Lolita (filme de 1962)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lolita (1962))
Ir para: navegação, pesquisa
Lolita
Lolita (PT/BR)
 Estados Unidos /  Reino Unido
1962 • P&B • 152 min 
Direção Stanley Kubrick
Roteiro Vladimir Nabokov
Elenco James Mason
Shelley Winters
Peter Sellers
Sue Lyon
Género drama
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Lolita é um filme anglo-estadunidense de 1962, dos gêneros drama e suspense, dirigido por Stanley Kubrick, que adaptou para as telas o romance de mesmo nome escrito por Vladimir Nabokov.[1]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O filme começa de forma dramática, com o professor Humbert Humbert invadindo a mansão do famoso produtor de cinema Clare Quilty, disposto a matá-lo com um revólver. Logo a seguir, em flash back, é contada a história que leva a tal desfecho.

O professor possui uma personalidade obsessiva na busca do seu amor, Lolita, que reencarna o seu amor de adolescência. Recém-chegado da Europa ele se instala em um quarto numa casa em Ramesdale, New Hampshire, onde pretende passar o verão até ir para a Faculdade Beardsley, Ohio, onde dará aulas de literatura francesa. A proprietária da casa é uma viúva que logo se interessa pelo pacato professor. Mas este é atraído de forma intensa pela filha da senhorita, Dolores (Lolita), uma moça de doze anos de idade. Enquanto a viúva se insinua cada vez mais, o professor escreve suas loucas obsessões pela jovem mulher em um diário, sem se dar conta do que se passa com a amante.

Quando ela envia a filha para um acampamento e se declara, o professor aceita se casar com a viúva para continuar próximo da garota. Pensa em matar a esposa quando ela comunica a intenção de enviar Lolita para um colégio interno.

Mas o casamento atinge a maior crise quando a mulher descobre o diário e as intenções do marido. Logo a seguir a mulher, transtornada, é morta em um atropelamento. Sem demora o professor vai em busca da moça amada e inicia uma longa viagem de carro pelo interior do país. Durante uma das estadias eles se encontram com Clare Quilty, que reconhece Lolita pois já a havia visto em uma festa junto com a mãe. Quilty se mostra pervertida e acaba perseguindo o casal até que consegue fazer com que os dois se separem.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Lolita - Cast, Crew, Director and Awards - NYTimes.com. movies.nytimes.com. Página visitada em 27 de abril de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]