Macaca pagensis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaMacaca pagensis[1]
Beruk Mentawai Macaca pagensis.JPG

Estado de conservação
Status iucn3.1 CR pt.svg
Em perigo crítico (IUCN 3.1) [2]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Cercopithecidae
Género: Macaca
Espécie: M. pagensis
Nome binomial
Macaca pagensis
(Miller, 1903)
Distribuição geográfica
Pagai Island Macaque area.png

Macaca pagensis é um Macaco do Velho Mundo endêmico das ilhas Mentawai, na costa oeste de Sumatra. É listado como "criticamente em perigo" pela IUCN devido à perda de habitat. Foi originalmente classificado, junto com M. siberu, como subespécie, mas este arranjo é polifilético,[3] levando a ser classificado como espécie separada. Ambos eram considerados subespécies de M. nemestrina.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Machos são maiores que as fêmeas. O comprimento dos machos está entre 45 e 55 cm, e as fêmeasmedem entre 40 e 45 cm. O comprimento da cauda está entre 13 e 16 cm para os machos, e entre 10 e 13 cm para as fêmeas. Estes também pesam mais, pesando entre 6 e 9 kg, enquanto as fêmeas pesam enre 4,5 e 6 kg.O dorso possui uma cor marrom escura, e as laterais do pescoço, ombros e ventre variam de castanho a um ocre pálido. Pernas são marrom e seus braços, marrom avermelhado. A face é sem pelos e de cor preta, com olhos marrons. Possuem bolsas nas bochechas para carregar comida enquanto forrageam.

Habitat e ecologia[editar | editar código-fonte]

M. pagensis habita a floresta tropical, mas também pode ser encontrado em florestas ripárias e pantanosas. Vivem no dossel da floresta, forrageando entre 24 e36 m de altura, e dormem em até 45 m de altura. O principal item da dieta é o fruto de Ficus. Eles se alimentam junto de Presbytis potenziani. Grupos de M. pagensis têm entre cinco a 25 indivíduos. Tipicamente, o grupo consiste de um macho com várias fêmeas adultas e seus filhotes. Machos solitários podem desafiar o macho dominante de algum grupo, a fim de conseguir a mesma posição dele. Os predadores dessa espécie são a píton-reticulada e Spilornis cheela.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Fêmeas mostram fertilidade e receptividade pra cópulas exibindos genitais inchados e vermelhos. Elas se agacham para iniciar o coito. A gestação dura entre 5 e 6 meses. Um filhote nasce por vez, durante à noite. A mãe come aplacenta, e lambe o filhote até a manhã. Eles mantém laços mesmo quando adultos.

Conservação[editar | editar código-fonte]

O habitat da espécie são as ilhas Mentawai. Ocorrem em três das quatro maiores ilhas (Pagai do Norte, Pagai do Sul e Sipura). Devido à desflorestação por imigrantes da Indonésia, a espécie é considerada como em perigo crítico pela IUCN. As principais razões para esse evento é a expansão de cultivos comerciais e de dendezeiros, assim como derrubadas comerciais. Como resultado, os rios inundam muito mais do que antes. Isso também aumentou os casos de malária.

Referências

  1. a b Groves, C.P.. Order Primates. In: Wilson, D.E.; Reeder, D.M. (eds.). Mammal Species of the World. 3 ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2005. 111–184 p. ISBN 978-0-8018-8221-0 OCLC 62265494
  2. Whittaker, D. & Mittermeier, R. A. (2008). Macaca pagensis (em Inglês). IUCN 2012. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2012 Versão 2. Página visitada em 06 de abril de 2013.
  3. Roos, C., T. Zieglerb, J. K. Hodgesb, H. Zischlera, and C. Abegg. 2003. Molecular phylogeny of Mentawai macaques: taxonomic and biogeographic implications. Molecular Phylogenetics and Evolution 29(1): 139-150.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Macacos do Velho Mundo ou Hominoidea, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.