Saltar para o conteúdo

Comitê Internacional da Cruz Vermelha: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 22: Linha 22:


==Organização em países não-cristãos==
==Organização em países não-cristãos==
Os países não-cristãos adotam o símbolo de sua [[religião]] [[vermelho]] como símbolo de socorro. Os países muçulmanos adotam o [[Crescente vermelho]] como serviço médico voluntário. [[Israel]] por sua vez, adota a [[estrela de davi]] vermelha (Magen David Adom). Os países neutros como a [[Índia]] adotam o [[Cristal vermelho]].
Os países não-cristãos adotam o símbolo de sua [[religião]] [[vermelho]] como símbolo de socorro. Os países muçulmanos adotam o [[Crescente vermelho]] como serviço médico voluntário. [[Israel]] por sua vez, adota a [[estrela de davi]] vermelha (Magen David Adom). Os países neutros como a [[Índia]] adotam o [[Cristal vermelho]].bardamerdas


==Ver também==
==Ver também==

Revisão das 14h42min de 14 de maio de 2009

O emblema da Cruz Vermelha tornou-se um símbolo internacional da causa humanitária, protegido pela Convenção de Genebra.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha é o órgão coordenador das ações das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Tem sede em Genebra, (Suíça).

O Comitê integra o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, cujas prioridades são a assistência a prisioneiros de guerra, o restabelecimento de contato com os seus familiares e a busca por desaparecidos.

História

Ambulância militar alemã

A organização foi fundada por iniciativa de Jean Henri Dunant, em 1863, sob o nome de Comitê Internacional para ajuda aos militares feridos, designação alterada, a partir de 1876, para Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

A assistência aos prisioneiros de guerra teve grande avanço a partir de 1864, quando foi realizada a Convenção de Genebra, para a melhoria das condições de amparo aos feridos, e em 1899, quando foi realizada a Convenção de Haia, que disciplinava as "normas" de guerra terrestre e marítima.

Atualmente, a Cruz Vermelha não se tem limitado apenas à proteção de prisioneiros militares, mas também a detidos civis em situações de guerra ou em nações que violem os Estatutos dos Direitos Humanos. Preocupa-se ainda com a melhoria das condições de detenção, a garantia do suprimento e distribuição de alimentos para as vítimas civis de conflitos, a prover assistência médica e a melhorar as condições de saneamento especialmente em acampamentos de refugiados ou detidos.

Também tem atuado em assistência a vítimas de desastres naturais, como enchentes, terremotos, furacões, especialmente em nações com carência de recursos próprios para assistência às vítimas.

A Cruz Vermelha baseia-se no princípio da neutralidade, não se envolvendo nas questões militares ou políticas, de modo a ser digna da confiança das partes em conflito e assim exercer suas atividades humanitárias livremente.

Navio hospital USNS Mercy, da marinha dos EUA

Organização em países não-cristãos

Os países não-cristãos adotam o símbolo de sua religião vermelho como símbolo de socorro. Os países muçulmanos adotam o Crescente vermelho como serviço médico voluntário. Israel por sua vez, adota a estrela de davi vermelha (Magen David Adom). Os países neutros como a Índia adotam o Cristal vermelho.bardamerdas

Ver também

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Comitê Internacional da Cruz Vermelha


Precedido por
Henri la Fontaine
Prémio Nobel da Paz
1917
Sucedido por
Thomas Woodrow Wilson
Precedido por
Comitê Internacional Nansen para os Refugiados
Prémio Nobel da Paz
1944
Sucedido por
Cordell Hull
Precedido por
Linus Pauling
Prémio Nobel da Paz
1963
com a Liga das Sociedades da Cruz Vermelha
Sucedido por
Martin Luther King Jr.