Bail Organa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Senador Bail Organa)
Ir para: navegação, pesquisa
Bail Organa
Personagem de Star Wars
Nascimento Alderaan,67 BBY
Falecimento 0 BBY
Espécie Humano
Cabelo Negros
Olhos Castanhos
Afiliações Galactic senate.svg Senado Galáctico
Rebel Alliance logo.svg Aliança Rebelde
Interpretado por Jimmy Smits
Veículos Tantive IV
Projecto Cinema  · Portal Cinema

Senador Bail Prestor Organa1 é um personagem fictício da série Star Wars. Foi o Primeiro Presidente e Vice-rei de Alderaan, um herói da Guerra dos Clones, e o chefe da Casa Real de Alderaan. Um político, ele foi um Senador leal que comandou próximo ao próprio Chanceler Supremo Palpatine.

Guerras Clônicas[editar | editar código-fonte]

Um membro do Comité Legalista, Bail Organa estava profundamente preocupado com a estabilidade da República durante a crise Separatista. Ele percebeu que medidas drásticas eram exigidas se os Separatistas continuassem a empurrar a galáxia para a beira da guerra. Entretanto contra a sua recomendação, ele aguardou e assistiu enquanto poderes de emergência foram concedidos a Palpatine para salvar a República desta ameaça medonha.

Durante as Guerras Clônicas, ajudou o então Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi, o que o levou a adotar a filha rescém-nascida de Anakin Skywalker, ex-pupilo de Obi-Wan, e Padmé Amidala, senadora de Naboo, e que veio a ser a princesa Léia Organa.

Aliança Rebelde e Morte[editar | editar código-fonte]

Durante o período Imperial ele continuou servindo ao Senado como representante do povo de Alderaan até ser substituído por sua filha Léia. Neste perído foi peça fundamental na criação da Aliança Rebelde. Na Nova República foi considerado com o "Pai da Rebelião". Leia seguiu os passos políticos de Bail, tornando-se o membro mais jovem do Senado Imperial. Leia decidiu também apoiar a Aliança, usando a sua imunidade diplomática para contrabandear material e informações para os Rebeldes. Os Organas descobriram informações técnicas cruciais sobre a maior arma do Império, a Estrela da Morte.

Bail enviou a Leia numa missão para localizar Obi-Wan Kenobi e o recrutar para a Aliança a fim de ajudar a eliminar a Estrela da Morte. Leia falhou, e a sua missão foi eventualmente retomada por Luke Skywalker, quando encontrou a unidade R2-D2 (que continha a informação necessária para a destruição da estação bélica do Império) e o levou até Obi-Wan. Organa foi morto quando a Estrela da Morte destruiu Alderaan, aos olhos da própria Leia.

Referências[editar | editar código-fonte]