Chlorocebus pygerythrus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaChlorocebus pygerythrus[1]
Chlorocebus pygerythrus.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [2]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Cercopithecidae
Género: Chlorocebus
Espécie: C. pygerythrus
Nome binomial
Chlorocebus pygerythrus
F. Cuvier, 1821
Distribuição geográfica
Vervet Monkey area.png

Chlorocebus pygerythrusé um Macaco do Velho Mundo da subfamília Cercopithecinae, native da África. Pode ser conhecido como macaco-vervet, que também pode se referir a todos os membros do gênero Chlorocebus. As cinco subspecies podem ser achadas por todo o sul da África, assim como países no leste. Foi introduzido no Caribe, nas ilhas de Barbados, ilha de São Cristóvão e Nevis, através do tráfico de escravos. Esses macacos vegetarianos possuem a face negra e o pelo do corpo de cor cinza, tendo até 50 cm de comprimento, para os machos, e 40 cm, para as fêmeas.

Ademais aos estudos realizados em ambiente natural, essa espécie é usado como organismo modelo no entendimento da genética e comportamento social humano. Foi constado muitos características semelhantes ao do homem, como hipertensão arterial, ansiedade e uso social e dependente do álcool.[3] Vivem em grupos entre 10 e 50 indivíduos, com os machos saindo do grupo quando atingem a maturidade sexual. Os estudos mais significativos com essa espécies são com os chamados de alarme , especialmente com reconhecimento de parentesco e predadores.


Referências

  1. Groves, C.. In: Wilson, D. E., and Reeder, D. M. (eds). Mammal Species of the World. 3rd edition ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 16 de novembro de 2005. Capítulo: Order Primates. , 159 p. ISBN 0-801-88221-4 OCLC 62265494
  2. Kingdon, J., Gippoliti, S., Butynski, T.M. & De Jong, Y. (2008). Chlorocebus pygerythrus (em Inglês). IUCN 2012. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2012 Versão 2. Página visitada em 02 de abril de 2013.
  3. Palmour, R.; Mulligan, J.; Howbert, F.. (1997). "Of Monkeys and Men: Vervets and the Genetics of Human-Like Behaviors". Am. J. Hum. Genet. 61 (3): 481–488. DOI:10.1086/515526.
Ícone de esboço Este artigo sobre Macacos do Velho Mundo ou Hominoidea, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.