Cercopithecus erythrogaster

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaCercopithecus erythrogaster[1]
CercopithecusErythrogasterSmit.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 VU pt.svg
Vulnerável (IUCN 3.1) [2]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Cercopithecidae
Género: Cercopithecus
Espécie: C. erythrogaster
Nome binomial
Cercopithecus erythrogaster
Gray, 1866
Distribuição geográfica
White-throated Guenon area.png

Cercopithecus erythrogaster é um Macaco do Velho Mundo, da subfamília Cercopithecinae. É um animal diurno, que vive em florestas tropicais da Nigéria e Benin.

É um primata frugívoro, mas insetos, folhas, e brotos fazem parte de sua dieta também. Vive em pequenos grupos entre quatro e cinco indivíduos, mas já foram registrados grupos com até 30 indivíduos, e machos podem ser avistados sozinhos. É arborícola, vivendo em florestas tropicais úmidas e em partes mais úmidas de floresta secas, sendo encontrado também em floresta secundária e campos cultivados.

Machos pesam entre 3,5 e 4,5 kg e fêmeas entre 2 e 4 kg. Dão à luz a apenas um filhote por vez, o que é fator na diminuição das populações.

Já foi considerado extinto devido à constante caça pela pelagem, até que foi encontrado um pequeno grupo nas margens do rio Níger, em 1988.

É listado como "vulnerável" devido ao rápido decréscimo de suas populações. Atualmente, seu território é protegido e guardado como terra sagrada, onde caça e desmatamento é restrito. É um das espécies que vive nas Florestas da África Ocidental da Guiné.

Existem duas subespécies:

  • Cercopithecus erythrogaster erythrogaster
  • Cercopithecus erythrogaster pococki

Referências

  1. Groves, C.. In: Wilson, D. E., and Reeder, D. M. (eds). Mammal Species of the World. 3rd edition ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 16 de novembro de 2005. Capítulo: Order Primates. , 156 p. ISBN 0-801-88221-4 OCLC 62265494
  2. Oates, J. F., Gippoliti, S. & Bearder, S. (2008). Cercopithecus erythrogaster (em Inglês). IUCN 2012. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2012 Versão 2. Página visitada em 05 de abril de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre Macacos do Velho Mundo ou Hominoidea, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.