Carolina das Duas Sicílias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carolina
Princesa Real das Duas Sicílias
Duquesa de Berry
Carolina das Duas Sicílias
Retrato por Thomas Lawrence, 1825
Nascimento 5 de novembro de 1798
  Palácio Real de Caserta, Caserta, Nápoles
Morte 17 de abril de 1870 (71 anos)
  Castelo de Brunnsee, Mureck, Estíria, Áustria-Hungria
Sepultado em Cemitério de Mureck, Áustria
Nome completo Maria Carolina Fernanda Luísa
Maridos Carlos Fernando, Duque de Berry
Ettore Lucchesi-Palli (morganático)
Descendência Luísa Isabel de França
Luís de França
Luísa de França
Henrique, Conde de Chambord
Anna Maria Rosalia Lucchesi-Palli
Clementina Lucchesi-Palli
Francesca di Paola Lucchesi-Palli
Maria Isabella Lucchesi-Palli
Adinolfo Lucchesi-Palli, 9.º Duque della Grazia
Casa Bourbon-Duas Sicílias (por nascimento)
Bourbon (por casamento)
Pai Francisco I das Duas Sicílias
Mãe Maria Clementina da Áustria
Religião Catolicismo
Assinatura Assinatura de Carolina
Brasão

Maria Carolina Fernanda Luísa de Bourbon-Duas Sicílias (em italiano: Maria Carolina Ferdinanda Luisa di Borbone; 5 de novembro de 179817 de abril de 1870), foi a primeira filha do rei Francisco I das Duas Sicílias, e esposa do príncipe Carlos Fernando, Duque de Berry, pretendente ao trono francês.

Família[editar | editar código-fonte]

Carolina era a única filha sobrevivente do primeiro casamento do rei Francisco I das Duas Sicílias com a arquiduquesa Maria Clementina da Áustria. Os seus avós paternos eram o rei Fernando I das Duas Sicílias e a arquiduquesa Maria Carolina da Áustria. Os seus avós maternos eram o imperador Leopoldo II e a infanta Maria Luísa de Espanha.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Carolina foi baptizada com os nomes dos seus avós paternos, a arquiduquesa Maria Carolina da Áustria e o rei Fernando de Nápoles.

Passou a sua juventude em Palermo e em Nápoles. A sua mãe morreu em 1801, tendo dado à luz um filho num parto complicado no ano anterior. Morreu aos vinte e quatro anos. O seu pai voltou a casar, desta vez com a infanta Maria Isabel de Espanha, outra prima direita. O casal teve doze filhos.

Carolina casou-se com o sobrinho do rei Luís XVIII de França, o duque Carlos Fernando d'Artois, a 24 de abril de 1816 em Nápoles, após negociações com os reinos de Nápoles e da Sicília levadas a cabo pelo embaixador francês Pierre Louis Jean Casimir de Blacas, o que fez com que se tornasse duquesa de Berry em França.

Apesar de este ter sido um casamento arranjado, foi feliz e Carolina passou a viver no Palácio do Eliseu em Paris, que lhe tinha sido oferecido como prenda de casamento.

Tornou-se uma figura importante durante a Restauração dos Bourbon, após o assassinato do seu marido em 1820. O seu filho, Henrique, Conde de Chambord, foi chamado de a criança milagre, visto que nasceu depois da morte do pai e continuou a linha de descendência directa dos Bourbon descendentes do rei Luís XIV de França.

Em 1824, o rei Luís XVIII morreu e foi sucedido pelo sogro de Carolina, o rei Carlos X.

Em 1830, Carolina foi forçada a fugir de França quando Carlos X foi deposto durante a Revolução de Julho. Viveu em Bath e em Regent Terrace, Edimburgo, durante algum tempo.[2]

Em 1831, regressou com a sua família para Nápoles pelos Países Baixos, Prússia e Áustria. Contudo, mais tarde, com a ajuda do visconde Emmanuel Louis Marie de Guignard, tentou restaurar a dinastia Bournon legitimista ao trono sem sucesso durante o reinado do monarca de Orleães, o rei Luís Filipe.

Depois da sua rebelião falhada em Vendée em 1832, foi presa em novembro do mesmo ano. Foi libertada em junho de 1833 depois de dar à luz uma filha e de confessar o seu casamento secreto com um nobre italiano, Ettore Carlo Lucchesi-Palli, oitavo duque da Grazia. Em 1844, comprou o palazzo Ca' Vendramin Calergi no Grande Canal de Veneza ao último membro da família Vendramin. Durante o Risorgimento, viu-se obrigada a vendê-lo ao seu neto, o príncipe Henrique, conde de Bardi e muitas das obras de arte que lá se encontravam foram leiloadas em Paris.

Regressou à Sicilia, rejeitada pelos membros da Casa de Bourbon, e morreu perto de Graz, no Império Austro-Húngaro, em 1870.

Uma rara fotografia da Duquesa de Berry

O romancista francês Alexandre Dumas escreveu duas histórias sobre ela.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Maria Carolina de luto com sua filha Luísa Maria Teresa. As duas olham longamente para um busto de Carlos Fernando.
  1. Luísa Isabel de Artois (13 de julho de 1817 - 14 de julho de 1817)
  2. Luís de Artois (nascido e morto em 13 de setembro de 1818)
  3. Luísa Maria Teresa de Artois (21 de setembro de 1819 - 1 de fevereiro de 1864), casou-se com Carlos III, Duque de Parma, com descendência.
  4. Henrique, Conde de Chambord (29 de setembro de 1820 - 24 de agosto de 1883), casou-se com Maria Teresa de Áustria-Este, sem descendência.
  • Filhos com Ettore Carlo Lucchesi-Palli, 8º Duque della Grazia:
  1. Anna Maria Rosalia Lucchesi-Palli (10 de maio de 1833 - 19 de agosto de 1833); Nascida durante a prisão de sua mãe em Blaye, em junho de 1833 ela foi libertada com ela e se mudou para a Itália, onde seus pais a colocaram aos cuidados de um casal adotivo até sua morte, com três meses de idade.
  2. Clementina Lucchesi-Palli, Condessa Zileri dal Verme (19 de novembro de 1835 - 22 de março de 1925)
  3. Francesca de Paola Lucchesi-Palli, Princesa di Arsoli (12 de outubro de 1836 - 10 de maio de 1923);
  4. Maria Isabella Lucchesi-Palli, Marchesa Cavriani e depois Contessa di Conti (18 de março de 1838 - 1 de abril de 1873)
  5. Adinolfo Lucchesi-Palli, 9º Duque della Grazia (10 de março de 1840 - 4 de fevereiro de 1911); seu filho Pietro Lucchesi-Palli casou com a princesa Beatriz de Bourbon-Parma, filha de Roberto I de Parma e sua primeira esposa, a princesa Maria Pia das Duas Sicílias.

Precedida por
Maria Teresa de Saboia
Duquesa de Berry

24 de abril de 1815 - 14 de fevereiro de 1820
Sucedida por
-

Referências

  1. The Peerage
  2. Mackenzie-Stuart, A.J. A French King at Holyrood" John Donald Publishers Ltd., Edinburgh, (1995), ISBN 0 85976 413 3
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Carolina das Duas Sicílias