Cassiane

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cassiane
Informação geral
Nome completo Cassiane Santana Santos Manhães Guimarães
Também conhecido(a) como Cassiane
Nascimento 27 de janeiro de 1973 (41 anos)
Origem Nova Iguaçu, RJ
País  Brasil
Gênero(s) Música gospel

Pentecostal

Instrumento(s) Vocal
Extensão vocal Mezzosoprano
Período em atividade 1981 – Atualmente
Outras ocupações Pastora evangélica, compositora, apresentadora e empresária
Gravadora(s) Onimusic
Reuel Music e Editora
Sony Music Gospel
MK Music
Som e Louvores
Melodia Celeste
Afiliação(ões) Aline Barros, Eyshila, Fernanda Brum, Lydia Moisés
Página oficial http://www.cassiane.com/
AssCassiane.png

Cassiane Santana Santos Manhães Guimarães (Nova Iguaçu, 27 de janeiro de 1973), conhecida como Cassiane é uma cantora evangélica,pastora,empresária e apresentadora Brasileira. É uma das recordistas de vendas de discos gospel no Brasil possuindo de 8.000.000 (oito milhões) á 10.000.000 (dez milhões) de discos vendidos,segundo á pesquisas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filha do casal José dos Santos e Castália dos Santos, Cassiane nasceu num lar evangélico, no município de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense (RJ), em cuja Igreja Assembleia de Deus congregam, desde pequena. Com três anos, já cantava em cultos com o apoio da família. Mas antes, uma prova de fé marcou sua vida.

Aos 11 meses de idade, Cassiane contraiu uma doença que permanece não esclarecida. Numa das crises, foi levada ao posto do antigo INPS por sua mãe, em Nova Iguaçu, onde teria sido constatada sua morte. Deus restaurou a vida de Cassiane, por intermédio de oração de uma membra da igreja a qual congrega.

Em 28 de outubro de 1994, casou-se com o também cantor, além de maestro e produtor musical, Jairinho Manhães, o qual era seu amigo de infância. Juntos têm três filhos, Jayane, Caio e Joshua.

Atualmente,eles residem em Ilha do Governador-RJ e também em São Paulo,onde são pastores na ADALPHA (sigla para Assembléia de Deus em Alphaville).

Carreira[editar | editar código-fonte]

Cassiane é um dos maiores nomes da música gospel desde os anos 90. Ela é detentora de hits conhecidos como 'Com muito Louvor,'A Cura','500 Graus' e 'Hino da Vitória',que são cantados até hoje. Atualmente a cantora faz parte do cast da gravadora Oni Music.

Linha do Tempo[editar | editar código-fonte]

Em 1981 a cantora gravou seu primeiro disco (um LP) aos 8 anos de idade pela gravadora Melodia Celeste. Em 1983 lança seu segundo disco intitulado 'Dou Glória a Deus'. Posteriormente ela lançou 'Rosa de Saron','União' e 'Desafio' em 1985,1987 e 1990 respectivamente.

Em 1992,já na MK Music ela lança o CD 'Atualidades' que foi responsável pelo sucesso da música de mesmo nome e em 1994 lança 'Puro Amor'. O sucesso estrondoso da artista só veio em 1996 com o disco 'Sem Palavras' que foi responsável pelas músicas 'Imagine','Valeu a Pena' e 'Vencedor sempre serei' que explodiram em todo o Brasil.

Em 1998 é lançado o disco 'Para Sempre' que contém os também sucessos 'Vou Seguir','Não é tarde Demais','Onde Jesus Mora' e 'Para Sempre'.

Em 1999 é lançado 'Com muito Louvor',sendo esse sucesso imediato na época,ultrapassando em tempo recorde a marca de 200.000 (duzentas mil) cópias vendidas e revelando sucessos como 'Com muito Louvor','Hino da Vitória','Festa no Céu','Com Cristo é vencer' entre outros. Em 2000,Cassiane fez um show ao vivo no Olimpo no Rio de Janeiro em comemoração ás vendas do CD.

Em 2001 a cantora lança 'Recompensa' que revelou ao Brasil músicas como '500 Graus','Minha Bênção' e 'Aqui tem Glória',sucessos unânimes da cantora que sempre as canta em seus shows.

Em 2003,Jairinho surpreende os fãs da cantora com 'A Cura' que recebeu críticas positivas não só pelos arranjos,mas também pela voz de Cassiane que estava mais encorpada,pois ela estava grávida e isso afetou seus hormônios vocais. O Disco foi considerado por muitos "a frente do seu tempo" e contém músicas bastante conhecidas como 'A Cura','Não negue a Jesus' e 'Contigo Está'.

Em 2005,'Sementes da Fé' chega e o hit 'Louve Sempre' já se torna um dos sucessos mais conhecidos da cantora. O Disco contou com Emerson Pinheiro tocando um shofar em algumas faixas. Ainda em 2005,Cassiane grava o DVD '25 Anos de Muito Louvor' na Catedral das Assembleias de Deus em Santa Cruz-RJ em comemoração aos seus 25 anos de carreira. O Evento contou com um público de 8000 (oito mil) pessoas. O trabalho foi lançado em 2006,sendo o último trabalho dela lançado pela MK Music até 2013,quando a gravadora lançou a versão digital do CD 'Tempo de Excelência'.

Em 2007 Cassiane lança de forma independente o CD 'Faça Diferença'. O disco teve a maior tiragem da carreira da cantora,que foi de AA200000. Os hits 'Todo Poderoso' e 'Erguer as Mãos' são alguns dos sucessos do CD. O disco foi proibido de ser comercializado na época devido a um processo judicial da MK contra Cassiane,mas voltou a ser comercializado pela Sony Music em 2010.

Em 2010,Cassiane lança o CD 'Viva' depois de um período de dois anos e meio sem lançar discos inéditos. O CD não teve uma boa aceitação devido ao estilo das faixas que segundo os críticos,não combinaram com o estilo dos CDS da cantora. Mesmo assim,o disco atingiu 250.000 (duzentas e cinquenta mil) cópias vendidas. Cassiane também lançou um CD com músicas da Harpa Cristã (juntamente com o DVD do recital) e o DVD 'Bastidores Viva',um Making off do CD 'Viva'.

Em 2011,'Ao Som dos Louvores' segundo Jairinho,trouxe o estilo de Cassiane de volta. As músicas 'Gritai' e '24 Horas' se tornaram as mais conhecidas do álbum,tendo uma melhor aceitação que o CD anterior. Ainda em 2011 Cassiane juntamente com Damares,Lauriete e Elaine de Jesus grava o DVD '100 Anos do Movimento Pentecostal' comemorando os 100 anos das Assembléias de Deus e do Movimento Pentecostal no Brasil. Foi lançado também o disco 'O Amor está no Ar' em dupla com seu marido Jairinho Manhães.

Em 2012,em São Sebastião-SP, é realizada a gravação do DVD 'Um Espetáculo de Adoração'. A Sony Music recebeu duras críticas devido ao atraso do lançamento do trabalho que foi adiado duas vezes. A Cantora estava com a voz debilitada no dia da gravação,mas mesmo assim,há quem diga que esse foi o melhor trabalho audiovisual de Cassiane. Foi lançado em Março de 2013.

Certificações[editar | editar código-fonte]

Segundo á pesquisas, a cantora possui certificados de ouro,platina,platina duplo,platina triplo,diamante e diamante duplo. Seu trabalho com vendas mais notórias é o disco 'Com muito Louvor' com mais de 2.500.000 (dois milhões e quinhentas mil) cópias vendidas,seguido por 'Recompensa' com 1.300.000 (um milhão e trezentas mil) e 'A Cura' com 1.000.000 (um milhão) de cópias vendidas.

Cassiane e Jairinho[editar | editar código-fonte]

Cassiane e seu esposo Jairinho gravaram músicas românticas para a coletânea 'Amo Você' da MK Music. Devido ao grande sucesso,começaram a gravar CDS românticos juntos.

Ao todo,já são oito discos lançados (incluindo coletâneas e compilações).

Gravadoras[editar | editar código-fonte]

MK Music[editar | editar código-fonte]

Em 1992 Cassiane entra para o cast da MK Music lançando seu primeiro disco pela gravadora intitulado 'Atualidades'. No tempo em que integrou o cast da MK,Cassiane lançou mais oito álbuns de estúdio sendo eles: 'Força Imensa','Puro Amor','Sem Palavras','Para Sempre','Com muito Louvor','Recompensa','A Cura' e 'Sementes da Fé'. Cassiane foi a principal artista do selo até sua saída em 2006.

Saída da Gravadora[editar | editar código-fonte]

Em 2007 a gravadora MK Music abriu um processo contra a cantora Cassiane por não cumprir um contrato artístico com a gravadora. Segundo a cantora, esta foi informada que havia chegado o momento de renovar o contrato, mas ela não quis pois supostamente já havia o cumprido lançando cinco álbuns. Porém a gravadora afirmou a ela que os trabalhos ao vivo e as regravações não contavam, portanto a artista devia um disco ao selo. Além.do processo por não cumprir o contrato, a cantora foi acusada de formação de quadrilha.

Cquote1.svg Quando entreguei o DVD de 25 anos e também o CD ao Vivo, um ano após o lançamento deles, fui chamada pela MK para uma conversa sobre renovação de contrato. Quando eu disse que não renovaria é que eles disseram para mim que não iriam contar como ‘obras’ o meu DVD e o meu CD ao vivo, como também o Home Vídeo Com Muito Louvor. Mas acho a pior e mais triste foi a criminal, por formação de quadrilha, além de outras! Fiquei decepcionada. Cquote2.svg
Cassiane comentando o processo

Mesmo assim, a artista gravou de forma independente o álbum Faça Diferença mas este foi impedido de ser comercializado. Anos depois a obra retomou a ser comercializada pela Sony Music. Durante a época do processo em 2008, a artista chegou a criticar fortemente a gravadora durante o Programa Raul Gil em rede nacional.[1]

Em 2009, após um almoço com Yvelise de Oliveira, Cassiane e seu marido Jairinho Manhães terminaram com a briga judicial e a cantora passou a trabalhar no disco que seria lançado pela MK Music em 2010 mas sem a volta de Cassiane à gravadora. O álbum, intitulado Tempo de Excelência foi lançado em 2013, 6 anos após o incidente,apenas no formato digital, deixando os fãs ainda indignados com a espera e a esperança do lançamento do cd em formato físico.

Sony Music[editar | editar código-fonte]

Em 2010 Cassiane assinou contrato com a Sony Music e lançou seu primeiro CD pela gravadora,intitulado 'Viva' depois de quase dois anos e meio sem lançar um CD inédito. A parceria entre a cantora e a Sony foi destaque em vários jornais,um exemplo foi a coluna do jornalista Ancelmo Gois no jornal O Globo.

Um ano depois,em 2011,Cassiane lançou o CD 'Ao Som dos Louvores' na ExpoCristã e,posteriormente,em 2013,lançou o CD e DVD 'Um Espetáculo de Adoração'. Ela deixou a gravadora neste mesmo ano.

Oni Music[editar | editar código-fonte]

Em 2014 a cantora assinou com a Onimusic e tão logo lançou o CD romântico 'Somos Um' em dupla com seu marido Jairinho Manhães. Em suas redes sociais a cantora anunciou um novo CD solo para 2015.

Uma Vida Com muito Louvor[editar | editar código-fonte]

'Uma Vida Com muito Louvor' é o título do livro que conta a biografia da cantora,lançado pela Reuel Editora. Cassiane conta também seu testemunho de vida no livro.

Programa Levitas[editar | editar código-fonte]

Inspirada no modelo do programa Ídolos a cantora gospel lançou o programa de calouros Levitas, que estreou em maio de 2009 pela Rede CNT de Televisão. Cassiane possui grande reconhecimento nacional. Estima-se que seu CD lançado em 1999 intitulado Com Muito Louvor [2] esteja se aproximando das 3.000.000 (três milhões) de cópias vendidas,ficando como o álbum gospel mais vendido ultrapassando as vendagens do álbum Preciso de Ti do Diante do Trono na lista dos álbuns de música gospel mais vendidos da história.[3] [4]

Extensão vocal[editar | editar código-fonte]

Cassiane é um Mezzosoprano; possui um F3 como nota mais grave na canção Vou Adorar do álbum Ao Som dos Louvores. Sua nota mais aguda até hoje notada foi um F#5 na canção Ao Som dos Louvores do CD de mesmo nome Ao Som dos Louvores.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio
Álbuns ao vivo
  • 1997 CD Sem Palavras (ao vivo) - MK Music
  • 2000 CD Com Muito Louvor (ao vivo) - MK Music
  • 2006: CD 25 Anos de Muito Louvor - MK Music
  • 2013: CD Um Espetáculo de Adoração - Sony Music
Compilações
  • 2008: Som Gospel - MK Music

Videografia[editar | editar código-fonte]

  • 1997 DVD Sem Palavras - MK Music
  • 2000 DVD Com Muito Louvor - MK Music
  • 2006 DVD 25 Anos de Muito Louvor - MK Music
  • 2008 DVD Clipes Collection - MK Music
  • 2010 DVD Harpa, O Recital - Reuel Music
  • 2010 DVD Viva Bastidores - Sony Music
  • 2013 DVD Um Espetáculo de Adoração - Sony Music

Em dupla (Cassiane e Jairinho)[editar | editar código-fonte]

  • 2000: O Amor é Mais - MK Music
  • 2002: Cada Instante de Nós Dois - MK Music
  • 2004: Você e Eu - MK Music
  • 2005: Coletânia As 10 Mais de Cassiane e Jairinho - MK Music
  • 2007: Falando de Amor - MK Music
  • 2010: Coletânia Falando de Amor - MK Music
  • 2011: O Amor Está no Ar - Sony Music
  • 2014: Somos Um - Reuel Music/Oni Music

Reuel Studios[editar | editar código-fonte]

O Reuel Studios ou Reuel Music e Editora é um estúdio de produção e mixagem musical localizado no Rio de Janeiro que pertence a cantora Cassiane e seu esposo Jairinho.

O estúdio fica localizado no Rio de Janeiro e é considerado um dos maiores da América Latina. É nele que Cassiane realiza a produção de seus discos.

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • Embaixadora da Paz e do Social - Título dado pela ONU.
  • Diva da Música Pentecostal

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • O CD 'Com muito louvor' foi um divisor de águas na carreira da cantora.Estima-se que o trabalho esteja se aproximando das 3.000.000 (três milhões) de cópias vendidas.
  • Cassiane recebeu juntamente com Damares,o título de Embaixadora da Paz e do Social pela ONU.
  • O CD 'A Cura' é tido até hoje como um referencial no meio gospel,principalmente pelos arranjos ousados e bem elaborados de Jairinho.
  • Cassiane foi a primeira Pastora consagrada em uma convenção pela Assembleia de Deus.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Acordo sela briga com Cassiane Creio. Visitado em 6 de outubro de 2012.
  2. Discografia Completa Cassiane Gospelmais.com.br.
  3. CD Preciso de Ti - Diante do Trono Gospel Prime.
  4. [1] Cassiane.com.