Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S/A

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de TBG)
Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil
Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S/A
Fundação 1997 (27 anos)
Sede Brasil Rio de Janeiro, RJ
Website oficial Site oficial

A Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A. (TBG) é uma sociedade anônima de capital fechado, com sede na cidade do Rio de Janeiro. É a proprietária e a operadora, em solo brasileiro, do Gasoduto Bolívia-Brasil.

A sociedade tem como acionistas a Petrobras (51%), a BBPP Holdings (29%), a Yacimientos Petroliferos Fiscales Bolivianos — YPFB (19,88%) e Corumbá Holding S.À.R.L (0,12%).[1] A BBPP Holdings, por sua vez, tem seu capital igualmente dividido por três outros grupos empresariais: British Gas Americas Inc., El Paso Energy e Broken Hill Proprietary Company (BHP)[2].

Em julho de 2019, a Petrobras assinou Termo de Compromisso de Cessação que prevê a venda do controle da TBG até 2021. A TBG é a última grande transportadora de gás ainda controlada pela Petrobras[3].

O Gasoduto da TBG, com 2 593 km de extensão, transporta o gás natural que vem da Bolívia até o mercado brasileiro, passando por 136 municípios de cinco estados: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Fundação[editar | editar código-fonte]

A TBG foi fundada em 18 de abril de 1997, para empreender a construção do lado brasileiro do enorme gasoduto e começar a operá-lo em um prazo pequeno. Na Bolívia, formou-se a empresa Gas TransBoliviano S.A. (GTB).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Composição Acionária - TBG». www.tbg.com.br. Consultado em 24 de setembro de 2023 
  2. «BBPP Holdings Ltda». Gulf Oil & Gas. Consultado em 26 de julho de 2020 
  3. «Petrobras vai vender a TBG até 2021; veja os detalhes do acordo com o Cade». epbr. 8 de julho de 2019. Consultado em 26 de julho de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa de transportes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.