Veliky Novgorod

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde abril de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Veliky Novgorod
Великий Новгород
Vista de Veliky Novgorod
Bandeira oficial de Veliky Novgorod
Brasão oficial de Veliky Novgorod
Bandeira Brasão
Coordenadas 58° 31' N 31° 17' E
País Rússia
Óblast Novgorod
Área  
  Total 90,08 km²
Website: www.adm.nov.ru

Veliky Novgorod (em russo: Великий Нóвгород, "Cidade Nova, a Grande" (também habitualmente, mas não oficialmente, a cidade é chamada Novgorod, em russo: Нóвгород, "Cidade Nova"), é uma cidade da Federação Russa situada a 155 km a sudeste de São Petersburgo e a 552 km a noroeste de Moscovo.

A cidade foi construída nas margens do rio Volkhov, depois da passagem pelo lago Ilmen, sendo mencionada pela primeira vez em 856. Capital do Óblast de Novgorod, tem cerca de 232.000 a 200.000 habitantes (censo de 2004).

Foi, com Moscovo e Kiev, uma das cidades da Europa de Leste mais importantes durante a Idade Média. Aquando da chegada dos mongóis à Rússia foi o último principado que escapou ao seu domínio.

O asteróide 3799 Novgorod homenageia esta cidade.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Imagem: Monumentos Históricos de Novgorod e Arredores A cidade de Veliky Novgorod inclui o sítio Monumentos Históricos de Novgorod e Arredores, Património Mundial da UNESCO. Welterbe.svg