Lophocebus albigena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaLophocebus albigena[1]
PresbytesAlbigenaWolf.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [2]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Cercopithecidae
Género: Lophocebus
Espécie: L. albigena
Nome binomial
Lophocebus albigena
(Gray, 1850)
Distribuição geográfica
Grey-cheeked Mangabey area.png

Lophocebus albigena é um Macaco do Velho Mundo encontrado nas floresta da África Central. Ocorre desde Camarões até o Gabão. É um macaco de pelagem escura, parecendo um pequeno e peludo babuíno. A pelagem de cor marrom, dá a impressão de ser inteiramente negra dentro da floresta, com uma pelagem dourada ao redor do pescoço. Há pouco dimorfismo sexual, mas os machos são um pouco maiores das fêmeas.

Vive em uma ampla variedade de habitats florestais, e tradicionalmente é encontrado em florestas primárias e pantanosas, mas também ocorre em floresta secundária. Alguns autores no passado consideravam a espécie restrita ao dossel da floresta, mas estudos recentes mostram que eles podem descer ao solo para forragear. Se alimenta principalmente de frutos, particularmente do gênero Ficus, coletando outros frutos sazonalmente, assim como brotos, flores e insetos.

Os grupos possuem entre 5 e 30 indivíduos. Cada grupo possui um ou vários, mas sem um macho dominante. Machos jovens deixa o bando quando se tornam adultos, mas as fêmeas permanecem no bando natal. Se grupos tornam-se muito grande podem se dividir. Confrontos entre bandos são raros, já que esta espécie de macaco evita o encontro com outros bandos. Os territórios cobrem vários quilômetros quadrados de floresta, e podem se sobrepor ao de outros grupos.

Três subespécies foram reconhecidas. Em 2007, Colin Groves elevou todas ao status de espécie, dividindo um johnstoni em duas.[3]

Referências

  1. Groves, C.P.. Order Primates. In: Wilson, D.E.; Reeder, D.M. (eds.). Mammal Species of the World. 3. ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2005. 160 pp. ISBN 978-0-8018-8221-0. OCLC 62265494.
  2. Oates, J. F., Groves, C. P. & Ehardt, C. (2008). Lophocebus albigena (em Inglês). IUCN 2012. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2012 Versão 2. Página visitada em 11 de abril de 2013.
  3. Groves, Colin. (2007). "The Endemic Uganda Mangabey, Lophocebus ugandae, and Other Members of the albigena-Group (Lophocebus)". Primate Conservation 22.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Lophocebus albigena
Ícone de esboço Este artigo sobre Macacos do Velho Mundo ou Hominoidea, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.