Portugália Airlines

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
PGA Portugália Airlines
IATA
NI
ICAO
PGA
Indicativo de chamada
Portugália
Fundada em 1988
Principais centros
de operações
Aeroporto de Lisboa
Outros centros
de operações
Aeroporto Francisco Sá Carneiro
Programa de milhagem TAP Victoria
Serviço VIP -
Aliança comercial
Frota 14 aeronaves
Destinos Domésticos e Internacionais (Espanha, Marrocos e França) localidades
Companhia
administradora
TAP Portugal
Sede Lisboa, Portugal
Pessoas importantes Fernando Pinto (Presidente da TAP Portugal)
Sítio oficial www.portugalia-airlines.pt

A PGA - Portugália Airlines (Companhia Portuguesa de Transportes Aéreos S.A.), também conhecida simplesmente por Portugália, ou PGA é uma companhia aérea com base em Lisboa, Portugal. A companhia aérea regional opera voos domésticos e internacionais de Lisboa e Porto, predominantemente para cidades de Espanha, França e Marrocos. Desde 2001, a Portugália foi reconhecida pela Skytrax, como Melhor Companhia Aérea Regional da Europa até 2007, ano em que foi completamente integrada na TAP Portugal como companhia subsidiária de cariz mais regional.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A PGA - Portugália Airlines foi criada a 25 de Julho de 1988, mas apenas dois anos mais tarde deu início à actividade, devido ao atraso da liberalização do transporte aéreo em Portugal. O primeiro voo foi realizado a 7 de Julho de 1990, de Lisboa para Porto. No mesmo dia a companhia voou para Faro. Os seus voos internacionais começaram em Junho de 1992.

Em 1993, a Portugália apresentou lucros, depois dos prejuízos esperados nos primeiros anos de actividade. Dois anos depois a transportadora possuía já uma frota de seis aviões Fokker F100, tendo adquirido oito Embraer ERJ-145 no final da década de 1990.

Em 2001 a Portugália foi eleita pela Skytrax, uma empresa inglesa dedicada à qualidade de serviços na aviação, como a Melhor Companhia Aérea Regional da Europa, feito que repetiu nos anos seguintes.

Em Março de 2005, foi assinado um acordo de code-share entre a PGA e a Air Europa. Na sequência deste acordo, a Air Europa, passou a incluir o seu código em todos os voos operados pela Portugália entre Portugal e Espanha. O código da PGA passa por sua vez a figurar nos voos operados pela Air Europa com destino às ilhas Baleares, Canárias, Santiago de Compostela, Roma e Varsóvia.

A 6 de Novembro de 2006, a TAP Portugal anunciou o seu interesse em adquirir a PGA - Portugália Airlines, como sua subsidiária. No entanto, o processo de aprovação por parte das Autoridades da Concorrência prolongou-se durante meses, e o negócio apenas foi dado como concluído em Junho de 2007. A Portugália continua a operar com as mesmas cores, embora tenha perdido a rede comercial própria, uma vez integrada no grupo TAP.

A Portugália iria tornar-se membro da aliança SkyTeam em 2008, no entanto, uma vez que a companhia aérea regional foi adquirida pela TAP Portugal, membro da rede Star Alliance, os planos ficaram sem efeito.

"Integração no Grupo TAP

Em meados de 2007, a PGA integra o Grupo TAP e assume um novo modelo de negócio. A Companhia deixa de trabalhar autonomamente no mercado regional, passando a trabalhar, dentro de uma lógica de Grupo, como provedora de capacidade de voo através do aluguer das aeronaves à TAP.

A aquisição da PGA veio reforçar a posição competitiva da TAP com o aproveitamento de recursos já existentes e de sinergias várias, traduzindo-se no crescimento e melhor oferta no âmbito da rede do Grupo. Com a participação da PGA nas operações TAP, ganha corpo o hub do Porto. Apesar da existente relação contratual, PGA e TAP são empresas independentes que mantêm a identidade jurídica dentro do mesmo Grupo." Fonte:http://www.portugalia-airlines.pt

Serviços[editar | editar código-fonte]

Até Junho de 2007, a Portugália efectuava voos para os seguintes destinos:

Frota[editar | editar código-fonte]

Aeronaves Total Passageiros
(Executiva/Económica)
Rotas Notas
Embraer ERJ-145 8 49 Voos Domésticos e Internacionais
Fokker 100 6 99 Voos Domésticos e Internacionais
ATR 42-600 2 46 Voos Domésticos e Internacionais (a receber a 1 de Julho de 2014)[2]
Número total de aeronaves 14

Prémios[editar | editar código-fonte]

Entidade País Prémio Ano
Skytrax Reino Unido Melhor Companhia Aérea Regional da Europa 2001
Skytrax Reino Unido Melhor Companhia Aérea Regional da Europa 2002
Skytrax Reino Unido Melhor Companhia Aérea Regional da Europa 2003
Skytrax Reino Unido Melhor Companhia Aérea Regional da Europa 2004
Ministério do Turismo Portugal Medalha de Mérito Turístico - Grau Ouro 2004
Revista Take-Off Portugal Melhor Transportadora Portuguesa 2004
Skytrax Reino Unido Melhor Companhia Aérea Regional da Europa 2005
Skytrax Reino Unido Segunda Melhor Companhia Aérea da Europa 2005
Skytrax Reino Unido Melhor Tripulação de Cabine da Europa 2005
Aeroporto de Manchester Reino Unido Skyliner Track Keeping Accuracy 2005
Skytrax Reino Unido Melhor Tripulação de Cabine da Europa 2006
Skytrax Reino Unido Melhor Tripulação de Cabine do Sul da Europa 2007

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências