FC Torpedo Moscou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Torpedo Moscou
Logo torpedo.png
Nome Football Club
Torpedo Moscow
Alcunhas Alvinegros
Os Automobilistas
Pedo
Principal rival Spartak Moscou
Fundação 1924
Estádio Eduard Streltsov
Capacidade 13.400
Localização Moscou,  Rússia
Presidente Rússia Aleksandr Tukmanov
Treinador Rússia Igor Chugaynov
Material esportivo Itália Legea
Competição Segunda Divisão Russa
Website Site oficial
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O FC Torpedo Moscou (português brasileiro) ou FC Torpedo de Moscovo (português europeu) (em russo: Футбольный клуб "Торпедо" Москва) é um clube de futebol russo. Sua sede fica na cidade de Moscou. A equipe participa da Segunda Divisão do Campeonato Russo. O principal rival da equipe é o Spartak, também da capital.

Títulos[editar | editar código-fonte]

(1960, 1965 e 1976 [outono]).
  • União das Repúblicas Socialistas Soviéticas Copa da União Soviética: 6
(1949, 1952, 1960, 1968, 1972 e 1986).
(1993).

História[editar | editar código-fonte]

Uma das equipes mais tradicionais da Rússia, o Torpedo, fundado em 1924, sempre teve sua história ligada à indústria automobilística. Mais especificamente desde 1936, à histórica fábrica de automóveis ZIL, que fabricava a maioria dos tratores e limusines usados na URSS.

Antes disso, o time disputava o campeonato municipal de Moscou, e em 1936 ingressou na série B, de onde saiu em 1938 para a primeira divisão e está lá até os dias atuais.

Como a maioria dos times soviéticos, o Torpedo também era ligado a uma associação esportiva vinculada a um sindicato, o Trudovye Rezervy, algo como Reserva de Trabalho, que reunia trabalhadores e estudantes das escolas técnicas do país.

Devido suas ligações, o Torpedo teve vários nomes ao longo dos anos. Começou apenas como Torpedo, depois mudou para Proletarskaya kuznitsa (Forja Proletária), AMO e ZIS (por causa da indústria automobilística) e Torpedo-Luzhniki, para então voltar, desde 1998, ao nome original.

Anos de ouro[editar | editar código-fonte]

As décadas de 1950 e 1960 foram os anos mais vitoriosos da história do Torpedo Moscou. Liderados por Eduard Streltsov – que deu nome ao estádio do Torpedo –, chamado à época de "Pelé russo", o time venceu dois Campeonato Soviéticos e três Copas da URSS.

Mesmo sem ter o status de seus maiores rivais – Dínamo, Spartak e CSKA –, o Torpedo carrega consigo muita história e uma torcida apaixonada, que costuma encher o Estádio Lujniki, sede do clube desde o início da década de 1990, quando foi comprado pela empresa Luzhniki junto a ZiL.

Com o fim da União Soviética, o Torpedo voltou a conquistar um título logo no início da reformulação do futebol russo – a Copa da Rússia de 1993. Depois disso, pela Premier Liga, o máximo que a equipe alcançou foi um terceiro lugar em 2000.

Em termos europeus, as maiores conquistas do Torpedo não vão além de aparições em quartas-de-final da Taça Uefa e da Recopa Européia.

É preciso ressaltar que, diferentemente dos outros grandes clubes do país, o Torpedo não foi alvo de nenhum grande patrocinador ou algum novo bilionário russo, herdeiro das absurdas privatizações do país após 1991.

Com uma equipe fraca, o Torpedo naufragou nos últimos anos, culminando com sua expulsão da Primeira Divisão russa, em 2009.

A exclusão do Torpedo e a redenção em campo[editar | editar código-fonte]

Em 19 de março de 2009, a Professional Football League (órgão que administra a Primeira e Segunda Divisões da Rússia) decidiu tirar o Torpedo das duas divisões de uma só vez. Representantes da ZiL, empresa que adquiriu a propriedade do clube, recorreram da decisão, mas no prazo-limite de inscrições, o Torpedo não conseguiu ser readmitido na Segunda Divisão, e acabaria perdendo o estatuto de profissional com a queda para a LFA (Liga de Futebol Amador da Rússia).

No mesmo ano, o Torpedo venceu o campeonato da LFA que abrange a região de Moscou,e ascendeu à Terceira Divisão.

O dia 30 de outubro de 2010 marcou um novo divisor de águas na história dos alvinegros da capital, após a vitória sobre o FC Gubkin por 1 a 0. Com o triunfo, o Torpedo foi promovido para a Segunda Divisão russa.

Mudança de nome[editar | editar código-fonte]

  • Proletarskaya kuznitsa (1924–1930)
  • AMO (1931–1932)
  • ZIS (1933–1935)
  • Torpedo (1936–1995)
  • Torpedo-Luzhniki (1996–1997)
  • Torpedo (desde 1998)

Elenco[editar | editar código-fonte]

No. Posição Jogador
1 Rússia G Andrey Ryzhikov
2 Rússia M Andrey Konovalov
4 Moldávia M Vadim Krichmar
5 Rússia D Artyom Madilov
6 Moldávia D Alexandru Namasco
7 Rússia D Elbrus Zurayev
8 Eslovénia A Jaka Štromajer
9 Rússia D Maksim Kirsanov
10 Rússia A Pavel Safronov
Posição Jogador
12 Rússia D Vladimir Khozin
14 Rússia D Mikhail Rekudanov
16 Rússia G Andrey Lunev
18 Rússia A Mikhail Tynyany
20 Rússia M Vadim Steklov
24 Rússia M Denis Bolshakov
25 Rússia M Nikita Bezlikhotnov
51 Rússia G Ilya Madilov
Rússia M Artur Rylov

Jogadores de destaque[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de RússiaSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol russos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.