Amazonas Esporte Clube (Parintins)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Amazonas
Amazonas Esporte Clube.png
Nome Amazonas Esporte Clube (Parintins)
Alcunhas Cobra Coral
Rubro-Negro Parintinense
Torcedor/Adepto Amazonense
Mascote Cobra coral
Fundação Setembro de 1948[1]
Estádio Estádio Tupy Cantanhede[2]
Capacidade 10.000
Localização Amazonas Parintins - AM,
Brasil
Presidente Geraldo Medeiros[3]
Treinador Ednaldo Souza Martins(Naca)
Material (d)esportivo Brasil Local
Competição Associação da Liga Esportiva de Parintins(ALEPIN)


Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
editar

Amazonas Esporte Clube ou apenas Amazonas é um clube esportivo brasileiro sediado no município amazonense de Parintins. Atua no amadorismo como um dos principais clubes do estado do Amazonas.

História[editar | editar código-fonte]

O Amazonas nasceu em Setembro de 1948, sendo o segundo clube fundado em Parintins, e, ao lado do Nacional e do Sul América foi um dos fundadores da Liga de Desportos de Parintins. O Amazonas teve suas cores e uniforme provavelmente inspiradas no Flamengo do Rio de Janeiro.

O clube atua no futebol amador da cidade de Parintins, disputando além da Liga de Futebol da cidade, também jogos amistosos contra clubes amazonenses e paraenses próximos a Parintins, e que por vezes enfrentou clubes profissionais, sendo que os que mais enfrentou foram os clubes santarenos São Raimundo e São Francisco.

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Escudo

O escudo do Amazonas é dividido em duas partes, uma vermelha e outra preta, com as letras A.E.C. que formam a sigla de Amazonas Esporte Clube.

Cores

As cores do Amazonas são o vermelho, o preto e o branco.

Mascote

O mascote do Amazonas é a cobra coral, esta adotada pela combinação de cores de suas escamas que é exatamente as cores adotada pelo clube.

Uniforme

O Amazonas se apresenta com camisa rubro negra listrada com faixas horizontais se alternando em vermelho e preto. Seus shorts são geralmente brancos.

Rivalidade[editar | editar código-fonte]

O Amazonas tem como principal adversário o Sul América e com este faz o maior clássico interiorano do Amazonas, mesmo que ambos estejam atuando no futebol amador. Juntos, os clubes tem 39 conquistas em 63 possíveis do Campeonato Parintinense.

O clássico tem o maior público presente do ano de 2013 no futebol amazonense, na situação da reinauguração do Estádio Tupy Cantanhede onde compareceram cerca de 10.500 pessoas, no clássico histórico para a cidade o Amazonas venceu pelo placar de 1-0.[4][5]

Jogos contra Profissionais[editar | editar código-fonte]

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • Flag of Parintins (Amazonas).svgCampeonato Parintinense de Futebol: 16 títulos

(2006, 2009[6])

Referências