Saltar para o conteúdo

Desciclopédia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Mário Henrique (discussão | contribs)
m Revertidas edições por 200.217.126.237, para a última versão por Gean (Huggle)
Linha 16: Linha 16:
| proprietário = Carl Austin Bennett
| proprietário = Carl Austin Bennett
}}
}}
'''Desciclopédia''' (originalmente do inglês ''Uncyclopedia'') é uma [[wiki]]-[[paródia]] da [[Wikipédia]]. Seu conteúdo é constituído de desinformações e mentiras grotescas, conforme definida por ela mesma<ref name="folha">[http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u64379.shtml "Wikipédia do mal" escracha celebridades com humor negro], reportagem de Diógenes Muniz, de 2006-09-15, na [[Folha Online]]</ref>.
'''Desciclopédia''' (originalmente do inglês ''Uncyclopedia'') é uma [[wiki]]-[[paródia]] da [[Wikipédia]]. Seu conteúdo é constituído de desinformações e mentiras grotescas, conforme definida por nós do Wikipédia. Mas a verdade é que temos inveja deles e tentamos sacaneá-los espalhando inverdades como essa matéria do jornal Folha de São Paulo<ref name="folha">[http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u64379.shtml "Wikipédia do mal" escracha celebridades com humor negro], reportagem de Diógenes Muniz, de 2006-09-15, na [[Folha Online]]</ref>.


== Sobre o projeto ==
== Sobre o projeto ==

Revisão das 03h23min de 9 de janeiro de 2011

Desciclopédia
Slogan "A enciclopédia livre de conteúdo"
Proprietário(s) Carl Austin Bennett
Requer pagamento? Não
Gênero Humor negro
Cadastro Opcional e gratuito
Idioma(s) português, inglês, finlandês, polonês, espanhol entre outras, inclusive klingon.
Lançamento janeiro de 2005
Desenvolvedor Jonathan Huang
Endereço eletrônico http://desciclo.pedia.ws

Desciclopédia (originalmente do inglês Uncyclopedia) é uma wiki-paródia da Wikipédia. Seu conteúdo é constituído de desinformações e mentiras grotescas, conforme definida por nós do Wikipédia. Mas a verdade é que temos inveja deles e tentamos sacaneá-los espalhando inverdades como essa matéria do jornal Folha de São Paulo[1].

Sobre o projeto

O projeto foi lançado em janeiro de 2005, por Jonathan Huang, com o nome de "Fundação Desciclomídia"[1][2] (Uncyclomedia Foundation, paródia com a Wikimedia Foundation), e supostamente seria uma ampliação da seção "bad jokes and other deleted nonsense", a versão inglesa das "piadas foleiras e outros disparates apagados" da Wikipédia em língua portuguesa, um lugar onde se agrupam os conteúdos humorísticos, constantemente retirados por não serem considerados enciclopédicos.

Números

A versão em português[3] foi criada em 7 de agosto de 2005, e possui mais de 29. 649 artigos,[4] e é a maior dentre suas irmãs, seguida da Uncyclopedia, a "Desciclopédia" anglófona.

Ao longo de sua existência, este projeto tem conseguido se espalhar pelo mundo por mais de quarenta línguas, se tornando o terceiro maior projeto ao estilo wiki no mundo. Seus usuários mantêm a estrutura de uma enciclopédia em muito semelhante à Wikipédia, dando formato de valor científico aos seus verbetes absurdos fugindo da informação verdadeira, muitas vezes usando propositadamente de preconceitos, declarações e citações vexatórias a celebridades e pessoas conhecidas.

Na versão em inglês da Desciclopédia há piadas freqüentes acerca do mau uso de frases de Oscar Wilde, bem como Chuck Norris e Jack Bauer, além de grande aplicação da "Reversal Russa", apesar desse tipo de piada ser desencorajada por ser considerada piada repetida[5].

Na Desciclopédia em português também são muito citados personagens fictícios (Capitão Nascimento), celebridades (Dado Dolabella, Chuck Norris, João Gordo, Carla Perez, Luiz Carlos Alborghetti , Dercy Gonçalves, Lula e Olavo de Carvalho), times e jogadores de futebol, subcultura emo e fãs e groupies de bandas rock e/ou pop.

Existe ainda um número proporcionalmente grande de artigos sobre anime, mangá e cultura otaku de um modo geral, a ponto de alguns usuários usarem a alcunha "Otakupédia" para designar tal predominância.[6] De fato a Desciclopédia conta com um projeto interno nos moldes dos WikiProjetos para fomentar a criação de artigos com o tema anime e mangá. O projeto lembra o Wikiprojeto Animangá e conta até mesmo com a mascote Desciclo-tan, parodiada de Wikipe-tan, a mascote do projeto wikipedista.

Regras principais

A Desciclopédia, apesar de ser um site de humor, possui regras internas, de modo semelhante à Wikipédia. Há votações para melhores artigos, melhores imagens, melhores usuários e um portal para a comunidade, além de um fórum único onde acontecem todas as discussões sobre o site. Nesse ponto, a Desciclopédia difere um pouco da Wikipédia, por tender mais à centralização de todas as discussões e votações em um único lugar, enquanto que a Wikipédia possui seções específicas para cada debate e cada votação.

Quanto ao uso de imagens, a Desciclopédia não tem restrições por não haver uma regra clara de direitos autorais, prevalecendo o bom senso dos usuários: Apenas o uso de imagens grotescas e sexualmente explícitas é proibido. A adição de imagens é inclusive estimulada. Os artigos normalmente possuem predefinições, apenas com o objetivo de fazer humor sobre o tema do artigo.

Atualmente a Desciclopédia possui mais de 51 500 usuários, sendo que destes 28 são administradores e, dos administradores, 4 são burocratas.[4]

Servidor

Algumas versões da Uncyclopedia utilizam servidores da Wikia, incluindo a Uncyclopedia em inglês. Outras wikis do projeto, como a Desciclopédia, são hospedadas em servidores localizados no Canadá e operados por uma ONG local batizada satíricamente de "Uncyclomedia Foundation". E em alguns casos especiais, há uma hospedagem própria apenas para o idioma.

Em dezembro de 2008 ocorreu um bug e a Desciclopédia perdeu boa parte de suas edições em um período de duas semanas; no entanto a maioria das informações foi recuperada manualmente.[7] Um problema semelhante ocorreu nos servidores da Wikia, afetando pesadamente a Uncyclopedia em 2007.[8]

Projetos-irmãos

A Desciclopédia possui ainda projetos-irmãos, a semelhança da própria Wikipédia, com a diferença de que estes grande parte não constituem wikis diferentes e, na prática, são grupos de artigos com características parodiadas de projetos da Wikimedia Foundation separados em domínios (espaços nominais) diferentes. Cada versão da Desciclopédia para cada idioma conta (ou não) com seus próprios "Desprojetos-irmãos" de forma independente, exceto pelos que contam com sítio próprio, que são comuns a todos. Na Desciclopédia lusófona os "desprojetos" são:

"Desprojeto" Número de páginas[4] Descrição Logotipo
Desnotícias Mais de 2800 Paródia de Wikinotícias. Usa-se notícias reais parodiadas ou notícias fictícias.
Logo para Desnotícias
Logo para Desnotícias
Descionário Mais de 650 Paródia de Wikcionário.
Logo para Descionário
Logo para Descionário
Deslivros Mais de 1100 Paródia de Wikilivros.
Logo para Deslivros
Logo para Deslivros
Descitações Mais de 65 Paródia de Wikiquote.
Logo para Descitações
Logo para Descitações
Desentrevistas Mais de 450 Coleção de entrevistas fictícias a pessoas reais ou personagens ficítios. Não possui equivalente na Wikipédia.
Logo para Desentrevistas
Logo para Desentrevistas
Fatos Mais de 60 Coleção de supostos "fatos" sobre pessoas, coisas, personagens, sem equivalência na Wikipédia. Não possui
Deslistas Mais de 120 Coleção listas diversas, sem projeto equivalente na Wikipédia, mas semelhante ao domínio Anexo:

Os "desprojetos" com sítio próprio e comuns a todas as línguas são:

"Desprojeto" Línguas disponíveis Número de páginas[4] Descrição Logotipo
UnCommons português, inglês, entre outras. Mais de 205.000 imagens[9] Funciona como repositório de ficheiros, como Wikimedia Commons
Logo para UnCommons
Logo para UnCommons
UnMeta português, inglês, entre outras. Mais de 1080 páginas (cerca de apenas 65 no domínio principal)[10] Funciona semelhantemente a Wikimedia Meta-Wiki
Logo para UnMeta
Logo para UnMeta

Em outras línguas

A Uncyclopedia (nome do projeto precursor, em inglês) conta hoje com versões em mais de 50 línguas.

Outros domínios

Logotipo parodiado da Wikipédia quando acessada pelo endereço "pt.wíkipedia.org". wikipedia.org.br também apresentava esse logotipo quando apontava para a Desciclopédia.[12]

Como forma de burlar bloqueios de domínios em redes locais, a Desciclopédia tanto em português em particular como em outras línguas possui domínios-espelho. Eis alguns dos domínios para a edição lusófona:

Domínio Observação
desciclo.pedia.ws "desciclo" é um sub-domíno de pedia.ws, de propriedade da Uncyclomedia Foundation. desciclo.pedia.ws é o endereço principal do site. Versões em outras línguas que não usam os servisos da Wikia tem o mesmo domínio, com outro sub-domínio. Exemplo: zombie.pedia.ws e hiki.pedia.ws.
desciclopedia.org Aceita subdomínios como pt.desciclopedia.org, embora tal prefixo seja desnecessário
pt.wíkipedia.org Note que neste endereço "Wíkipedia" emprega um acento agudo no primeiro "i". O logotipo apresentado quando acessada a Desciclopédia por este endereço é diferente. É o logotipo da Wikipédia com um Domo-kun[13] saindo da abertura da esfera. A inscrição abaixo da logo também está alterada para "Uikipédia - A enciclopédia lusófona".
pudim.info A Desciclopédia possui inúmeras referências ao site www.pudim.com.br, a escolha de pudim.info parece ter relação com isso.
notici.as Este endereço aponta diretamente para as Desnotícias
bibliote.ca Este endereço aponta diretamente para os Deslivros
pesquisa.la
desciclopedia.pt
pt.uiquipedia.net

O endereço wikipedia.org.br chegou a apontar para a Desciclopédia. Hoje o endereço aponta para a Wikipédia lusófona.[12]

Outros logos

As versões em algumas línguas possuem logotipo diverso, entre elas:

Referências

  1. a b "Wikipédia do mal" escracha celebridades com humor negro, reportagem de Diógenes Muniz, de 2006-09-15, na Folha Online
  2. «Uncyclomedia» (em inglês) 
  3. «Desciclopédia» 
  4. a b c d Dados de 12 de maio de 2010, vide «Desciclopédia». Especial:Estatísticas .
  5. http://desciclo.pedia.ws/wiki/Como_ser_engraçado_e_não_apenas_idiota
  6. «Forum:Entulho». na Desciclopédia. 
  7. Vide na Desciclopédia, «Forum:Sumiço de informação» . Os usuários fizeram um artigo satirizando o corrido, vide «Artigo "Roll Back de Dezembro de 2008"» 
  8. «UnNews:Wikia huffed Uncyclopedia...again» (em inglês). Uncyclopedia 
  9. «Uncyclomedia Uncommons» (em inglês). - Special:Statistics 
  10. «UnMeta-Wiki» (em inglês). - Special:Statistics 
  11. Tem como fonte uma atualização diária automárica da página «Predefinição:Pagecount». na Desciclopédia 
  12. a b «Forum:Wikipedia.org.br é nossa». na Desciclopédia  Ligação externa em |título= (ajuda)
  13. Na Desciclopédia, as imagens do Domo-kun, mascote do canal de televisão japonês NHK representam um "monstro" chamado mafagafo. Vide «artigo Mafagafo». na Desciclopédia 
  14. Desde 2007

Ver também

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Desciclopédia