Rick Bonadio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rick Bonadio
Rick Bonadio
Rick Bonadio em 2016.
Nome completo Ricardo Bonadio
Conhecido(a) por Creuzebeck
Nascimento 21 de junho de 1969 (54 anos)
São Paulo, SP[1]
Carreira musical
Gênero(s)
Instrumento(s)
Gravadora(s) Arsenal Music, Midas Music
Afiliações

Ricardo "Rick" Bonadio (São Paulo, 21 de junho de 1969) é um produtor musical, compositor, empresário e multi-instrumentista brasileiro. A banda Mamonas Assassinas, do qual ele foi produtor, chamava-o carinhosamente de Creuzebeck.[2]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Iniciou sua carreira nos anos 1980 como músico, tendo aberto em seguida um pequeno estúdio chamado Bonadio Produções. Em 1989, juntou-se a Fernando Araújo, onde fizeram uma dupla de rap, Rick & Nando, lançando um disco de vinil no mesmo ano, considerado um dos primeiros discos de rap do Brasil.

Nos anos 90 começou a se destacar trabalhando com músicos do rock cristão, como a banda Katsbarnea e seu vocalista, Brother Simion. Em 1991, trabalhou como tecladista e engenheiro de som no disco Vida, Jesus & Rock'n'Roll, da banda Resgate. Nesta época, foi pela primeira vez produtor, no disco Brother, de Brother Simion, considerado o 41º maior álbum da música cristã brasileira.[3][4]

Anos mais tarde, foi o produtor que descobriu, produziu e empresariou o fenômeno Mamonas Assassinas, e desde então tornou-se um dos produtores musicais mais requisitados do Brasil. Com a banda, recebeu o apelido de Creuzebek.[5] Bonadio também, por vários anos, trabalhou em parceria com os produtores Paulo Anhaia e Rodrigo Castanho.

Logo depois lançou e produziu a banda Charlie Brown Jr., e seguiu trabalhando em seu estúdio com artistas multinacionais da música no Brasil.

Além de produtor musical e compositor, também foi jurado do programa Popstars, no SBT, exibido em duas temporadas. Na primeira, exibida em 2002, foi formada a banda pop feminina Rouge, extinta no fim de 2005. A segunda temporada, exibida em 2003, revelou a banda pop masculina Br'oz. Ainda na televisão, é produtor musical do quadro Olha a Minha Banda, do Caldeirão do Huck, onde ajuda bandas iniciantes a alcançarem o estrelato.

Entre 1998 e 2002, Bonadio foi diretor geral e artístico da divisão brasileira da gravadora Virgin Records, cuja operação brasileira foi posteriormente absorvida pela EMI Music. Em 2001, pouco antes de deixar o cargo, criou a gravadora e produtora Arsenal Music, responsável por bandas como Fresno, NxZero, Tihuana, CPM 22 e Hateen, entre outras. O catálogo da gravadora foi distribuído pela Sony Music entre 2001 e 2005, quando a operação foi assumida pela Universal Music.

Em 2011, foi jurado do programa Ídolos, da RecordTV, junto de Luiza Possi e Marco Camargo, chegando a ser responsável pela produção e composição dos álbuns do grupo Rebeldes, originário da novela Rebelde, exibida pela emissora. Em 2012, vende definitivamente a Arsenal Music para a Universal Music, transferindo os artistas para lá e dando fim a gravadora. No mesmo ano, cria sua nova gravadora própria, a Midas Music. Em 2013, estreou o reality show musical Fábrica de Estrelas, no Multishow, que mostrava o dia a dia do produtor, seus trabalhos com grandes artistas e também uma disputa entre novas cantoras para a formação de uma girlband, o grupo Girls.

Em 2016, foi jurado e produtor da versão brasileira do programa X Factor. Atualmente, é diretor geral da gravadora Midas Music e do Estúdio Midas, um dos maiores estúdios da América Latina.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Filho de uma costureira e de um dono de loja de autopeças, Rick foi casado com Suseth Marcellon, com quem tem dois filhos, Gabriela e Leonardo. Atualmente é casado com a coreógrafa Paula Peixoto Bonadio. Em 23 de novembro de 2019, nasceu Eva a primeira filha do casal.

Produções[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Faixas individuais[editar | editar código-fonte]

Ano Artista Faixas Álbum
2012 Da Lou "A Noite"
2013 Fernando & Sorocaba "Voa, Voa"
Rouge "Tudo é Rouge"
"Tudo Outra Vez"
Negra Li & Luciana Andrade "Monkey See Monkey Do"
Fiuk "Eu Não Sou Normal" (part. Thiaguinho) Vira-Lata
"Pra Começar" (part. Rappin Hood)
Di Ferrero & Manu Gavassi "HashTag"
Sambô "Ligação"
Luiza Possi "Letra e Música" (part. Projota) Dois (Com)Passos
Lorenzo Carvalho "Understand?" (part. Girls)
2018 Vitor Kley "O Sol" Adrenalizou

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão
Ano Título Papel Nota
2002–03 Popstars Jurado / Mentor
2008–09 Caldeirão do Huck Jurado / Mentor Quadro: Olha a Minha Banda
2011 Ídolos Jurado / Mentor Temporada 6
2012 Rebeldes para Sempre Ele mesmo Especial de fim de ano
2013 Fábrica de Estrelas Jurado / Mentor
2016 X Factor Brasil Jurado / Mentor
2018 Agora É Domingo Jurado Quadro: Caixa de Talentos

Referências

  1. Site Rolling Stone. «Rick Bonadio, o franco-atirador da música brasileira». Consultado em 20 de maio de 2011 
  2. https://cultura.estadao.com.br/fotos/musica,rick-bonadio,550901
  3. «Sites cristãos produzem lista dos 100 maiores álbuns nacionais». Super Gospel. Consultado em 23 de setembro de 2015 
  4. «Os 100 maiores álbuns nacionais da música cristã». O Propagador. Consultado em 23 de setembro de 2015. Arquivado do original em 1 de setembro de 2015 
  5. «Ep.04 - Rick Bonadio explica como os Mamonas Assassinas inventaram o famoso 'Creuzebeque'». Multishow. Consultado em 23 de setembro de 2015