Veliky Novgorod

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde abril de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Veliky Novgorod
Великий Новгород
Vista de Veliky Novgorod
Bandeira oficial de Veliky Novgorod
Brasão oficial de Veliky Novgorod
Bandeira Brasão
Coordenadas 58° 31' N 31° 17' E
País Rússia
Óblast Novgorod
Área  
  Total 90,08 km²
Website: www.adm.nov.ru

Veliky Novgorod (em russo: Великий Нóвгород, "Cidade Nova, a Grande" (também habitualmente, mas não oficialmente, a cidade é chamada Novgorod, em russo: Нóвгород, "Cidade Nova"), é uma cidade da Federação Russa situada a 155 km a sudeste de São Petersburgo e a 552 km a noroeste de Moscovo.

A cidade foi construída nas margens do rio Volkhov, depois da passagem pelo lago Ilmen, sendo mencionada pela primeira vez em 856. Capital do Óblast de Novgorod, tem cerca de 232.000 a 200.000 habitantes (censo de 2004).

Foi, com Moscovo e Kiev, uma das cidades da Europa de Leste mais importantes durante a Idade Média. Aquando da chegada dos mongóis à Rússia foi o último principado que escapou ao seu domínio.

O asteróide 3799 Novgorod homenageia esta cidade.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Imagem: Monumentos Históricos de Novgorod e Arredores A cidade de Veliky Novgorod inclui o sítio Monumentos Históricos de Novgorod e Arredores, Património Mundial da UNESCO. Welterbe.svg