclane, uma empresa regional de Ipatinga.

Alcançou projeção com o material esportivo da MS Sport, também uma empresa local.

E só então, teve a primeira empresa de renome de volta à pele do Tigre: a Rhumell

Esta empresa durou pouco tempo, e logo o Tigre de Aço despertou o interesse da empresa Champs.

Atualmente utiliza como fornecedor de material a Ditz.

Mascote[editar | editar código-fonte]

O mascote do Ipatinga foi escolhido pelos potenciais torcedores, através de um concurso realizado pela diretoria do clube. A eleição foi realizada no dia 1º de junho de 1998. Foram recebidas mais de 1500 cartas e o tigre foi o vencedor, com mais de 50 por cento dos votos, sendo a águia o segundo mais votado, com 25 por cento da preferência dos adeptos. Quando o clube se transferiu para Betim, o mascote foi mantido.

Ranking da CBF[editar | editar código-fonte]

  • Posição: 50º
  • Pontuação: 2.663 pontos[36]

Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil[37] .

Torcidas organizadas[editar | editar código-fonte]

  • Torcida Independente Ipatinguense
  • Torcida Orkutigre
  • Torcida Organizada Raça Jovem


Referências

  1. Ranking Nacional dos Clubes 2012. Visitado em 13/12/2011.
  2. http://globoesporte.globo.com/futebol/times/ipatinga/noticia/2012/11/mais-um-time-itinerante-no-brasil-ipatinga-esta-de-mudanca-para-betim.html
  3. http://www.jvaonline.com.br/novo_site/ler_noticia.php?id=101824
  4. Ipatinga volta à elite JVA Online
  5. Diante de 60 mil torcedores, Atlético bate Ipatinga e conquista o MineiroUOL Esporte
  6. Atlético derrota o Ipatinga e conquista título do Campeonato Mineiro pela 40ª vez Globominas.com
  7. Título não preenchido, favor adicionar.
  8. Joinville e Ipatinga comemoram acesso para a Série B de 2012 Gazeta Esportiva.
  9. Título não preenchido, favor adicionar.
  10. Ipatingafc.com.br. = Ipatinga firma parceria e lança time de futebol americano Ipatinga Tigres. Visitado em 01 de abril de 2012.
  11. http://www.futebolinterior.com.br/clube/ipatinga-mg/231248+Serie_B_Ipatinga_anuncia_demissao_de_treinador_depois_de_goleada
  12. http://www.futebolinterior.com.br/campeonato/brasileiro-serie_b-2012/228915+Joinville_6_x_0_Ipatinga_-_Estreia,_despedida_e_humilhacao
  13. http://www.futebolinterior.com.br/clube/ipatinga-mg/238006+Serie_B_Sem_receber_ha_4_meses,_lateral_descarta_corpo_mole_no_Ipatinga
  14. http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-b/noticia/2012/10/ipatinga-x-joinville-tem-apenas-37-pagantes-o-menor-publico-da-serie-b.html
  15. http://blog.chicomaia.com.br/2012/10/17/jogo-de-campeonato-brasileiro-com-37-pagantes-ipatinga-bate-recorde-negativo/
  16. http://www.diariodoaco.com.br/noticias.aspx?cd=67805
  17. http://www.jvaonline.com.br/novo_site/ler_noticia.php?id=101199
  18. http://www.hojeemdia.com.br/esportes/em-crise-ipatinga-planeja-sua-mudanca-para-betim-1.12289
  19. http://www.otempo.com.br/otempobetim/noticias/?IdEdicao=280&IdCanal=7&IdSubCanal=&IdNoticia=9840&IdTipoNoticia=1
  20. http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2012/07/ipatinga/ipatinga-nega-mudanca-de-sede-para-betim-mas-cidade-ja-se-prepara.html
  21. http://esportes.br.msn.com/futebol/ipatinga-oficializa-pedido-de-mudan%c3%a7a-de-sede-para-betim
  22. http://www.jvaonline.com.br/novo_site/ler_noticia.php?id=101824
  23. http://globoesporte.globo.com/mg/grande-minas-vales/noticia/2013/04/nasce-oficialmente-o-novo-esporte-clube-ipatinga.html
  24. http://globoesporte.globo.com/mg/futebol/noticia/2013/04/tricordiano-empata-com-o-betim-fora-de-casa-e-se-garante-no-modulo-ii.html
  25. http://esportes.terra.com.br/futebol/futebol-clube/blog/2013/11/07/stjd-exclui-betim-da-serie-c-apos-eliminacao-e-pode-reabrir-briga-no-torneio-entenda-o-caso/
  26. http://globoesporte.globo.com/mg/grande-minas-vales/noticia/2013/11/presidente-do-betim-anuncia-volta-do-clube-para-ipatinga.html
  27. http://jvaonline.com.br/ler_noticia.php?id=107765
  28. http://www.jvaonline.com.br/ler_noticia.php?id=108033
  29. CBF confirma rebaixamento do Ipatinga para a série D do Brasileiro
  30. Hoje em Dia (05/08/2012). Eugênio Souza é o novo treinador do Ipatinga 16:34. Visitado em 12/06/2013.
  31. Futebol Interior (09/04/2013). Após eliminação, Betim demite Eugênio Souza antes da disputa da Série C. Visitado em 12/06/2013.
  32. Grande Área - Futebol Interior. http://www.grandearea.com.br/news_view.php?id_news=269779. Visitado em 12/06/2013.
  33. Reinaldo Lima será apresentado como novo treinador do Ipatinga 11h44 (06/01/2014). Visitado em 14/04/2014.
  34. Treinador mais jovem do Brasil integra comissão técnica do Ipatinga Futebol Clube
  35. CBF confirma rebaixamento do Ipatinga para a série D do Brasileiro GloboEsporte.com (18 de fevereiro de 2014). Visitado em 23 de abril de 2014.
  36. RNC - RANKING NACIONAL DOS CLUBES 2015 Confederação Brasileira de Futebol - acessado em 11 de dezembro de 2014
  37. Cruzeiro lidera o Ranking Nacional de Clubes 2015 CBF

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.