União Centro-Americana de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
UNCAF (orange), CONCACAF (camel + orange).

A UNCAF União Centro-Americana de Futebol, representa as associações nacionais futebol dos países continentais da América Central: Belize Belize, Flag of Costa Rica.svg Costa Rica, Flag of El Salvador.svg El Salvador, Flag of Guatemala.svg Guatemala, Flag of Honduras.svg Honduras, Flag of Nicaragua.svg Nicarágua, e Flag of Panama.svg Panamá. A UNCAF é uma organização subordinada a CONCACAF, que por sua vez é subordinada a FIFA.

A UNCAF organiza a Copa das Nações UNCAF, disputada a cada dois anos. Sua Primeira edição foi em 1991, e geralmente esta competição é disputada pelas 7 equipes nacionais de futebol da UNCAF. A Flag of Panama.svg Panamá é a atual campeã, ganhando a copa pela primeira vez em 2009.Flag of Costa Rica.svg Costa Rica ganhou o torneio em seis oportunidades (1991, 1997, 1999, 2003, 2005 e 2007). Flag of Honduras.svg Honduras já ganhou o torneio duas vezes (1993 e 1995). A Flag of Guatemala.svg Guatemala sagrou-se campeã em 2001. Este torneio é classificatório para a Copa Ouro da CONCACAF.

A UNCAF também organiza a Copa Interclubes da UNCAF, um torneio anual disputado pelos clubes campeões e vices campeões das ligas nacionais dos membros da UNCAF; Puntarenas F.C. da Costa Rica é o Atual Campeão (2006). De modo semelhante à Copa UNCAF, este torneio qualifica 3 equipes para a Copa dos Campeões da CONCACAF.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]