Concórdia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Concórdia
"Capital Catarinense da Suinocultura"
Bandeira de Concórdia
Brasão de Concórdia
Bandeira Brasão
Hino
Aniversário 29 de julho
Fundação 29 de julho de 1934 (80 anos)
Gentílico concordiano ou concordiense
Prefeito(a) João Girardi (PT)
(2013–2016)
Localização
Localização de Concórdia
Localização de Concórdia em Santa Catarina
Concórdia está localizado em: Brasil
Concórdia
Localização de Concórdia no Brasil
27° 14' 02" S 52° 01' 40" O27° 14' 02" S 52° 01' 40" O
Unidade federativa  Santa Catarina
Mesorregião Oeste Catarinense IBGE/2008[1]
Microrregião Concórdia IBGE/2008[1]
Região metropolitana não
Municípios limítrofes Marcelino Ramos e Mariano Moro (RS), Alto Bela Vista, Peritiba, Presidente Castelo Branco, Jaborá, Irani, Lindóia do Sul, Ipumirim, Arabutã, Seara e Itá
Distância até a capital 450 km
Características geográficas
Área 799,879 km² [2]
População 69 048 hab. (SC: 16º) –  Censo IBGE/2010[3]
Densidade 86,32 hab./km²
Altitude 550 m
Clima subtropical
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,8 muito alto PNUD/2010[4]
PIB R$ 1 578 432 mil IBGE/2011[5]
PIB per capita R$ 22 859,93 IBGE/2011[5]
Página oficial
Outras informações
Ficha técnica
Região Sul
Padroeiro(a) Nossa Senhora do Rosário
Gini 0,46
Vereadores 13

Concórdia é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Conta com cerca de 71 499 habitantes, conforme o estimativa do IBGE de 2013.[6] O município tem uma extensão territorial de 797 km².

Foi fundado por colonizadores provenientes do Rio Grande do Sul, principalmente descendentes de italianos e alemães que haviam emigrado para o Brasil no século XIX. Concórdia situa-se na região do Oeste Catarinense, sendo a terceira maior cidade desta região do estado, após Caçador e Chapecó. Fica a aproximadamente 450 km da capital Florianópolis.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O município de Concórdia é banhado por vários rios da bacia hidrográfica do rio Uruguai. Além do próprio Uruguai, destacam-se o Jacutinga, Rancho Grande e o Queimados que passa pelo centro da cidade existem inúmeros outros riachos que se destacam por suas belezas. Localizado na divisa com os municípios de Irani, Lindoia do Sul, Ipumirim, Arabutã e Itá, o rio Jacutinga recebe água de uma série de afluentes, com sérios riscos de contaminação com dejetos suínos. A preocupação é maior porque é dele que Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) capta cerca de 80% da água que é distribuída no município.

A construção da Usina Hidrelétrica de Itá fez com que o curso do rio Uruguai em toda a extensão que banha o município de Concórdia, na divisa com o Rio Grande do Sul, se transformasse numa grande represa. O mesmo ocorreu com a parte final dos cursos de seus afluentes (incluindo Rancho Grande, Queimados e Jacutinga e o Lajeado Fragosos). Este lago possui mais de 80 km de extensão, com uma profundidade de mais de 70 metros e uma largura média superior a 500 metros.

A bandeira do município é composta por três listras verticais vermelhas (as laterais) e verde (a central). No centro da bandeira há um losango branco, com o brasão do município.

História[editar | editar código-fonte]

Igreja de Planalto, distrito de Concórdia

A colonização de Concórdia, como a do Meio Oeste e Oeste de Santa Catarina, passou a ser intensificada após a Guerra do Contestado, especialmente nos anos de 1920 e 1930. Nesta época os governos estadual e federal estimularam a venda de pequenas propriedades rurais aos colonos gaúchos. Até então, a região era habitada somente por caboclos.

Ao contrário do que algumas pessoas divulgam, a denominação "Concórdia" não se deve a nenhum acordo de paz para o fim da Guerra do Contestado, que aconteceu no início do século passado na região Meio Oeste de Santa Catarina. Isso pelo simples fato de que não houve qualquer acordo de paz, já que os caboclos foram dizimados pelo Exército Brasileiro e pelas forças policiais do Paraná e Santa Catarina. Ao que tudo indica, o nome Concórdia surgiu em função da necessidade de se estabelecer uma nova denominação para a vila, até então chamada de Queimados, em razão do riacho que corta seu centro. "Queimados" este sim seria um nome pouco charmoso para a cidade, enquanto Concórdia soa melhor e é mais simpático. O nome Concórdia pode estar associado sim ao espírito de pacificação que existia, sem, entretanto, que se fizesse qualquer coisa para a integração social dos caboclos que viviam na região.

Devido ao grande crescimento da cidade, diversas etnias podem ser encontradas em Concórdia, mas sua população mantém as características originais, sendo predominantemente descendente de italianos, alemães e por alguns poloneses.

Economia[editar | editar código-fonte]

Quiosque da Rua do Comércio. Localizado no Calçadão, próximo à praça Dogello Goss, foi inspirado na estufa do Jardim Botânico de Curitiba e é um dos cartões-postais da cidade.

A economia de Concórdia se concentra nas agroindústrias e comércio, os quais são muito fortes e atendem toda a região, a economia tem grande base na agropecuária, criação de suínos e aves[7] e plantações de milho e soja em minifúndios. A região de Concórdia é sede de algumas das maiores empresas frigoríficas do país. A Sadia surgiu e tem sua matriz em Concórdia-SC. No início, a empresa denominava-se Sociedade Anônima Concórdia. O nome SADIA, surgiu da junção do "S" de Sociedade, "A" de Anônima e "DIA" de Concórdia. Em 2009, a Sadia foi incorporada pela Perdigão, onde, fundiram-se e passaram a ser uma única empresa, a Brasil Foods SA (BRF - Brasil Foods SA).

Concórdia é a cidade pólo de uma grande região, composta por 16 municípios catarinenses (incluindo Concórdia), por isso muitas pessoas vem para a cidade em busca de emprego por ser uma das primeiras em SC em geração de empregos, o estudo é de qualidade tanto em escolas públicas como em privadas e muitas outras pessoas simplesmente vem à Concórdia para fazer compras no comércio local, que é muito diversificado.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Herança dos antepassados[editar | editar código-fonte]

Concórdia é altamente influenciada pela cultura campeira proveniente do Rio Grande do Sul, e por ser limítrofe a esse estado, é hábito comum o consumo da erva-mate para chimarrão, a realização de bailes campeiros, o vocabulário semelhante ao gaúcho e o tradicional churrasco "fogo de chão".

Aniversário e festas[editar | editar código-fonte]

O aniversário do município é comemorado em 29 de julho, tendo em vista a emancipação político-administrativa do município ter ocorrido nesta data, em 1934. As comemorações em geral envolvem uma grande exposição de animais, indústria e comércio, shows, e um festival gastronômico baseado em carne suína, a festa do município se constitui de um bolo e de uma mortadela do tamanho dos anos que a cidade comemora.

Outras grandes festas que acontecem no município, são a Festa Nacional do Leitão Assado (FENAL), que acontece em Julho, a Expo Concórdia, que acontece de dois em dois anos em novembro e a Concórdia Kerb Fest, que é uma festa estilo alemã, com muita música e comida, é realizado em novembro durante vários dias.

Festa Criança Feliz Aliança

O Criança Feliz Aliança realizado no dia 12 de outubro pela Radio Aliança,o evento não discrimina raça, cor, religião condições financeiras e sociais.

Essa é uma festa do bem, que visa exclusivamente o bem estar e a oportunização de um dia diferente a todas às crianças de nosso Município.

A Aliança com empresas que compartilham da mesma responsabilidade social da emissora contribui para a valorização das crianças como sujeitos de direitos, além de reforçar o compromisso com a sociedade Concordiense.

Milhares de pessoas participam ano a ano do evento que conta com o apoio dos governos, estadual, municipal, das entidades e empresas que colaboram com o evento, considerado um dos maior evento social do estado de Santa Catarina.

Festa do Vizinho[editar | editar código-fonte]

É realizada todos os anos, iniciou em 1997 com algumas ruas. Hoje mais de 500 ruas participam da festa, reunindo mais de 30 mil pessoas. É um dia onde vários vizinhos se juntam e fazem almoço, geralmente churrasco, na própria rua, que é totalmente decorada. A festa inicia-se logo de manhã e vai até o anoitecer. Nesta festa acontecem gincanas, brincadeiras e jogos, com o objetivo de confraternizar com os vizinhos. Geralmente a festa é apoiada pelas emissoras de rádio da cidade que repassam todas as informações a respeito da organização da festa e distribuem brindes.

Ensino superior[editar | editar código-fonte]

O ensino superior é outro segmento que cresceu muito nos últimos anos em Concórdia. Hoje são pelo menos 10 instituições que oferecem cursos superiores no município:

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Técnologia Catarinense - IFC (antigo IFET e Escola Agrotécnica)[8]
  • Universidade do Contestado - UnC[9]
  • Faculdade Concórdia - FACC[10]
  • Fundação Adolfo Bósio de Educação no Transporte - FABET - Faculdade de Tecnologia Pedro Rogério Garcia - FATTEP [11] [12]
  • SENAC[13]
  • SENAI[14]
  • TERRA Cursos e Faculdade UNINTER[15]
  • UNOPAR - CEMAP I[16]

Parque Estadual Fritz Plaumann[editar | editar código-fonte]

O Parque Estadual Fritz Plaumann foi criado no ano de 2003 com objetivo de preservar remanescentes das florestas que recobriam originalmente o Alto rio Uruguai no Estado de Santa Catarina. Situado no município de Concórdia, o Parque tem aproximadamente 741 Hectares, localizado às margens do lago formado pela barragem da Usina Hidrelétrica Itá, no rio Uruguai. É uma Unidade de Conservação de proteção integral, destinada à proteção da natureza, à pesquisa científica, à educação ambiental e ao turismo ecológico.

A criação do Parque está intimamente ligada ao processo de instalação de uma Usina Hidrelétrica junto à calha do rio Uruguai, processo que se iniciou entre os anos de 1990 a 2000 e deu origem a construção da Usina Hidrelétrica Itá até o ano 2000, e o Parque veio a ser criado como medida de compensação ambiental pela instalação da Usina.

Cidadãos ilustres[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  3. Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2010). Página visitada em 31 de agosto de 2013.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2011. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 10 junho 2014.
  6. Estimativas da população para 1º de julho de 2013 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 ago. 2013). Página visitada em 3 de setembro de 2013.
  7. Avicultura regional de Concórdia.
  8. Website oficial do IFC.
  9. Website oficial da Universidade do Contestado.
  10. Website oficial da FACC.
  11. Website oficial da FABET.
  12. Website oficial da FABET.
  13. Website oficial da SENAC.
  14. Website oficial da SENAI.
  15. Website oficial da TERRA Cursos.
  16. [1].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]