Speed Channel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Speed
Speed Channel
Tipo Canal de televisão por assinatura
País  Estados Unidos
Fundação Estados Unidos 1 de janeiro de 1996 (18 anos)
Austrália 1 de novembro de 2010 (4 anos)
América Latina: 3 de julho de 2005
Extinção Brasil abril de 2012
América Latina: 5 de novembro de 2012
Estados Unidos 17 de agosto de 2013
Austrália 2 de novembro de 2014
Pertence a News Corporation
Proprietário Fox Latin America
Sede Charlotte, Carolina do Norte
Slogan O canal da velocidade BR
Formato de vídeo 480i (SDTV)
Canais irmãos Fox, Fox Life, FX, National Geographic Channel, Fox Sports Brasil
Nome(s) anteriore(s) Speedvision

Speed Channel é um canal de televisão por assinatura americano pertencente a News Corporation lançado em 1 de janeiro de 1996. O canal tem sede na cidade de Charlotte, no estado de Carolina do Norte. A sua programação é composta por transmissões das provas automobilísticas da NASCAR, Grand-Am, além de várias outras categorias do automobilismo mundial. Também transmite programas especializados em automóveis.

No Brasil, todas as transmissões esportivas eram em português, sendo que alguns programas eram exibidos em inglês mas possuíam legendas em português.

História[editar | editar código-fonte]

O canal foi lançado no dia de ano novo de 1996 por Roger L. Werner Jr, E. Roger Williams, Nickolas Rhodes, Robert Scanlon, sob o nome Speedvision de propriedade da Cox Communications, Cabo Continental e AT&T. Sob sua gestão, Speedvision tornou-se a rede de cabo mais rápida em crescimento de todos os tempos.

No verão de 2001, a News Corporation de Rupert Murdoch comprou um terço da Speedvision. Em agosto de 2001, negociou a aquisição das ações de propriedade da Comcast e Cox, dando assim uma participação majoritária.

A Fox foi a rede como uma ferramenta para negociar os direitos televisivos para NASCAR que se dividiram com a NBC. O plano era para o canal para se tornar uma rede de 24 horas de NASCAR. Este plano foi finalmente arquivado no outono, devido à falta de vontade da gestão de Fox em transmitir as corridas no canal.

Em 11 de fevereiro de 2002, Speedvision foi relançado como Speed Channel. O primeiro programa do novo formato foi um programa especial de introdução. Este ano centra-se na pré-visualização da NASCAR Speedweeks 2002.

Speed HD é o mesmo canal, mas em alta definição ou HD. Foi lançado no dia 8 de fevereiro de 2008. A DirecTV foi um dos primeiros a trazer este novo canal. A Dish Network lançou o Speed HD em 8 de maio de 2009.

Continuação no Brasil[editar | editar código-fonte]

Durante a coletiva do dia 23 de janeiro de 2012, a FOX Latin American Channels do Brasil afirmou que o canal Speed continuaria a existir, e que o canal FOX Sports seria um novo canal, mas apenas 2 operadoras continuariam com o Speed em seu line-up: ViaCabo e Sim TV.

Após as operadoras NET e Claro TV terem anunciado a troca do canal Speed pelo Fox Sports, isso reforçou o possível fim do canal no Brasil.

Extinção do canal[editar | editar código-fonte]

O canal foi extinto no Brasil em abril de 2012 (sendo substituído gradativamente pelo Fox Sports), no resto da América Latina, em 5 de novembro de 2012 (substituído pelo Fox Sports 3), nos Estados Unidos em 17 agosto de 2013 (para dar lugar ao Fox Sports 1) e na Austrália, em 2 de novembro de 2014 (substituído pelo Fox Sports 4).

Distribuição[editar | editar código-fonte]

O canal foi um dos principais canais de satélite e cabo de rede digital nos Estados Unidos e ainda está presente em algumas pequenas operadoras do país. Lá, o canal fez parte dos canais básicos. Atualmente está disponível no Canadá, Caribe e Porto Rico. Foi descontinuado na América Latina, no Brasil e na Austrália.

A Cobertura de corridas, em especial as de Fórmula 1, é por vezes sujeita a blackout fora dos Estados Unidos. Na primavera de 2006, O Speed ​​lançou Velocidade Mobile, aonde os fãs podiam baixar ringtones e wallpapers móveis feitos pelo canal.

Equipe do Canal (no Brasil)[editar | editar código-fonte]

  • Sergio Lago
  • Roberto Figueroa
  • Thiago Alves

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.