Conclave de 1939

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Conclave de 1939
Sua Santidade,o Papa Pio XII
Data e localização
Pessoas-chave
Decano Gennaro Granito Pignatelli di Belmonte
Vice-Decano Donato Sbarretti
Camerlengo Eugenio Pacelli
Protopresbítero William Henry O'Connell
Protodiácono Camillo Caccia Dominioni
Secretário Vincenzo Santoro
Eleição
Eleito Papa Pio XII (Eugenio Pacelli)
Participantes 62 (sem ausentes)
Escrutínios 3
Cronologia
Conclave de 1922
Conclave de 1958

O conclave papal de 1939 foi convocada na beira da II Guerra Mundial com a morte do Papa Pio XI em 10 de fevereiro do mesmo ano, no Palácio Apostólico . O conclave para eleger um sucessor para Pío XI começou no dia 1 de março e terminou um dia depois, no dia 2 de março , depois de três cédulas. Cardeais eleito Cardeal Camerlengo Eugenio Pacelli como o novo papa . Ele aceitou sob o nome de Pío XII .

A votação[editar | editar código-fonte]

Como Papa Pio X , o Papa Pio XI foi visto como uma voz forte, um pontífice sensível, e assim os 62 cardeais que participaram do conclave , eles decidiram que precisavam de um diplomática voz suave para guiá-los através da próxima guerra.

Cardeal Pacelli recebeu 35 votos na primeira votação, e outros votos foram para Luigi Maglione, Elia Dalla Costa de Florença, e Jean-Marie-Rodrigue Villeneuve de Quebec . 1 No segundo escrutínio, Pacelli recebeu cinco votos a mais, atingindo um total de 40. 2

Eleição de Pacelli[editar | editar código-fonte]

No segundo dia da votação, Pacelli, que foi celebrando seu 63º aniversário, recebeu a maioria de dois terços exatas, mas de acordo com rumores, então, ordenou outra votação para confirmar a validade de sua escolha. Ele foi eleito novamente na terceira votação (61 votos), ele aceitou e tomou o nome do pontificado de Pio XII . Este foi o quarto tempo desde 1823 (sendo os outros em 1829 , 1878 e 1914) que um cardeal papabile amplamente observado foi a um. Além disso, Pacelli foi o primeiro Secretário de Estado para se tornar Papa desde Papa Clemente IX (1667), o primeiro camareiro de Papa Leão XIII (1878), o primeiro membro da Cúria de Papa Gregório XVI (1831), e o primeiro romano de Papa Clemente X (1670).

Brasão pontifício de Pio XII.
Brasão do Camerlengo no Conclave de 1939

A fumaça branca que significou um voto de sucesso apareceu às 5:30 horas, mas começou a criar confusão quando ele virou preto. 3 No entanto, Monsenhor Vincenzo Santoro, o secretário do conclave , em seguida, enviou uma nota ao " Rádio Vaticano " para confirmar que a fumaça era muito branco e Eugenio Pacelli era agora papa Pío XII . 4 Mais tarde, o protodiácono Camilo Caccia Dominioni- fez o anúncio Habemus Papam a partir da varanda central da St. Peter 's Basilica .


CONCLAVE PAPAL DE 1939
Duração 2 días
Número de escrutinios 3
Cardeais Eleitores 62
Ausentes 0
Cardeais de África 0
Cardeais de Latinoamérica 2
Cardeais de Norteamérica 4
Cardeais de Asia 1
Cardeais de Europa 55
Cardeais de Oceanía 0
Cardeais de Itália 35
PAPA FALECIDO PIO XI (1922–1939)
PAPA ELEITO PIO XII (1939–1958)

Objetivos do novo Papa[editar | editar código-fonte]

Após sua eleição, Pío XII listou três objetivos como pontífice: 5

Uma nova tradução do Salmo , recitado diariamente por sacerdotes e religiosos, para que os clérigos podia apreciar melhor a beleza ea riqueza do Antigo Testamento . Esta tradução foi concluída em 1945 . Definição do Dogma da Assunção . Isso exigiu numerosos estudos em história da igreja e consulta com dioceses de todo o mundo. O dogma foi proclamado em 01 de novembro como como 1950 . Aumentar as escavações arqueológicas em St. Peter 's Basílica em Roma , para determinar se San Pedro foi realmente enterrado lá. Os primeiros resultados relativos ao túmulo de São Pedro foram publicados em 1950. 6

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

O conclave de 1939 foi o mais curto do século XX , sendo a agosto 1978 o segundo mais curto. Cardeal Pacelli teria votado aparentemente pelo cardeal Federico Tedeschini . Durante uma pausa após o segundo escrutínio, Pacelli sofreu uma queda na escada, não sendo seriamente ferido.