Cercopithecus mona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaCercopithecus mona[1]
Mona Monkey (Cercopithecus mona).jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [2]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Cercopithecidae
Género: Cercopithecus
Espécie: C. mona
Nome binomial
Cercopithecus mona
(Schreber, 1774)
Distribuição geográfica
Cercopithecus mona distribution.svg

Cercopithecus mona é um Macaco do Velho Mundo que ocorre na África Ocidental. Pode ser encontra também, na ilha de Granada, onde foi introduzido no século XVIII por escravos africanos. Esse macaco vive em grupos com mais de 35 indivíduos em ambientes florestados. Se alimenta principalmente de insetos e folhas.

Possui pelagem marrom com com as ancas de cor branca. A cauda e pernas são pretos e a face é de cor cinza-azulada com uma listra preta.

Referências

  1. Groves, C.P.. Order Primates. In: Wilson, D.E.; Reeder, D.M. (eds.). Mammal Species of the World. 3 ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2005. 157 p. ISBN 978-0-8018-8221-0 OCLC 62265494
  2. Oates, J. F., Gippoliti, S. & Groves, C. P. (2008). Cercopithecus mona (em Inglês). IUCN 2012. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2012 Versão 2. Página visitada em 05 de abril de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre Macacos do Velho Mundo ou Hominoidea, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.