Chlorocebus pygerythrus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaChlorocebus pygerythrus[1]
Chlorocebus pygerythrus.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [2]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Cercopithecidae
Género: Chlorocebus
Espécie: C. pygerythrus
Nome binomial
Chlorocebus pygerythrus
F. Cuvier, 1821
Distribuição geográfica
Vervet Monkey area.png

Chlorocebus pygerythrus é um Macaco do Velho Mundo da subfamília Cercopithecinae, nativo da África. Pode ser conhecido como macaco-vervet, que também pode se referir a todos os membros do gênero Chlorocebus. As cinco subespécies podem ser achadas por todo o sul da África, assim como países no leste. Foi introduzido no Caribe, nas ilhas de Barbados, ilha de São Cristóvão e Nevis, através do tráfico de escravos. Esses macacos vegetarianos possuem a face negra e o pelo do corpo de cor cinza, tendo até 50 cm de comprimento, para os machos, e 40 cm, para as fêmeas.

Ademais aos estudos realizados em ambiente natural, essa espécie é usado como organismo modelo no entendimento da genética e comportamento social humano. Foi constado muitos características semelhantes ao do homem, como hipertensão arterial, ansiedade e uso social e dependente do álcool.[3] Vivem em grupos entre 10 e 50 indivíduos, com os machos saindo do grupo quando atingem a maturidade sexual. Os estudos mais significativos com essa espécies são com os chamados de alarme, especialmente com reconhecimento de parentesco e predadores.


Referências

  1. Groves, C.P.. Order Primates. In: Wilson, D.E.; Reeder, D.M. (eds.). Mammal Species of the World. 3 ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2005. 159 p. ISBN 978-0-8018-8221-0 OCLC 62265494
  2. Kingdon, J., Gippoliti, S., Butynski, T.M. & De Jong, Y. (2008). Chlorocebus pygerythrus (em Inglês). IUCN 2012. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2012 Versão 2. Página visitada em 02 de abril de 2013.
  3. Palmour, R.; Mulligan, J.; Howbert, F.. (1997). "Of Monkeys and Men: Vervets and the Genetics of Human-Like Behaviors". Am. J. Hum. Genet. 61 (3): 481–488. DOI:10.1086/515526.
Ícone de esboço Este artigo sobre Macacos do Velho Mundo ou Hominoidea, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.