Hamilton Fish

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hamilton Fish
26º Secretário de Estado dos Estados Unidos
Período de governo 17 de março de 1869
a 12 de março de 1877
Presidente Ulysses S. Grant
Antecessor(a) Elihu B. Washburne
Sucessor(a) William M. Evarts
Senador dos Estados Unidos
por Nova Iorque
Período de governo 1 de dezembro de 1851
a 3 de março de 1857
Antecessor(a) Daniel S. Dickinson
Sucessor(a) Preston King
16º governador de Nova Iorque Flag of New York (1778-1901).svg
Período de governo 1 de janeiro de 1849
a 31 de dezembro de 1850
Vice-governador George W. Patterson
Antecessor(a) John Young
Sucessor(a) Washington Hunt
24º vice-governador de Nova Iorque Flag of New York (1778-1901).svg
Período de governo 1 de janeiro de 1848
a 31 de dezembro de 1848
Governador John Young
Antecessor(a) Albert Lester (interino)
Sucessor(a) George W. Patterson
Membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos pelo 6º distrito de
Nova Iorque
Período de governo 4 de dezembro de 1843
a 3 de março de 1845
Antecessor(a) James G. Clinton
Sucessor(a) William W. Campbell
Vida
Nascimento 3 de agosto de 1808
Nova Iorque, Nova Iorque,
 Estados Unidos
Morte 7 de setembro de 1893 (85 anos)
Garrison, Nova Iorque,
 Estados Unidos
Progenitores Mãe: Elizabeth Stuyvesant
Pai: Nicholas Fish
Dados pessoais
Alma mater Columbia College
Esposa Julia Kean Fish
Partido Republicano (1860–1893)
Whig (1834–1860)
Religião Episcopalismo
Profissão Advogado
Assinatura Assinatura de Hamilton Fish

Hamilton Fish (Nova Iorque, 3 de agosto de 1808 – Garrison, 7 de setembro de 1893) foi um advogado e político norte-americano que serviu como o 16º governador de Nova Iorque, Senador e 26º Secretário de Estado. Fish é considerado um dos melhores Secretários de Estado da história do país, conhecido por seus esforços sensatos e reformistas durante a administração de Ulysses S. Grant. Ele resolveu a controversa questão da embarcação CSS Alabama com o Reino Unido através do desenvolvimento do conceito de arbitragem internacional. Ao friamente cuidar do incidente com o navio Virginius, Fish impediu que os Estados Unidos entrassem em guerra contra a Espanha por causa da independência de Cuba. Em 1875, ele começou a negociar um tratado de troca recíproca com os habitantes do Havaí, abundantes em açúcar, iniciando o processo para transformar o aquipélogo em um estado. Fish organizou uma conferência e tratado de paz em Washington, D.C. entre países sul-americanos e a Espanha. Ele também trabalhou com John Milton Turner, o primeiro consul afro-americano, para encerrar a guerra dos libérios com o povo grebo. O presidente Grant afirmou que Fish era a pessoa que ele mais confiava para conselhos políticos.

Fish nasceu em uma rica família de Nova Iorque e estudou no Columbia College, na Universidade Columbia. Pouco depois de se formar, ele trabalhou como comissário de ação e tentou, sem sucesso, ser eleito para a Assembleia Legislativa de Nova Iorque em 1834 pelo Partido Whig. Após casar-se, Fish voltou para a política e foi eleito para a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Ele concorreu a vice-governador em 1846, mas perdeu para o candidato Democrata. Quando o cargo ficou vago em 1847, ele foi eleito. No ano seguinte ele concorreu a governador e foi eleito, servindo um mandato. Em 1851, Fish elegeu-se senador e também serviu um mandato. Ele ganhou grande experiência ao atuar no Comitê de Relações Exteriores. Fish entrou para o Partido Republicano quando o Whig se dissolveu. Sobre a escravidão, ele era um moderado que desaprovou o Ato de Kansas-Nebraska e a expansão da escravidão.

Depois de viajar pela Europa, Fish voltou para os Estados Unidos e apoiou Abraham Lincoln como candidato a presidente em 1860. Durante a Guerra de Secessão, ele arrecadou dinheiro para o esforço de guerra da União e serviu na comissão presidencial para a troca de prisioneiros entre a União e os Estados Confederados da América. Quando a guerra acabou ele voltou a advocacia e acreditou-se que havia aposentado-se da política. Quando Grant foi eleito presidente em 1868, Fish foi nomeado Secretário de Estado no ano seguinte. Ele assumiu o Departamento de Estado com vigor, reorganizou o cargo e estabeleceu uma reforma do serviço civil. Fish, em seu mandato de oito anos, teve de lidar com a beligerância cubana, o fim da crise do Alabama, disputas com o Canadá sobre as fronteiras, e o incidente do Virginius. Ele implementou o conceito de arbitragem internacional, onde as disputas entre países eram resolvidasa pela diplomacia e não pela guerra. Fish envolveu-se na disputa entre o senador Charles Summer e a tentativa mal sucedida do presidente Grant em anexar a República Dominicana. Ele organizou uma expansão naval e em 1871 tentou abrir negociações de comércio com a Coreia. Ao sair do cargo em 1877, Fish voltou a vida privada e participou de várias organizações históricas. Seus descendentes serviriam na Câmara dos Representantes por três gerações. Ele morreu em 1893.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Hamilton Fish
Ícone de esboço Este artigo sobre um político dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.