Witness Lee

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
WitnessLeeSpeakingOct1987TaipeiTaiwan.jpg

Witness Lee (李常受 Lǐ pinyin: Chángshòu) (Chefoo, 1905Anaheim, 9 de Junho de 1997) nasceu em Chefoo, Província de Shandong, na China, em 1905. Se tornou um cristão em 1925, participando inicialmente de agrupamentos pentecostais e dos Irmãos Unidos (United Brethren), aderindo mais tarde ao ministério do conhecido cristão chinês Watchman Nee. Convidado por W. Nee, Witness Lee mudou-se para Xangai onde trabalharam juntos em cooperação. Em 1933, Lee transformou-se num cooperador de tempo integral de Watchman Nee. Na década de 1940, com o avanço do Comunismo na China, Witness Lee foi enviado por Watchman Nee para Taiwan para continuar ali o ministério. Durante os anos 50, Lee trabalhou também com Theodore Austin-Sparks, com quem teve conferências em Taiwan em 1955 e 1957.

Em 1948, Lee estendeu o ministério de Taiwan até cidades na Malásia e na Indonésia. Em 1950, o ministério chegou em Manila, em 1957 foi a vez do Japão, em 1958 foi a vez dos Estados Unidos e um ano depois o ministério chegou ao Brasil. Mais tarde, em 1963 o ministério de Lee chegou ao Canadá, em 1965 na Coréia do Sul, em 1970 na Nova Zelândia e Austrália, na Alemanha e na Nigéria em 1971 e em Gana no ano de 1972.

Segundo o testemunho defendido por Witness Lee e, antes dele, por Watchman Nee, Deus estaria hoje restaurando Suas verdades contidas na Bíblia e que ao longo dos séculos foram sendo perdidas ou deturpadas. Esta restauração teria começado principalmente através dos ministérios de Martinho Lutero e dos protestantes do séc. XVI, continuando com, dentre muitos outros, Madame Guyon, o Conde Zinzendorf, John Nelson Darby, os Irmãos Unidos na Inglaterra e mais recentemente Watchman Nee. W. Lee se incluía ele mesmo no rol destes restauradores, parecer defendido por muitos dos seus seguidores, e acreditava que uma das principais razões porque Deus o teria levantado e, antes dele, a Watchman Nee, foi para ajudar a restaurar a unidade de todos os crentes em Cristo e a expressão prática dessa unidade, ou seja, as igrejas locais (ex.: a igreja em Jerusalém, a igreja em Corinto, a igreja em Los Angeles, etc.), defendendo que todo agrupamento cristão deveria se fundar na base da localidade (cidade) para não se constituir em mais uma facção ou divisão.

Lee visitou os Estados Unidos em 1958 e 1960. Ele começou a reunir-se com um número de crentes em Los Angeles, San Francisco e Nova Iorque. Em 1962, Witness Lee retornou aos Estados Unidos e fixou lá a sua residência, ajudando mais ainda o estabelecimento da igreja local em Los Angeles. Ele estabeleceu em 1965, a Stream Publishers que depois tornou-se a Living Stream Ministry, em Anaheim, Califórnia que foi um veículo de circulação das mensagens gravadas por ele e por Watchman Nee. Ele ministrou muitíssimas conferências, principalmente nos EUA e na Ásia. Witness Lee morreu em 1997, na cidade de Anaheim, sul de Los Angeles, Califórnia, tendo mantido até o fim de sua vida um testemunho cristão impressionante.

Obras[editar | editar código-fonte]

Traduções dos livros de Witness Lee no Brasil, até recentemente, eram publicados pela Editora Árvore da Vida, sendo os mais conhecidos:

Estudos-vida da Bíblia[editar | editar código-fonte]

Livros escritos por Lee que mostram o que, segundo a ele era revelado a respeito do encargo de Deus nos livros da Bíblia, mostrando os recursos espirituais desses livros.

Versão Restauração[editar | editar código-fonte]

A Versão Restauração é uma abordagem dos livros da Bíblia estruturada sob quatro itens principais:

  • esboços (que fornecem uma visão geral de cada livro);
  • notas de rodapé (comentários minuciosos sobre a maioria dos versículos, e compõe a parte mais substancial da obra);
  • referências cruzadas (referências marginais remetendo um versículo a diversos outros, sincronizando-o não apenas a um texto semelhante em outro endereço bíblico, mas, principalmente, ligando a revelação sobre aquele determinado assunto ou palavra);
  • o texto bíblico propriamente dito, com a proposta de ser mais próximo do original grego.

Atualmente o Novo Testamento inteiro na versão restauração ja foi traduzido para o português. Em espanhol se encontra uma edição para todo Novo Testamento e em inglês uma edição composta de toda a Bíblia. Tanto a edição em espanhol como a inglesa são publicações do Living Stream Ministry.

Das notas de rodapé pode-se dizer que é uma fantástica coletânea do que tem de melhor e genuíno dos cristãos que viveram por volta de 500 anos atrás e receberam a restauração de Deus, a partir de Martinho Lutero, com a "Justificação pela fé", até o século XX com irmão Watchman Nee, o irmão Witness Lee e tantos outros que se dispuseram a negar sua vida da alma. Sendo uma versão prática, os estudos estão resumidos e selecionados ao ponto de abrir o entendimento do leitor, sem precisar correr atrás de livros, enciclopédias para obter tal conhecimento.

Biografia de Watchman Nee[editar | editar código-fonte]

Nesse livro, Witness Lee conta a vida de Watchman Nee e relata sua experiência na época em que conviveu com ele.

A peculiaridade, a generalidade e o sentido prático da vida da igreja[editar | editar código-fonte]

Em tal livro é abordado os aspectos peculiares, gerais e práticos da Igreja, segundo a revelação divina da unidade da Igreja que ele teria recebido.

"Na verdade todas as igrejas são locais por natureza e plano de Deus. Ninguem consegue mudar essa realidade; não importa o tamanho de numa cidade todos os crentes ali residentes são indisoluvelmente a igreja naquela cidade, a única igreja. Tudo que se faça contra isso não importa as explicações que se possam dar, é maligno, e será reprovado pelo Senhor."

Todo cristão, nascido de Deus, em uma cidade é sim a igreja local, porém isto não é suficiente, estes precisam do único falar, e do ministério saudável que os promova unanimidade, que os tornem "um" na pratica. As denominações, por estarem divididas já manifestam que não há acordo, pois estão centradas em doutrinas específicas, bíblicas sim, mas coisas que não contribuem para uma mudança, uma restauração, dai vem o nome, restauração, que é justamente sermos restaurados. Uma pratica saudável é ler a versão restauração, dai então você mesmo testificará quão saudável, quão maravilhoso e que oportunidade nós temos para sermos restaurados. Nós precisamos das palavras que nos saram, que nos remova da falsa religiosidade e nos traga Cristo, somente, como desfrute, como prazer e como vida, como um dispensar maravilhoso do Senhor a nós. Esta é a nossa realidade, é a realidade da igreja, dos santos, é santa, é distinta, é única, é diferente, é notável.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Witness Lee