Atlético Sul América Clube (Parintins)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sul América
Sul América de Parintins..png
Nome Atlético Sul América Clube (Parintins)
Alcunhas Leão da Ilha
Leão de Parintins
Maior da cidade
Azulão
Torcedor/Adepto Sulamericano
Mascote Leão
Fundação 5 de Outubro de 1948[1]
Estádio Estádio Tupy Cantanhede[2]
Capacidade 10.000
Localização Amazonas Parintins - AM,
Brasil
Presidente BrasilFlávio Cardoso[3]
Treinador BrasilIndefinido
Material (d)esportivo Brasil Local
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Atlético Sul América Clube ou apenas Sul América é uma agremiação esportiva da cidade de Parintins no estado do Amazonas. É o clube de maior torcida do interior do estado do Amazonas, e, apesar de ainda não ter se profissionalizado, o Leão da Ilha tem um bom retrospecto contra clubes profissionais, além de ser o maior vencedor da Liga Parintinense.

História[editar | editar código-fonte]

O Sul América, foi fundado oficialmente no dia 5 de outubro de 1948, na cidade de Parintins, época em que foi fundada a Liga Desportiva de Parintins. O clube foi o segundo a ser fundado na cidade, e, conquistou sua primeira taça em 1951, quando iniciou uma série que o levou ao seu tetra-campeonato, e atualmente, é o maior vencedor da cidade, além de contar com a maior torcida. O Sul América é uma potencia do futebol amador amazonense, que, aos poucos vai sustentando a vontade do profissionalismo inédito na cidade de Parintins.

Garrincha em Parintins

Num dos episódios de sua história, no ano de 1973, Garrincha esteve em Parintins para disputar um clássico amistoso entre Sul América e Amazonas que aconteceu no dia 2 de Junho[4] e jogou um tempo em cada time, e, acabou colaborando com a vitória dos adversários por 1-0.

Afastamento

Em 2009, pela primeira vez, o Sul América, maior time da cidade, até então com 23 conquistas, pediu afastamento das atividades profissionais, o clube estava sem colaboradores, e, não conseguiria manter um elenco, felizmente, nos anos subsequentes, o clube voltou às suas atividades.[5] Atualmente o Sul América passa por um processo de reformulação, onde vai aos poucos voltando a reaparecer no cenário.


Possível profissionalização

Já surgiram inúmeras noticias da profissionalização de um clube de Parintins, para a disputa do Campeonato Amazonense de Futebol, enquanto alguns entusiastas pedem a criação de um novo clube, outros pedem o ingresso dos tradicionais na profissionalização perante a Federação Amazonense de Futebol. A maioria dos boatos envolve o Sul América, como em 2007, com a volta da segunda divisão, muito especulou-se sobre a possível participação do clube, que acabou não ocorrendo. Sabe-se que o clube azulino da ilha se planejou para a possivel disputa, mas, o projeto não vingou, sendo que muitos sugeriram que o próprio prefeito na época, um dos fundadores de um outro clube, foi contrário às tentativas do Sul América em profissionalizar-se.[6]

Jogos contra clubes profissionais

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Camisa

A camisa oficial do Sul América é na cor azul escura, e geralmente acompanhada de shorts e meias brancos.

Escudo

O escudo é azul escuro, e nele está inserido o acrônimo A.S.A.C. que está em cor branca.

Mascote

O mascote do Sul América é o leão, o que lhe dá o nome de Leão da Ilha e Leão Parintinense ou Leão Azul.

Rivalidade[editar | editar código-fonte]

O maior rival do Sul América, é o Amazonas, também conhecido como Cobra-Coral ou Rubro-negro. A rivalidade entre os clubes é das maiores do Amazonas, e, juntos, jogam o clássico de Parintins. O clássico fora muito prestigiado, e os clubes tinham força pra bater de frente com qualquer adversário profissional que pisasse em Parintins, o embate entre os dois maiores vencedores da Ilha Tupinambarana lotava as dependências do estádios em que era disputado.

Reinauguração do Estádio Tupy Cantanhede.

No dia 14 de Abril de 2013 o clássico marcou a reinauguração do principal estádio de futebol de Parintins e arrastou cerca de 10 mil pessoas para o estádio. O jogo terminou com vitória de 1-0 do Amazonas e também fará parte de uma série de reportagens do programa Esporte Espetacular da rede Globo sobre os clássicos de futebol dos interiores do Brasil. O público foi sem duvida um recorde em partidas de futebol no interior do estado.

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • Flag of Parintins (Amazonas).svgCampeonato Parintinense de Futebol: 23 títulos

(57-58-59-60-77)

  • Flag of Parintins (Amazonas).svgTorneio Incentivo de Parintins 2014

Referências