Pastoral da Juventude

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde abril de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

A Pastoral da Juventude (PJ) é uma organização católica da América Latina, com seguidores em quase todos os países.

No Brasil a PJ constitui-se por jovens brasileiros e estrangeiros ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Ação[editar | editar código-fonte]

A Pastoral da Juventude está em ação em diversos países (países hispânicos: Pastoral Juvenil Católica, em outros países também Youth Ministry, Young Groups ou Youth leaders).

A atividade é coordenada por dezenas de coordenadores e assessores leigos(as), religiosos(as) se despontam como militantes e por organizações como Pastoral da Juventude Paroquial.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

A Pastoral da Juventude do Brasil (PJB) é ação organizada dos jovens evangelizando jovens que estão oficialmente ligados pelos sacramentos a Igreja Católica Apostólica Romana junto com seus bispos, presbíteros, padres, sacerdotes, Monsenhor, freiras, irmãs religiosas, leigos e com toda comunidade laica para aprofundar a vivência de sua fé e evangelizar outros jovens com opção evangélica preferencial e consciente pelos sistemas juvenis das classes populares e pelos novos marginalizados, em vista da construção de um mundo com mais fraternidade , com justiça e com paz a fim de que se transformem em novos homens e novas mulheres com total dignidade humana, sendo, pois agentes da construção da nova sociedade, guiados por Jesus Cristo, Maria de Nazaré e pelos critérios evangélicos. A ação baseia-se nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil de 1994.[1]

Ramos[editar | editar código-fonte]

  • Pastoral da Juventude (PJ)
  • Pastoral da Juventude Estudantil (PJE)
  • Pastoral da Juventude Rural (PJR)
  • Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP)

Essas são as principais, isto é, com princípios parecidos e ações específicas dentro da própria PJB.

Eventos[editar | editar código-fonte]

A PJB busca um novo jeito de conversar e ter diálogo com as Congregações e Movimentos eclesiais que trabalham com jovens direta e indiretamente chamado do recente sistema Setor Juventude ligado a CNBB. Desde sempre desenvolve já vários eventos e ações concretas conjuntamente ao Setor Juventude Brasileiro - destaque para o Dia Nacional da Juventude - jovens católicos, cristãos até ateus em busca de conversão.

Apesar da Pastoral da Juventude ter nos seus encontros dos grupos de base o seu momento de maior importância, ao longo dos mais de 30 anos de existência ela criou momentos especiais anuais que acabaram entrando no calendário oficial da Igreja Católica no Brasil:

Dia Nacional da Juventude

Uma atividade com mais de 2 décadas de existência, organizada anualmente, na maioria das vezes por Coordenações Diocesanas da PJ. Realizado sempre que possível no último final de semana do mês de outubro de cada ano - em anos de eleições essa data pode ser alterada devido a existência de.

Semana da Cidadania

Atividade realizada entre os dias 14 e 21 de Abril todos os anos, que discute políticas públicas sobre um determinado tema (por exemplo: em 2007 foi trabalho o tema Meio Ambiente, em 2006 a Redução da Maioridade Penal) com base em materiais desenvolvidos pela Pastoral da Juventude e outros Institutos de Juventude, como subsídios e cartazes, convidando os jovens membros dos grupos de base a abrirem a discussão a toda a comunidade.

Semana do Estudante

A Semana do Estudante, sempre realizada no mês de Agosto, é muito trabalhada pelo PJE (Pastoral da Juventude Estudantil), já sendo muito difundida na PJ mais comum dos grupos de base e claro também nas comunidades eclesiais de base (cebs). Assim como outras atividades nacionais permanentes, a Semana do Estudante tem como material de apoio subsídios,livretos, folhetos e cartazes elaborados pela Coordenação Nacional e outros Institutos de Juventude, como o Anchietanum e a CAJU (Casa da Juventude Pe. Burnier).

Semana da Juventude

Há os encontros regionais, nacionais e os paróquias. Na diocese de São Miguel Paulista ocorre o encontro chamado Semana da Juventude que conta com grupos do setor de Ermelino Matarazzo, onde formulam teatro e pregações de temas específicos, esse evento acontece 1 ou 2 vezes ao ano (janeiro e/ou julho ou conjuntamente a semana que antecede o DNJ - última semana de Outubro).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil cnbb.org.br.. Página visitada em 27 de dezembro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.