Atlético Clube Chapecó

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Atlético Chapecó
Atlético Clube Chapecó Escudo.jpg
Nome Atlético Clube Chapecó
Alcunhas Tricolor
Mascote Cobra-coral
Fundação 11 de julho de 1994 (24 anos)
Estádio Estádio Regional índio Condá
Capacidade 15 000 pessoas
Localização Chapecó, Brasil
Competição Licenciado
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Atlético Clube Chapecó, conhecido apenas como Atlético Chapecó, de acrônimo ACC é um clube de futebol brasileiro, sediado na cidade de Chapecó, Santa Catarina. O clube surgiu da ideia de um grupo de desportistas que sentiram a necessidade de Chapecó se fazer representar no Campeonato Estadual de Amadores, tendo sido fundado em 11 de julho de 1994.

Tem como principal rival a Chapecoense, sendo que o clássico mais emocionante ocorreu no Torneio seletivo de 2002 competição que valia vaga no Campeonato Catarinense de Futebol de 2002. A Chapecoense campeão do turno e o Atlético Chapecó campeão do returno, fizeram a final em jogos de ida e volta. O campeão seria promovido para a Série A do Campeonato Catarinense naquele mesmo ano. O primeiro jogo o Atlético perdeu por 3 a 2. Já no segundo jogo, os dois times empataram em 1 a 1, e a vaga ficou com a Chapecoense. Aproximadamente 10.000 torcedores estiveram presente no Estádio Regional Índio Condá para assistir o clássico.

O Atlético disputou também a Série B do Campeonato Catarinense em 2001 e 2002, vindo a licenciar-se logo após. Em 2008, participou da Série C do Campeonato Catarinense em parceria com o CTM da cidade de Águas de Chapecó, ficando em terceiro lugar.

História[editar | editar código-fonte]

Camisa do Atlético Clube Chapecó.

O Atlético foi fundado em 11 de julho de 1994. A ideia foi de um grupo de desportistas que sentiram a necessidade de Chapecó se fazer representar no Campeonato Estadual de Amadores. A primeira reunião aconteceu no dia 3 de julho na residência do idealizador, Ati Pires. O radialista Ivan Carlos, presente na reunião sugeriu o nome do dentista Nilo Treisel para ser o primeiro presidente. Nilo compareceu na reunião e aceitou a incubência. O clube seria oficialmente fundado uma semana depois, no dia 11, em reunião na Churrascaria Catarinense.

O primeiro jogo foi no dia 31 de julho de 1994 em Águas de Chapecó, contra o União, vitória do Atlético por 3 a 1. O primeiro gol da equipe foi marcado por Sadi Morgan, cobrando falta aos 32 minutos do primeiro tempo. No mesmo ano, em Dezembro o Atlético ganhava seu primeiro Campeonato, a Copa Iguaçu.

Na sequencia foram dez campeonatos conquistados em seis anos de existência. Inclusive na categoria Juvenil onde o Atlético é a única equipe do estado a ter participado de todos os campeonatos até hoje promovidos pela FCF. Na região Oeste dos 6 campeonatos realizados o Atlético ficou campeão em 4 ocasiões.

Estádio[editar | editar código-fonte]

O Estádio Regional índio Condá foi inaugurado em 6 de fevereiro de 1980, tinha capacidade para 15.000 pessoas. Primeiro, foi construído um campo de futebol; depois, foi construído as estruturas de um estádio, como arquibancadas e cabines de imprensa. O público recorde do Atlético Chapecó foi contra a Chapecoense, quando 10.000 pessoas assistiram a partida.

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • Copa Iguaçu: 1994 e 1998
  • Campeonato Municipal: 1995
  • Copa RBS: 1995

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.