Alberto Magno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Santo Alberto Magno, O.P.
Afresco de Alberto Magno, 1352, Treviso, Itália
Bispo de Regensburgo e
Doutor da Igreja (Doctor Universalis)
Nascimento 1193 ou 1206 em Lauingen, Baviera, Alemanha
Morte 15 de novembro de 1280 em Colónia, Alemanha
Veneração por Igreja Católica
Beatificação 1622
Canonização 1931 por Papa Pio XI
Festa litúrgica 15 de novembro
Padroeiro cultores das ciências naturais, cientistas, filósofos, médicos, estudantes
Gloriole.svg Portal dos Santos

Albrecht von Bollstädt OP (latim: Albertus Magnus), conhecido como santo Alberto Magno ou Alberto de Colônia, foi um frade dominicano, filósofo, teólogo, naturalista, químico e alquimista germânico. Professor renomado no século XIII, foi mestre de Tomás de Aquino.

Bispo de Regensburgo e Doutor da Igreja, tornou-se famoso por seu vasto conhecimento e por sua defesa da coexistência pacífica da ciência e da religião. É considerado o maior filósofo e teólogo alemão da Idade Média e foi o primeiro intelectual medieval a aplicar a filosofia de Aristóteles no pensamento cristão.

Adorava a filosofia de Sao Tomás de Aquino, era seguidor crescente dele e juntos eram irmãos. Alguns historiadores, ainda, diziam que eram irmãos gêmeos, o que ainda não se sabe confirmar, aliás, nasceram do mesmo pai. Nasceu na Baviera, possivelmente no ano de 1193 ou 1206, numa família militar que desejava para ele uma carreira militar ou administrativa. Mas, após concluir os seus estudos em Pádua e em Paris, optou por seguir o sacerdócio, entrando na Ordem de São Domingos. Devido à sua crescente fé em Deus e em Jesus Cristo e à sua dedicação à Ordem, foi promovido a superior provincial e mais tarde, nomeado Bispo pelo Papa.

Monumento a Alberto Magno, em Colônia.

Alberto dominava bem a Filosofia e a Teologia, matérias em que teve Tomás de Aquino como discípulo, e mostrou também grande interesse pelas ciências naturais, ao ponto de dispensar o episcopado, com a autorização papal, para prosseguir os seus estudos com tranquilidade. Ocupou-se de várias áreas de conhecimento - mecânica, zoologia, botânica, meteorologia, agricultura, física, química, tecelagem, navegação e mineralogia - inserindo esses conhecimentos na sua busca da santidade e do equilíbrio entre e razão, afirmando que sua intenção última era conhecer a ciência de Deus. Sua obra escrita está contida em 22 grossos volumes.

Morreu em Colónia, no ano de 1280, proclamado Doutor da Igreja e patrono dos cultores das ciências naturais.

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um santo, um beato ou um religioso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alberto Magno
Commons
O Commons possui multimídias sobre Alberto Magno
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Alberto Magno
Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Alberto Magno

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o:
Portal de Filosofia
Wikipedia-pt-hist-cien-logo.png Portal de história da ciência. Os artigos sobre história da ciência, tecnologia e medicina.