William Jennings Bryan
| William Jennings Bryan | |
|---|---|
| 41º Secretário de Estado dos Estados Unidos | |
| Mandato | 5 de abril de 1913 a 9 de junho de 1915 |
| Presidente | Woodrow Wilson |
| Antecessor(a) | Philander C. Knox |
| Sucessor(a) | Robert Lansing |
| Membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos pelo 1º distrito de Nebraska | |
| Mandato | 4 de março de 1891 a 3 de março de 1895 |
| Antecessor(a) | William James Connell |
| Sucessor(a) | Jesse Burr Strode |
| Vida | |
| Nascimento | 19 de março de 1860 Salem, Illinois, |
| Falecimento | 26 de julho de 1925 (65 anos) Dayton, Tennessee, |
| Progenitores | Mãe: Mariah Jennings Pai: Silas Bryan |
| Alma mater | Illinois College Union College of Law |
| Esposa | Mary Baird Bryan |
| Partido | Democrata |
| Religião | Presbiterianismo |
| Profissão | Advogado |
| Assinatura | |
William Jennings Bryan (Salem, 19 de março de 1860 – Dayton, 26 de julho de 1925), advogado e político dos Estados Unidos. Foi Secretário de Estado dos Estados Unidos da América.
Membro do Partido Democrata, foi candidato à presidência dos Estados Unidos em três ocasiões: nas eleições de 1896, de 1900 e de 1908. Em todas foi derrotado pelos candidatos do Partido Republicano, primeiro por William McKinley e depois por William Howard Taft.
Foi o acusador e testemunha principal no "Julgamento do Macaco", no qual se acusou o mestre-escola John Thomas Scopes de ensinar a teoria da evolução aos seus alunos.
Alguns escritores norte-americanos1 defenderam que Willian J. Bryan inspirou o personagem Leão Covarde do livro "O Maravilhoso Mágico de Oz". Supõe-se que o próprio autor da obra, L.Frank Baum, era um adepto do extinto Partido Populista norte-americano. O Leão Covarde da obra de ficção, a figura mais aterrorizadora da floresta, a autoridade, o rei dos animais, escondia que era um medroso. Bryan tinha um pouco disso, pois era a principal figura de renome do Partido Populista. Tinha um grande dom para oratória, era carismático e muito persuasivo. Mas na hora de disputar a eleição para presidente dos EUA, não mostrava a mesma força. Foram cinco candidaturas para presidente, sendo derrotado em todas essas eleições, inclusive na última que disputou pelo Partido Democrata. O Leão de "O Mágico de Oz", seria uma sátira, uma paródia a Bryan, fora o fato de defenderem que o próprio enredo seria uma alegoria do Partido Populista norte-americano, com Frank Baum indiretamente idealizando as doutrinas do Partido.
Referências
- ↑ John G. Geer and Thomas R. Rochon, "William Jennings Bryan on the Yellow Brick Road," The Journal of American Culture Volume 16 Issue 4, (Jun 2004) Pages 59 - 63