Estádio Ismael Benigno: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
GFR (discussão | contribs)
GFR (discussão | contribs)
Linha 53: Linha 53:


{{referências}}
{{referências}}
{{Navboxes

|title=[[São Raimundo Esporte Clube (Manaus)|São Raimundo Esporte Clube]]
|list1={{Futebol do Norte do Brasil}}
{{Futebol do Amazonas}}
{{Futebol do Amazonas}}
}}


{{portal3|Amazonas|futebol}}
[[Categoria:Estádios de futebol do Amazonas|Ismael Benigno]]
[[Categoria:Estádios de futebol do Amazonas|Ismael Benigno]]
[[Categoria:Construções de Manaus]]
[[Categoria:Construções de Manaus]]

Revisão das 20h42min de 28 de junho de 2013

Colina
(Estádio Ismael Benigno)
Nome Estádio Ismael Benigno
Características
Local Manaus, AM, Brasil
Gramado Natural
Capacidade 11.000 pessoas[1]
Inauguração
Data 19 de Fevereiro de 1961
Partida inaugural São Raimundo1 X 8 Sport
Primeiro gol Mário, Sport
Recordes
Público recorde 23.152 pessoas
Data recorde 27 de Abril de 1969
Partida com mais público Nacional 0 X 0 Rio Negro
Outras informações
Remodelado 1969 e 2013
Fechado abril de 2012
Proprietário São Raimundo EC
Administrador São Raimundo EC

O Estádio Ismael Benigno, mais conhecido como Colina, é um estádio de futebol localizado na Av. Presidente Dutra, no bairro de Santo Antônio, Zona Oeste de Manaus. O estádio pertence ao São Raimundo, sendo o único clube de Manaus com estádio próprio.

História

O nome do estádio é uma homenagem ao antigo presidente do São Raimundo, Ismael Benigno, que dedicou a vida ao clube. Ganhou o nome mais popular de "Colina", pelo fato de situar-se no alto de uma colina natural que divide os bairros de São Raimundo, Santo Antônio e Glória.

Foi inaugurado em 19 de Fevereiro de 1961 com o jogo São Raimundo e Sport Club do Recife, com vitória do clube pernambucano por 8 a 1. Teve seu primeiro gol marcado por Mario do Sport e tinha uma capacidade estimada em 12 mil pessoas. Mas antes da estréia oficial do estádio eram realizados jogos pelo campeonato amazonense por volta de 1958, utilizando apenas o campo do futuro estádio.

A Colina é de longe o estádio mais usado em jogos no Amazonas, mas a história do futebol amazonense está sempre ligada ao estádio, onde já jogaram Pelé, Garrincha e outros grandes ídolos do futebol brasileiro.

Em 2000, o estádio ganha uma nova iluminação e para a estreia, o Tufão da Colina fez um amistoso com a Seleção do Suriname, que ficou conhecido como "Jogo da Luz".

Estrutura

O estádio da Colina é formado por cinco lances de arquibancada sendo um coberto e com acentos e uma cabine de transmissão de radio. As dimensões do gramado são de 105m x 68m, tendo como capacidade total 11 mil pessoas, mas já suportou uma capacidade maior, tendo como recorde mais de 23 mil pessoas em um jogo disputado por Nacional e Rio Negro, em 1969.

Em 1996, com a grande virada da história do São Raimundo, a Colina volta a ter jogos de nível nacional com grandes públicos como São Raimundo e Portuguesa de São Paulo pela Copa do Brasil de 2001 com um publico de mais de 11 mil pessoas, e São Raimundo e Sampaio Corrêa do Maranhão disputando a final da Copa Norte com mais de 16 mil pessoas no estádio.

Reformas

Com o passar dos anos, o estádio foi sendo pouco usado, com os jogos sendo disputados no estádio Vivaldo Lima, com isso, as arquibancadas e muros foram se deteriorando, ficando apenas a parte coberta do estádio está liberada para o torcedor. [2]

Após a escolha de Manaus como uma das sedes da Copa de 2014, o estádio servirá como centro de treinamento para as seleções que vierem jogar na cidade. Com isso, foi feito uma força-tarefa para restaurar o estádio e voltar a ser utilizado novamente. O projeto prevê a demolição do estádio, para a construção de um novo no mesmo local.[3] A obra terá duração entre 6 e 8 meses. [4][5]

Maiores públicos

Referências

  1. «CNEF da CBF» (PDF). CBF. Consultado em 2009  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «Ventania derruba muro da Colina». ACrítica 
  3. «Iniciada reforma no estádio da Colina» 
  4. «Começa nesta sexta (22.03) a reforma do estádio da Colina, provável COT em Manaus». Consultado em 21/03/13)  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. «Arquibancadas são demolidas para a reforma do estádio da Colina, em Manaus». Portal da Copa 2014. Consultado em 16/04/13)  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)