Federação de Futebol de Curaçau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Federação de Futebol de Curaçau

Fundação 1921
Sede Bonaamweg 49, P.O. Box 341, Willemstad
Filiação à CONCACAF em 1961
Filiação à FIFA em 1932
Presidente Rignaal Francisca
Website FFK

A Federação de Futebol de Curaçau (em papiamento: Federashon Futbol Korsou, ou FFK; em neerlandês: Voetbal Federatie van Curacao) é o órgão dirigente do futebol em Curaçau. Ela é a responsável pela organização dos campeonatos disputados no país, bem como da Seleção Nacional.

História[editar | editar código-fonte]

Em 5 de setembro de 1958, foi criada a União de Futebol das Antilhas Neerlandesas (NAFU) após uma fusão entre a Federação de Futebol de Aruba (AVB) e a Associação de Futebol de Curaçau (CVB). A Federação de Futebol de Bonaire (BVB) juntou-se mais tarde no dia 4 de agosto de 1963. A afiliação da FIFA da CVB foi transferida para a NAFU em 1958.

A NAVU foi membro fundador da CONCACAF em setembro de 1961.

A Federação de Futebol de Aruba se separou da NAFU em 1986 e tornou-se membro pleno da CONCACAF e dois anos depois, um membro pleno da FIFA.

Em fevereiro de 2011, a União de Futebol das Antilhas Neerlandesas foi renomeada para Federação de Futebol de Curaçau (FFK) após a dissolução das Antilhas Neerlandesas. A nova entidade adotou bandeira e hino independentes nos torneios da FIFA e da CONCACAF, assim como um website próprio.[1] Curaçau foi reconhecida como a sucessora direta das Antilhas Neerlandesas (assim como a Sérvia é considerada a sucessora direta da Iugoslávia), e tomou os seus registros históricos e o ranking da FIFA.[2] A Federação de Futebol de Curaçau foi reconhecida como a sucessora direta das Antilhas Neerlandesas (assim como a Sérvia é considerada a sucessora direta da Iugoslávia), e ficou com os seus registros históricos e o ranking da FIFA.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. FFK website Arquivado em 22 de julho de 2011, no Wayback Machine. (em holandês)
  2. a b Curaçao Arquivado em 22 de julho de 2011, no Wayback Machine., FIFA.com

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.