Roger Meddows-Taylor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Roger Taylor
Roger Taylor com o Queen em Frankfurt em 2005
Informação geral
Nome completo Roger Meddows-Taylor
Nascimento 26 de Julho de 1949 (65 anos) Dersingham, Norfolk (Inglaterra)
Gênero(s) Hard rock
Heavy metal
Ópera rock
Rock Psicodélico
Rock Progressivo
Instrumento(s) Percussão
Vocais
Bateria
Guitarra
Baixo
Teclados
Sintetizador
Período em atividade 1968 – atualmente
Afiliação(ões) Queen, Queen+Paul Rodgers, The Cross, Smile, Felix & Arty

Roger Meddows-Taylor, mais conhecido como Roger Taylor, (King´s Lynn, Norfolk, 26 de julho de 1949) é um músico, multi-instrumentista e backing vocal britânico, foi baterista e membro da banda Queen. É considerado um dos melhores e mais influentes bateristas de rock da década de 1970 e 80[1] . Como compositor, Taylor contribuiu com músicas de álbuns da banda, desde o começando a compor pelo menos uma faixa em cada álbum, geralmente cantou os vocais em suas próprias composições[2] . Ele também escreveu quatro sucessos da banda, "Radio Ga Ga", "A Kind of Magic","The Invisible Man" e "These Are The Days of Our Lives"[3] [4] .

Roger toca vários instrumentos, incluindo guitarra, baixo e teclado, como pode ser ouvido em seu álbum de estreia solo em que ele tocou todos os instrumentos e cantou todos os vocais. Ele já tocou com artistas como Eric Clapton, Roger Waters, Roger Daltrey,Slash, Robert Plant, Phil Collins, Genesis, Jimmy Nail, Elton John, Gary Numan, Shakin' Stevens, Foo Fighters, Al Stewart,Axl Rose, Steve Vai, Yoshiki Hayashi, Cher e Bon Jovi. Como produtor, ele produziu álbuns de Virginia Wolf, Jimmy Prego e Magnum. Ele atualmente reside em Guildford, Surrey.

Biografia[editar | editar código-fonte]

A história musical de Roger inicia-se aos oito anos quando ganhou um Ukelele, uma guitarra havaiana, onde aprendeu sozinho os primeiros acordes[1] [5] .

Em maio de 1960, em troca de uma bolsa de estudos, Roger começou a cantar no coro da escola. No natal de 1961 o pai ofereceu-lhe um bombo e um tambor. Depois de ter tocado em algumas bandas, em 1967, Roger foi para Londres estudar biologia e conheceu Brian May e Tim Staffell formando o grupo Smile.

Ele é mais conhecido como baterista/percussionista da banda de rock Queen. Ele escreveu músicas para os álbuns do grupo desde o princípio, contribuindo com pelo menos uma faixa em cada álbum como: "I'm In Love With My Car", "Radio Ga Ga", "A Kind Of Magic", "Innuendo","The invisible Man", entre outras famosas canções.

Roger foi o primeiro integrante do Queen a desenvolver uma carreira solo em 1979 com o compacto "I Wanna Testify/Turn on the TV".

Após a morte de Freddie Mercury, em 1991 Roger gravou o single "Foreign Sand" com o ex-X-Japan Yoshiki, e regravou "Final Destination" do The Cross.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Roger namorou com Dominique com quem teve dois filhos Félix e Rory Eleanor. Após o rompimento com Dominique, Roger namorou com a modelo Deborah Leng com quem teve tres filhos: Rufus Tiger, Tiger Lilly e Lola Daise May.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns solo[editar | editar código-fonte]

  • Fun In Space (1981)
  • Strange Frontier (1984)
  • Happiness? (1994)
  • Electric Fire (1998)
  • Fun on Earth (2013)

Referências

  1. a b Rolling Stone – Issue 149 – 12 de junho de 1973
  2. Taylor Hawkins: Rhythm 2002. Fooarchive.com. (em inglês) Página visitada em 5 de junho de 2012.
  3. The Invisible Man Bechstein Debauchery. Visitado em 05 de junho de 2012. Cópia arquivada em 17 de dezembro de 2007.
  4. These Are the Days of Our Lives Bechstein Debauchery. Visitado em 05 de junho de 2012. Cópia arquivada em 17 de dezembro de 2007.
  5. Roger no themarchoftheblackqueen.piczo.com, (em inglês) Página visitada em 05 de junho de 2012

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Roger Meddows-Taylor

Roger Taylor estudou Odontologia e o Fredye Mercuri faleceu em 1991