Chiquitanos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chiquitanos
Chiquitos retratados por Alcides d'Orbigny no século 19
População total

108 206 (Bolívia) e 473 (Brasil)[1]

Regiões com população significativa
Mato Grosso e Bolívia
Línguas
Língua chiquitana, língua portuguesa, língua castelhana
Religiões
Cristianismo

Os chiquitanos[2] ou chiquitos[3] são um grupo indígena que habita o oeste do estado brasileiro do Mato Grosso (Terra Indígena Lago Grande) e o leste da Bolívia.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1691, os jesuítas se estabeleceram na região da atual fronteira entre Brasil e Bolívia, criando as missões jesuíticas de Chiquitos. Nessas missões, os índios eram protegidos de bandeirantes e encomenderos, mas eram obrigados a se converter ao cristianismo e a trabalhar para os jesuítas. Após a expulsão dos jesuítas pelo governo espanhol em 1767, os índios continuaram na região.

A partir da década de 1970, o território começou a ser loteado e ocupado por fazendeiros.[4] Em 1998, com os estudos de impacto ambiental do gasoduto Bolívia-Brasil, os chiquitanos, até então completamente desconhecidos no Brasil, se tornaram conhecidos no país. Atualmente, os índios chiquitanos lutam pela posse legal de suas terras tradicionais, que se encontram ocupadas por fazendeiros.[5]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Chiquitanos

Referências

  1. Povos indígenas no Brasil. Disponível em http://pib.socioambiental.org/pt/povo/chiquitano. Acesso em 10 de novembro de 2014.
  2. Instituto Humanitas Unisinos. Disponível em http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/507557-chiquitanos-e-a-busca-pelo-territorio-entrevista-especial-com-aloir-pacini. Acesso em 10 de novembro de 2014.
  3. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 397.
  4. Povos indígenas no Brasil. Disponível em http://pib.socioambiental.org/pt/povo/chiquitano/415. Acesso em 10 de novembro de 2014.
  5. Instituto Humanitas Unisinos. Disponível em http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/507557-chiquitanos-e-a-busca-pelo-territorio-entrevista-especial-com-aloir-pacini. Acesso em 10 de novembro de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Ícone de esboço Este artigo sobre povos indígenas é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.