Pa'u

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Festival Havaiano- dançarino de Hula

A Pa'u [1] é uma saia utilizada por homens e mulheres para dançarem a Hula. Podem ser feitos de ráfia ou de tecidos com estampas floridas e normalmente o comprimento não vai muito além dos joelhos.

História[editar | editar código-fonte]

Originalmente a Pa'u era feita de tapa ou da madeira de certas árvores. Para acompanhar a saia, as pessoas utilizavam também adornos na cabeça, pulsos e pescoço, produzidos com flores, ervas e cascas de certas árvores. Para os tornozelos utilizavam adornos feitos de dentes de cachorros ou baleias, conchas e sementes. O traje era completamente produzido com elementos naturais que integravam os dançarinos à natureza, deixando-os em sintonia com Laka, a deusa do amor, da floresta e das plantas. Em versões modernas da Hula é comum observar a presença do homens utilizando bermudas e camisas florais, mas o traje original dessa dança era composto por saias tanto para os homens quanto para as mulheres. Assim como tudo na Hula, os trajes possuem significados que refletem elementos religiosos e culturais do povo Havaiano. Ao movimentar o corpo com os trajes tradicionais os dançarinos imitam elementos e seres da natureza, o movimento das saias e dos adornos reforçam o efeito buscado por eles. [2]

Referências

  1. «Traje típico do Havai». Traje típico.com. Consultado em 30 de setembro de 2017 
  2. «Dança Havaiana». Consultado em 30 de setembro de 2017 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Pa'u
Ícone de esboço Este artigo sobre vestuário ou moda é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.