Clâmide

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Clâmide[1] (em grego: χλαμύς, gen.: χλαμύδος; também conhecido como ἐφαπτίς - ephaptis) era uma peça de vestuário da Grécia Antiga; ou seja, um manto. A clâmide era utilizada basicamente por soldados gregos do século V ao III a.C. Originalmente, era amarrada à cintura, como uma roupa para cobrir a genitália, mas ao fim do século V a.C. era usado acima dos cotovelos. A clâmide era basicamente um retângulo de tecido de , do tamanho de um cobertor, geralmente com bordas. Era usualmente presa acima do ombro direito, por um broche. Podia ser vestida sobre outro item de vestuário, mas era frequentemente usada como a única peça de roupa por soldados jovens e mensageiros. A clâmide era usada principalmente pelo exército e - amarrada à volta do braço poderia ser usada como um "escudo" leve em combate. Seu uso continuou pelo período bizantino, quando era geralmente muito maior, vestida de lado a lado com uma presilha sobre o ombro e quase tocando o chão na frente e atrás.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Clâmide». Aulete. Consultado em 30 de junho de 2015 
  • Sekunda, Nicholas (2000). Greek Hoplite 480 - 323 BC. Osprey Publishing. ISBN 1855328674
  • Ridgway, S. Brunilde (1990). Hellenistic Sculpture: The Styles of Ca. 331-200 B.C. University of Wisconsin Press. ISBN 0299167100
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Chlamys», especificamente desta versão.
Ícone de esboço Este artigo sobre vestuário ou moda é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Clâmide