Hospital de Câncer de Barretos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:

Hospital de Câncer de Barretos tem como objetivo de tratar com dignidade pacientes de câncer, sem nenhum recurso financeiro.

História[editar | editar código-fonte]

Na década de 60, o único hospital especializado para tratamento de câncer situava-se na capital do estado de São Paulo e os pacientes que apareciam no Hospital São Judas de Barretos com a doença, eram, em sua maioria, previdenciários de baixa renda, com alto índice de analfabetismo. Por isso, tinham dificuldades de buscar tratamento na capital, por falta de recursos, receio das grandes cidades, além da imprevisibilidade de vaga para internação.[1]

Em 27 de novembro de 1967, foi instituída a Fundação Pio XII e, conforme memorando 234, de 21 de maio de 1968, assinado pelo Dr. Décio Pacheco Pedroso, diretor do INPS, passou a atender pacientes portadores de câncer. Este pequeno Hospital contava com apenas quatro médicos: Dr. Paulo Prata, Dra. Scylla Duarte Prata, Dr. Miguel Gonçalves e Dr. Domingos Boldrini. Eles trabalhavam em tempo integral, dedicação exclusiva, caixa único e tratamento personalizado. Filosofia de trabalho que promoveu o crescimento da Instituição. Devido à grande demanda de pacientes e ao velho e pequeno hospital não comportar todo crescimento, o Dr. Paulo Prata, idealizador e fundador, recebeu a doação de uma área na periferia da cidade e propôs a construção de um novo Hospital que pudesse responder às crescentes necessidades.

No ano de 1989, Henrique Prata, filho do casal de médicos fundadores do hospital, abraça a ideia do pai e com a ajuda de fazendeiros da cidade e da região realiza mais uma parte do projeto. O pavilhão Antenor Duarte Villela, onde funciona o ambulatório do novo hospital é inaugurado em 6 de dezembro de 1991.

Dando sequência ao projeto que vem ganhando grandes proporções com a ajuda da comunidade, de artistas, da iniciativa privada e com a participação financeira governamental, outras áreas do hospital estão sendo construídas para atender via SUS, os pacientes com câncer que chegam até nós. Uma maneira que o hospital encontrou de homenagear estas pessoas que contribuem com esta causa é colocar nos pavilhões os nomes dos artistas.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Pavilhão Antenor Duarte Villela[editar | editar código-fonte]

Ambulatório: todo paciente que é encaminhado para o primeiro atendimento no hospital deve se dirigir ao ambulatório localizado no Pavilhão Antenor Duarte Villela. No local também encontramos o departamento de Assistência Social e os Consultórios Médicos.

Pavilhão Chitãozinho & Xororó[editar | editar código-fonte]

Neste Pavilhão estão localizados os departamentos de Radiologia, Radioterapia, Centro Cirúrgico – Pequenas Cirurgias, Hospital Dia e Departamento de Endoscopia.

Pavilhão Sérgio Reis[editar | editar código-fonte]

O Laboratório de Patologia Clínica está situado no Pavilhão Sérgio Reis. No local são realizados exames nas áreas de hematologia, bioquímica, microbiologia, sorologia, fluídos orgânicos, dosagens hormonais, imunologia e marcadores tumorais.

Pavilhão Xuxa Meneghel[editar | editar código-fonte]

Toda a parte de Oncologia Clínica (quimoterapia) do hospital pertence ao Pavilhão Xuxa Meneghel. São quatro salas com 56 poltronas e outras cinco com 36 leitos para quimioterapia. O local abriga as especialidades de Oncologia Clínica, Hematologia, Transplante de Medula Óssea (TMO) e Oncopediatria (quimioterapia infantil).

Pavilhão Leandro & Leonardo[editar | editar código-fonte]

Os serviços de Medicina Nuclear, Fisioterapia, Odontologia e Fonoaudiologia estão localizados no Pavilhão Leandro & Leonardo.

Pavilhão Gugu Liberato[editar | editar código-fonte]

Com 20 leitos individualizados a UTI do hospital é 100% humanizada. O paciente dispõe de uma equipe multidisciplinar, que inclui área médica, enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia e assistência social.

Pavilhão José Serra[editar | editar código-fonte]

Com 8 salas totalmente equipadas para a realização de cirurgias, o Centro Cirúrgico do hospital está localizado no Pavilhão José Serra. No local são realizadas cirurgias nas áreas de cabeça e pescoço, urologia, ginecologia, tórax, neurocirurgia, aparelho digestório, partes moles, pele, mastologia, reconstrução, ortopedia e pediatria.

Pavilhão Zezé di Camargo & Luciano[editar | editar código-fonte]

São 60 leitos para internação cirúrgica, onde as acomodações permitem que o paciente fique com acompanhante 24 horas, além de uma equipe multidisciplinar para acompanhar o tratamento de cada paciente.

Pavilhão Sandy & Junior[editar | editar código-fonte]

Estes 60 leitos de internação são destinados à pediatria, transplante de medula óssea e pré e pós cirúrgico. Na área infantil o local também abriga uma brinquedoteca e uma Sala de Aula Hospitalar, para que as crianças em tratamento não deixem os estudos. Onde o tratamento com a presença da sala de aula, faz com que as crianças esqueçam sua doença e vive como se estivesse frequentando uma sala de aula. Isso os ajuda muito em sua recuperação.

Pavilhão Gian & Giovani[editar | editar código-fonte]

O Centro de Intercorrência Ambulatorial (CIA) está localizado no Pavilhão Gian & Giovani. O serviço é destinado para atender emergências relacionadas ao câncer.

Pavilhão João Paulo & Daniel[editar | editar código-fonte]

O laboratório de patologia do hospital está localizado no Pavilhão João Paulo & Daniel. Realiza exames de peças cirúrgicas (mama, útero, ovário, próstata, estomago, cólon, reto, pulmão, entre outros), biópsia de vários tecidos, bem como de líquidos de derrames, secreções e “imprints”.

Pavilhão Rionegro & Solimões[editar | editar código-fonte]

O almoxarifado e gráfica do hospital estão abrigados neste pavilhão.

Pavilhão Eunice Carvalho Diniz[editar | editar código-fonte]

Cozinha e refeitório do hospital estão localizados neste pavilhão. Diariamente são servidas 6.000 refeições na instituição.

Pavilhão Rick & Renner[editar | editar código-fonte]

A farmácia do hospital está localizada no Pavilhão Rick & Renner.

Pavilhão Alexandre Pires[editar | editar código-fonte]

O local abriga a lavanderia da instituição. Todos os dias são lavados 2.000 kg de roupa.

Pavilhão Cezar & Paulinho[editar | editar código-fonte]

Departamento de Pessoal, Serviço de Medicina do Trabalho (SESMT) e vestiários estão localizados neste pavilhão.

Instituto de Prevenção, Ensino e Pesquisa Ivete Sangalo[editar | editar código-fonte]

O Instituto de Prevenção conta com equipamentos de última geração, consultórios e equipe altamente qualificada, além das Unidades Móveis de Prevenção que realizam exames preventivos na população carente de diversas cidades do país.

O Instituto de Ensino e Pesquisa conta com laboratórios de biologia molecular, telemedicina para realização de videoconferências com instituição de todo o mundo, biblioteca com computadores, além de salas de estudos separadas por especialidades médicas para que o corpo clínico possa pesquisar e cada vez mais aprofundar seus estudos.

Alojamentos[editar | editar código-fonte]

O Hospital conta ainda com 13 alojamentos (Madre Paulina, Vovô Antonio) para abrigar pacientes e acompanhantes, quando necessário, além do Alojamento para Motoristas (Alojamento de Motoristas Geraldo Abrão de Jesus), uma homenagem ao pai do Chorão, vocalista da banda Charlie Brown Jr.

Outras Unidades[editar | editar código-fonte]

Unidade São Judas Tadeu - Unidade de Cuidados Paliativos[editar | editar código-fonte]

O antigo hosptal, São Judas Tadeu abriga hoje a Unidade São Judas Tadeu – Cuidados Paliativos. O serviço já referência nacional por oferecer um tratamento humanizado a todo paciente que chega até nós. Entre os diferenciais do Serviço de Cuidados Paliativos, temos equipe multidisciplinar totalmente especializada, visita domiciliar aos pacientes da cidade, café da manhã ao ar livre com música ao vivo e com a participação de toda a equipe.

Unidade Hospital de Câncer de Jales[editar | editar código-fonte]

A terceira unidade da Fundação Pio XII está localizada no município de Jales, cidade localizada a 250 km de Barretos. Serviços que serão oferecidos na unidade: Ambulatório, laboratório, prevenção, radioterapia, radiologia, pequenas cirurgias, endoscopia e quimioterapia.

Dados do Hospital de Câncer de Barretos em 2010[editar | editar código-fonte]

  • 4.000 atendimentos/dia
  • 100% dos atendimentos via SUS
  • 1500 municípios atendidos em 27 estados brasileiros
  • Déficit mensal de R$ 5 milhões
  • 6000 refeições diárias
  • 13 alojamentos com capacidade para 650 pessoas (pacientes e acompanhantes), sendo dois infantis.
  • 409.033 atendimentos para 97.706 pacientes em 2009
  • 6 unidades móveis de prevenção percorreram cerca de 282.090 km pelas estradas do país realizando exames preventivos de mama, pele, próstata e colo uterino em toda população.
  • 1.800 colaboradores e 200 médicos que trabalham em tempo integral e dedicação exclusiva.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]