Electronic dance music

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura o gênero musical, resultante da fusão do synthpop dos anos 80 com a música industrial, veja EBM.
EDM
Eletronic Dance Music
Origens estilísticas Música Eletrônica
Música disco
Dance music
Trance
House
Contexto cultural Anos 1970, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha
Instrumentos típicos Sintetizador, voz humana, Caixa de ritmos, Sequenciador, Sampler, teclado eletrônico, Computador Pessoal
Popularidade Alta
Outros tópicos
Dance music - Música disco - Eurodance - IDM

Electronic dance music ou EDM é uma cultura da música eletrônica, vista principalmente em casas noturnas, ou em um ambiente que é centrado na dança e entretenimento, como clubes, raves ou festas. A música é em grande parte criada para uso por disc jockeys e é produzido com o intuito de ser ouvido dentro de um DJ set contínuo, onde o DJ progride de uma música para a outra através de uma sequencia sincronizada ou 'mix '.

A sua origem remonta a fusão da disco music e dance music americanas com a música eletrônica de grupos europeus, em especial o Kraftwerk, nos anos 1970.

Apesar de bastante generalista, o termo EDM passou a ser utilizado, partir de meados dos anos 2010, para designar especificamente uma variação da música produzida no mercado norte-americano (David Guetta, Skrillex, Avicii, Hardwell, Tiësto, entre outros, são dos artistas mais conhecidos neste ramo), com orientação ostensivamente pop e marcadamente paralela à musica eletrônica produzida sobretudo na Europa, oriunda do underground. Os europeus em geral vêem a EDM norte americana com várias objeções por considerá-la apelativa, consumista e criativamente restrita, a ponto de alguns referirem-se à imensa popularidade que essa EDM alcançou nos anos 2010 como uma bolha.

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.