Pedro Crisólogo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
São Pedro Crisólogo
Bispo de Ravena,
Confessor e Doutor da Igreja
Nascimento  ?406 em Ímola
Morte 2 de Dezembro de 451 (45 anos) em Ímola
Festa litúrgica 30 de julho
Gloriole.svg Portal dos Santos

Pedro Crisólogo (n. Ímola, 406 - f. Ímola, 2 de Dezembro de 451) foi um convertido à fé cristã em adulto. Diácono e sacerdote, e feito bispo de Ravena em 433 pelo Papa Sisto III.

Mostrou-se bom pastor, prudente e sem ambiguidades doutrinais1 . Combateu o paganismo e a heresia monofisista (a qual afirmava Jesus ter apenas uma só natureza, e não a misteriosa união da natureza Divina e Humana), encorajou reformas, construiu numerosas igrejas e altares na sua diocese. Pregador ímpar, com magnífico dom da palavra, recebeu o nome Crisólogo que significa palavra de ouro.

Sobrevivem 176 dos seus sermões, versando a Encarnação, o Credo, o lugar da Virgem Maria e de São João Batista no plano da salvação, etc.

A imperatriz Gala Placídia teve-o como conselheiro e amigo2 .

Foi proclamado Doutor da Igreja em 1729 pelo Papa Bento XIII.

O seu dia festivo é 30 de Julho.

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um santo, um beato ou um religioso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.