Antípoda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Representação do globo terrestre e suas antípodas

Sobre a superfície de uma esfera, dois pontos antipodais são dois diametralmente opostos. Um ponto antipodal é frequentemente designado de antípoda.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O termo antípoda designa tradicionalmente na Europa as regiões situadas do outro lado da Terra, como a Oceania e vem do plural Antípodas. Este termo veio de uma expressão grega significando literalmente "pés opostos" (as pessoas que habitariam nos antípodas caminhariam "ao contrário"). Antípoda é um abuso de linguagem, já que o singular de antipodes é, em grego, antipous.

Na Terra[editar | editar código-fonte]

Mapa-múndi (vermelho) ao qual se sobrepôs um mapa antipodal (amarelo) a fim de fazer sobressair o antípoda de cada ponto do globo

Sobre a Terra, apenas 4% da superfície possui pontos antipodais situados ambos em terras emersas. Em 46% dos casos, ambos os pontos antipodais são situados nos oceanos, e os restantes 50% são mistos.

Existe o arquipélago das Ilhas Antípodas, situado a Sul da Nova Zelândia, assim chamadas porque se situam na região antipodal da Grã-Bretanha (embora na realidade o ponto antípoda seja Cherbourg, na França).

Antípodas terrestres[editar | editar código-fonte]

Dos 4% dos antípodas que são ambos terrestres, os pontos mais significativos são os seguintes:

Conforme acima, são insignificantes (pequenas ilhas) os antípodas terrestres da Europa, Austrália e África.

As maiores extensões contínuas de antípodas somente terrestres são aquela entre Chile e Argentina com a China com cerca de 3,5 milhões km² e aquela entre Groenlândia e leste da Antártica (Terra de Wilkes) com cerca de 2 milhões km².

Localidades antípodas[editar | editar código-fonte]

Mapa mundial das antípodas de terras emergidas. Em cor alaranjado estão marcadas as terras emergidas, com seus nomes respetivos. Na cor branco aparecem as terras emergidas sem seus correspondentes antípodas e na cor azul as superfícies submersas.

Eis uma pequena lista de locais e respetivos antípodas:

Generalização[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Ponto antipodal

Em matemática, o contender-se sobre uma esfera de qualquer dimensão : dois pontos à superfícies são antipodais se são opostos em relação ao centro.

O teorema de Borsuk-Ulam é um resultado da topologia algébrica que incide sobre estes pares de pontos. Afirma que uma qualquer função contínua de sobre transforma pelo menos um par de pontos antipodais de sobre o mesmo ponto de .

A função antipodal definida por transforma todos os pontos de uma esfera no seu ponto antipodal. É assim homotópica à função identidade se é ímpar.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]