Videira (Santa Catarina)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Videira
Bandeira de Videira
Brasão de Videira
Bandeira Brasão
Hino
Fundação 1 de março de 1944 (70 anos)
Gentílico videirense
Prefeito(a) Wilmar Carelli (PMDB)
(2013–2016)
Localização
Localização de Videira
Localização de Videira em Santa Catarina
Videira está localizado em: Brasil
Videira
Localização de Videira no Brasil
27° 00' 28" S 51° 09' 07" O27° 00' 28" S 51° 09' 07" O
Unidade federativa  Santa Catarina
Mesorregião Oeste Catarinense IBGE/2008 [1]
Microrregião Joaçaba IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Caçador, Rio das Antas, Pinheiro Preto, Fraiburgo, Tangará, Arroio Trinta e Iomerê
Distância até a capital 453 km
Características geográficas
Área 377,852 km² [2]
População 50 349 hab. IBGE/2014[3]
Densidade 133,25 hab./km²
Altitude 750 m
Clima Temperado, com temperatura média entre 10 °C e 20 °C.
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,764 alto PNUD/2010[4]
PIB R$ 1 508 264,713 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 32 676,84 IBGE/2008[5]
Página oficial

Videira é um município brasileiro do estado de Santa Catarina, situado no Vale do Rio do Peixe. Localiza-se a uma latitude 27º00'30" sul e a uma longitude 51º09'06" oeste, estando a uma altitude de 750 metros. Sua população em 2014 era de 50 349 habitantes[6] . Possui uma área de 378,41 km².

História[editar | editar código-fonte]

Os trilhos e a estação ferroviária, onde iniciou-se a colonização de Videira.

A colonização de Videira iniciou-se em 1918, na então Vila do Rio das Pedras. Em 1921,os Italianos e os Alemães dividiram Videira em Perdizes e Vitória. A instalação oficial do município aconteceu em 1944 e o nome Videira deve-se ao fato de a região ser um grande centro vitivinicultor do estado. Nessa época o município recebia diversos imigrantes de origem alemã e italiana vindos do Rio Grande do Sul.

Conta-se que já em 1913, antes mesmo da fixação dos primeiros colonizadores, foi colhido um cacho de uvas pesando 1,3 kg. O avanço dos parreirais deu origem à primeira Festa da Uva, em 1942.

Videira também é o berço da Perdigão, uma das principais empresas responsáveis pelo desenvolvimento da cidade e que formou na década de 80 e 90 grandes equipes no Salonismo Nacional. Com a conclusão do processo de fusão entre Perdigão e Sadia em dezembro de 2012, a BRF agora avança para ser reconhecida como marca líder de seu segmento internacionalmente.

No dia 11 de dezembro de 2002, a cidade recebeu oficialmente da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina a denominação de “Capital Catarinense da Uva e Berço da Perdigão”. Na cidade e oferecido também um curso de pós graduação em Enologia.

Videira revelou ao Estado e ao Brasil grandes personalidades e Políticos. A Senadora da Republica, Vanessa Grazziotin nasceu no município em 1961 e hoje exerce suas funções no Senado Federal representando o Estado do Amazonas. Outro Politico que foi Senador e Governador do Estado foi Vilson Pedro Kleinübing o qual escolheu a cidade como sua morada e residencia sendo velado e sepultado em 1998 com a bandeira do município.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Gráfico climático para Videira
J F M A M J J A S O N D
 
 
163
 
28
17
 
 
148
 
27
17
 
 
147
 
27
16
 
 
140
 
24
13
 
 
123
 
21
11
 
 
153
 
19
9
 
 
123
 
19
9
 
 
131
 
20
10
 
 
166
 
22
11
 
 
172
 
24
13
 
 
126
 
26
15
 
 
134
 
27
17
Temperaturas em °CPrecipitações em mm
Fonte: Tempo Agora

O acesso terrestre pode ser feito pela SC-453 e SC-303. O aéreo, através do Aeroporto Municipal "Prefeito Ângelo Ponzoni".

Clima[editar | editar código-fonte]

Possui clima úmido do tipo temperado, com as estações bem definidas e temperaturas médias que variam de 35 °C no verão a 0 °C no inverno.

Fauna e Flora[editar | editar código-fonte]

Pela sua topografia acidentada, característica peculiar da região, Videira possui muitos atrativos naturais como rios, cascatas e áreas verdes.

Em 1965 foi criada, por Lei municipal, a reserva florestal denominada Parque da Uva, em uma área de 70.000 m² com bosques e áreas de lazer, constituído de rica reserva de plantas nativas. A Perdigão, também fundou uma reserva ecológica chamada "Reserva Ecológica da Perdigão".

Economia[editar | editar código-fonte]

A população atual tem nas atividades industriai, comerciais e agrícolas a base de sua economia. Cerca de 75% do movimento econômico do município decorrem da criação e abate de aves e de suínos. A fruticultura, o fumo e o gado leiteiro também são destaque, juntamente com os grãos.

No setor primário, o destaque é a fruticultura de pêssego, ameixa e uvas; na pecuária, destaca-se na criação de suínos, aves e bovinos de leite; e no comércio e indústria, o forte são as cantinas de vinho, indústrias de sucos e a empresa Perdigão(BRF), um dos maiores frigoríficos da América Latina, absorvendo a maior fatia da produção de aves e suínos do município e da região, gerando milhares de empregos.

Videira é 20ª economia do estado e 35ª em Índice de Desenvolvimento Humano.

Também é a 37ª cidade do Brasil no índice de disciplina fiscal dos municípios brasileiros, e o 5° município em Santa Catarina (IRFS/CNM-2005).

Educação[editar | editar código-fonte]

No município existe uma Universidade, a UNOESC, a terceira maior do estado de Santa Catarina em número de alunos e que oferece atualmente vários cursos de graduação - com destaque para Administração, Biotecnologia Industrial (o único do país), Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Alimentos, Engenharia Sanitária e Ambiental, Farmáciae Nutrição - e cursos de pós-graduação. A universidade tem um papel importante no contexto social, em especial na área de alimentos, pois a economia da região está fundamentada na agroindústria e a UNOESC oferece uma sólida formação nesta área, bem como nas áreas de humanas e exatas.

Desde 2010, o município de Videira conta o Instituto Federal Catarinense - Câmpus videira que oferta três cursos técnicos nas modalidades concomitante, integrado e subsequente, além de duas graduações e três pós-graduações. Além do IFC atuar no município oferecendo cursos básicos para a comunidade.

Esporte[editar | editar código-fonte]

A cidade de Videira fez historia no cenário esportivo Estadual sendo campeã Catarinense de Futebol e reconhecida mundialmente no futsal. Também muito difundido e respeitado em Videira, é o Judô, modalidade que a Perdigão S/A patrocinou em 1981, seu ano de glória onde a equipe videirense patrocinada pela empresa foi campeã brasileira Senior, tinha nomes como Walter Carmona, Luiz Shinohara, Luiz Onmura, Gerson Figueiredo(Filho), entre outros.

Judô:[editar | editar código-fonte]

Atualmente é praticado na Associação Videirense de Judô que tem participado dos mais diversos campeonatos de Santa Catarina e do Brasil. A equipe Videirense foi trouxe ao município títulos do JASC na modalidade, mesmo competindo com potencias da época como Florianópolis, Joinville e Itajaí. As aulas são ministradas pelo professor Moises G. Penso. Até o ano de 2003 funcionou a academia Meloto Judô Clube, seu professor Paulo meloto foi um dos maiores atletas de Videira juntamente com Moises G. Penso e mais recentemente o atleta Pedro Henrique Scariot Corrêa tem conseguido resultados expressivos até em nível brasileiro. Após algumas gestões que não priorizaram o referido esporte no município, vários atletas passaram a competir por outras cidades do estado bem como para outros Estados em campenatos estaduais e nacionais.

Futebol:[editar | editar código-fonte]

O time de futebol de campo oficial do município é o VEC - Videira Esporte Clube. A cidade foi campeã Catarinense em 1966 e disputou a divisão principal do Futebol Brasileiro com a equipe da Perdigão.


Futsal:[editar | editar código-fonte]

Videira foi uma das cidades mais importantes no cenário brasileiro e sul americano no final da década de 80 e inicio de 90 com titulos nacionais e internacionais. A equipe da Perdigão ficou com a hegemonia no futsal por diversos anos consecutivos também nos estaduais de SC, e revelando e projetando grandes jogadores na época como o jogador Jackson João Bosco Moreira dos Santos o Jackson, que posteriormente teve um "tenis de futsal da empresa Topper" com o seu nome.

"Durante pelo menos 12 anos, as cidades de Chapecó, Concórdia e Videira, no final da década de 1980 e durante a de 1990, por meio do Frigorífico Chapecó, da Sadia e da Perdigão, escreveram seu nome na rica biografia do esporte brasileiro atraindo para Santa Catarina invejável gama de talentos no futsal, handebol e voleibol. A concentração de tantos atletas das respectivas seleções brasileiras na região Oeste, impulsionada pelos grandes polos da agroindústria – acreditem – trazendo para Chapecó e Concórdia os dois maiores catedráticos do vôlei nacional, Célio Cordeiro e Bebeto de Freitas, e para Videira os maiores treinadores do salonismo nacional agregou muita visibilidade ao nosso esporte. Bebeto, inclusive, ao deixar Santa Catarina, assumiu o comando da seleção italiana e até abril trabalhava no voleibol da Turquia."

Principais títulos:[editar | editar código-fonte]

  • Campeonato Catarinense 1984/85/86/88/89
  • Taça Brasil 1987 e 1990
  • Sul-Americano: 1988 , 1989 e 1990
  • Campeonato Pan-Americano: 1987/88/89/90

Turismo[editar | editar código-fonte]

Videira conta hoje com diversas possibilidades de diversão e entretenimento.

Vista parcial do centro da cidade e entrada do Videira Shopping

Além de fazer parte da Rota da Amizade, Videira conta também com opções de diversão, dentre as quais, citam-se as seguintes:

  • Cinema Videira Shopping: 2 salas de cinema (ambas com tecnologia de projeção 3D) com acomodações para mais de 300 pessoas, afiliada à grande franquia de cinema Grupo Cine, com os últimos lançamentos do cinema mundial;
  • I Am Bier Club - Casa de Shows e entretenimento;
  • Observatório municipal Domingos Forlin - De reconhecimento mundial, já recebeu visitantes de mais de 30 países, seus programas tem ligações diretas com a NASA;
  • Igreja Matriz - Sendo que sua construção começou em 1940 e terminou em 1947, seu estilo barroco, e mármore importado da Itália formam uma das igrejas mais bonitas da região;
  • Museu do Vinho Mario Pellegrin - Um antigo alojamento para padres, contem vários instrumentos utilizados durante a colonização para produzir vinho e outros matérias com importante historia do nosso município.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Visitado em 5 dez. 2010.
  3. Estimativa populacional 2014 IBGE Estimativa populacional 2014 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2014). Visitado em 29 de agosto de 2014.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2010). Visitado em 31 de agosto de 2013.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 11 dez. 2010.
  6. Erro de citação: Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas IBGE_Pop_2010

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.