Saltar para o conteúdo

Atum (mitologia): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
corr. espaçamento
Linha 19: Linha 19:


== Representação ==
== Representação ==
Atum era visto com um ser do [[Macho|sexo masculino]] usando uma coroa de [[faraó]]. Também existe representações deste usando duas coroas, uma representando o [[baixo Egito]] e a outra o [[alto Egito]].
Atum era visto com um ser do [[Macho|sexo masculino]] usando uma coroa de [[faraó]]. Também existe representações deste usando duas coroas, uma representando o [[baixo Egito]] e a outra o [[alto Egito]].Que transava muito mesmo!





Revisão das 23h55min de 21 de fevereiro de 2011

Atum
t
U15
A40
Atum (mitologia)
Outros nomes Atum-Rá, Tem ,Temu ,Tum e Atem
Nascimento
adorado em Heliópolis
Parentesco Nun
Cônjuge Iusaaset
Filho(a)(s) Shu e Tefnut

Atum é um neter egípcio, adorado em Heliópolis. É o resultado da transformação de Nun, o ser subjetivo ao ser objetivo. Deu origem a uma explosão que gerou os demais corpos celestes do universo (Big Bang), mas sendo um evento pré-planejado. Este também gera o sol da tarde e quando "torna-se a se mesmo", toma forma de , que inicia os neteru geradores e gera o sol da manhã. Mas no momento que "torna-se a si mesmo", une-se a Rá, e se transforma em único ser, que seria chamado de Atum-Rá.

Representação

Atum era visto com um ser do sexo masculino usando uma coroa de faraó. Também existe representações deste usando duas coroas, uma representando o baixo Egito e a outra o alto Egito.Que transava muito mesmo!