Cercopithecus kandti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaCercopithecus kandti[1]
Taxocaixa sem imagem
Estado de conservação
Status iucn3.1 EN pt.svg
Em perigo (IUCN 3.1) [2]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Cercopithecidae
Tribo: Cercopithecini
Género: Cercopithecus
Espécie: C. kandti
Nome binomial
Cercopithecus kandti
Matschie, 1905

'Cercopithecus kandti é uma espécie de Macaco do Velho Mundo encontrado nas Montanhas Virunga, na África Central, incluindo quatro parque nacionais: Parque Nacional Mgahinga Gorilla no sudoeste de Uganda; Parque Nacional dos Vulcões, no noroeste de Ruanda; o Parque nacional de Virunga e o Parque nacional de Kahuzi-Biega, no leste da República Democrática do Congo. Habita florestas montana, principalmente com bambuzais.

Já foi considerada como subespécie de Cercopithecus mitis,[1] e as duas são muito similares, entretanto, C. kandti possui uma mancha laranja-dourado nos flancos e dorso.

Não se sabe muito sobre seu comportamento. Vive em grupos sociais de até 30 indivíduos. Sua dieta consiste principalmente de frutas e folhas, mas também come insetos.

Devido à degradação de seu habitat e a guerras em seu limitado habitat, é uma espécie "em perigo", de acordo com a IUCN.[2]

Referências

  1. a b Groves, C.. In: Wilson, D. E., and Reeder, D. M. (eds). Mammal Species of the World. 3rd edition ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 16 de novembro de 2005. Capítulo: Order Primates. , 156 p. ISBN 0-801-88221-4 OCLC 62265494
  2. a b Butynski, T. M. (2008). Cercopithecus mitis ssp. kandti (em Inglês). IUCN 2012. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2012 Versão 2. Página visitada em 04 de abril de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre Macacos do Velho Mundo ou Hominoidea, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.