Fernandópolis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Fernandópolis
  Município do Brasil  
Igreja matriz de Fernandópolis.
Igreja matriz de Fernandópolis.
Igreja matriz de Fernandópolis.
Símbolos
Bandeira de Fernandópolis
Bandeira
Brasão de armas de Fernandópolis
Brasão de armas
Hino
Gentílico fernandopolense
Localização
Localização de Fernandópolis em São Paulo
Localização de Fernandópolis em São Paulo
Localização de Fernandópolis em São Paulo
Fernandópolis está localizado em: Brasil
Fernandópolis
Localização de Fernandópolis no Brasil
Mapa
Mapa de Fernandópolis
Coordenadas 20° 17' 02" S 50° 14' 45" O
País Brasil
Unidade federativa São Paulo
Municípios limítrofes Macedônia, Pedranópolis, Meridiano, São João das Duas Pontes, Guarani d'Oeste, São João de Iracema e Estrela d'Oeste.[1]
Distância até a capital 567 km[2]
História
Fundação 22 de maio de 1939 (84 anos)
Administração
Prefeito(a) Luiz Vilar de Siqueira (DEM, 2009 – 2012)
Características geográficas
Área total [3] 550,0 km²
População total (Censo IBGE/2010[3]) 64 696 hab.
Densidade 117,6 hab./km²
Clima tropical semi-úmido (Aw)
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[4]) 0,832 muito alto
PIB (IBGE/2008[5]) R$ 875 349,186 mil
PIB per capita (IBGE/2008[5]) R$ 13 803,72

Fernandópolis é um município brasileiro situado no noroeste do estado de São Paulo, localizado a uma altitude de 535 metros. Tem uma população de 64.696 habitantes (IBGE/2010) e área de 550 km².[3]

Tornou-se exemplo nacional por ser o município pioneiro em adotar o Toque de Recolher para menores, diminuindo em até 90% os índices de atos infracionais no município.[6]

História

Sua data de fundação é 22 de maio de 1939 (84 anos), sua padroeira é Santa Rita de Cássia e o fundador Joaquim Antônio Pereira. O nome do município é uma homenagem ao interventor federal Fernando Costa, que governou o estado de São Paulo entre 1941 e 1945 .

A criação de gado em Minas Gerais e no sul de Mato Grosso forçou o estabelecimento de uma ligação entre Sant’Ana do Paranaíba e a região em desbravamento no interior: a Estrada Boiadeira. Atravessando o rio Paraná, a Estrada Boiadeira ligava o atual Mato Grosso do Sul à região e, orientando-se pelo curso do rio São José dos Dourados, servia para conduzir as tropas e o gado a São José do Rio Preto e daí atingir Barretos, forte entreposto de comercialização, reduzindo o trajeto até então utilizado, via Uberaba.

Os caminhos das Estradas Boiadeiras permaneceram por longo tempo as únicas vias de penetração do povoamento do chamado Sertão de Rio Preto, e desse modo, foi a estrada boiadeira que conduziu os primeiros colonizadores ao território, hoje denominado Fernandópolis.

Geografia

Possui uma área de 549,551 km². Localiza-se a cerca de 555 km da cidade de São Paulo, 120 km de São José do Rio Preto, 80 km da divisa com Minas Gerais e 85 km do limite com o Mato Grosso do Sul.[7]

Demografia

Dados do Censo - 2010[3]

População Total: 64.696

  • Urbana: 62.714
  • Homens: 31.518[8]
  • Mulheres: 33.178

Densidade demográfica (hab./km²): 117,62

Dados do Censo - 2000

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 8,40

Expectativa de vida (anos): 75,82

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,02

Taxa de Alfabetização: 90,79%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,832

  • IDH-M Renda: 0,758
  • IDH-M Longevidade: 0,847
  • IDH-M Educação: 0,891

(Fonte: IPEADATA)

Clima

Segundo estudo da Secretaria Estadual de Saúde, Fernandópolis possui um clima tropical semi-úmido com inverno seco e verão chuvoso, com precipitações médias em torno de 1.362 mm. As temperaturas médias mínimas e máximas atingem, respectivamente, 17°C e 33,5°C, com oscilações bruscas durante o ano, tendo sido registrada a temperatura de 3°C em 17 de julho de 2000.

Vegetação

Conforme descrição encontrada no mapa de vegetação do Brasil (IBGE, 1993) fornecido pelo DEPRN, encontram-se no município de Fernandópolis os seguintes grupos de vegetação no domínio da Mata Atlântica: encraves de cerrado com estepe e zonas de tensão ecológica (contato entre tipos de vegetação – áreas de transição situadas entre tipos distintos de vegetação possuindo características ambíguas, podendo haver locais com características predominantes de cerrado e outros de mata) e floresta estacional semidecidual (mata caducifólia – porcentagem de árvores decíduas varia entre 25 a 50%). Observa-se ainda na área de abrangência do DEPRN-4/Fernandópolis e região tipos genéricos de vegetação nativa, tais como: floresta estacional semi-decidual primária; floresta estacional semidecidual secundária, em seus vários estágios; floresta estacional secundária ribeirinha (matas ciliares ou mapa ripária) em seus vários estágios; floresta paludosa (mata de brejo); floresta com característica de transição mata – cerrado, em seus vários estágios; agrupamentos arbóreos e árvores isoladas.

Hidrografia

Representada pelos principais corpos d’água que delimitam o município de Fernandópolis:

  • Norte: córrego da Estiva, córrego Santa Rita, córrego Barreirão, córrego da Lagoa e ribeirão Pádua Diniz;
  • Leste: córrego das Pedras e ribeirão São Pedro;
  • Oeste: córrego Santa Rita, córrego da Taboa, córrego Lageado e ribeirão Jagora;
  • Sul: rio São José dos Dourados.

Rodovias

Rodoviária intermunicipal de Fernandópolis.

Transporte

Turismo

Museu

Abriga um museu de peças datadas da fundação do município, peças datadas de 100 anos ou mais. Na Fundação Educacional de Fernandópolis (campus I), há um museu de zoologia, de plantas e animais pré-históricos como dinossauros e crocodilos descobertos na região.

Água Viva Thermas Club Hotel

O Água Viva Thermas Clube Hotel possui piscinas de águas minerais termais, piscina infantil com cascata, piscina de biribol, bar molhado com batidas e porções deliciosas, tobogãs, quiosques para churrasco, quadras poliesportivas, quadras de tênis, quadras de gatebol, área para caminhadas, restaurante com cardápio da fazenda, lanchonete, mesas de bilhar, pingue-pongue, hospedagem com conforto e tranquilidade, internet wireless. Tudo isso adornado com as maravilhas da natureza! Esse complexo deu o apelido de Cidade das Águas Quentes para Fernandópolis

Exposição de Fernandópolis.

Festa do Peão

Conhecida nacionalmente como uma das maiores feiras agropecuárias e festival de montarias em touros e cavalos de todo o Brasil. Todo ano, sempre em maio - mês do aniversário do município -, milhares de pessoas visitam Fernandópolis para conhecer e/ou participar da feira. Apresentações de cantores famosos e o rodeio são realizados em uma arena, que possui capacidade para até 30 mil pessoas. Se apresentarão na Expô Fernandópolis 2011: João Carreiro e Capataz (19/05), Guilherme & Santiago (20/05), Luan Santana (21/05), Eduardo Costa (22/05), Munhoz e Mariano (23/05), Milionário e José Rico (24/05), Paula Fernandes/Gustavo Lima (25/05), Jorge e Mateus (26/05), Michel Teló (27/05), João Bosco e Vinícius (28/05)[carece de fontes?] http://www.expofernandopolis.com/ tambem passou pela festa felipe henrique de freitas.

Enduro a pé

Organizado pelo Rotary Club de Fernandópolis, o Enduro é como uma corrida, tendo como partida sempre um ponto conhecido no município, e percorrendo zonas como florestas, riachos e campos. Os grupos recebem mapas, bússolas e cronômetros e, ganhando e perdendo pontos se passar ou não passar por "PCs" (pontos de contagem), se define o vencedor. Mais de cem grupos se inscrevem, mas há apenas 10 grupos vencedores.

Educação

Ensino superior

Fernandópolis é também conhecida pelas suas universidades, dentre elas a Universidade Camilo Castelo Branco e a Fundação Educacional Fernandópolis.

Com estas duas instituições Fernandópolis se habilita como principal Polo Educacional da região trazendo para toda a região os mais importantes cursos na área da saúde: Enfermagem, Medicina, Direito, Odontologia, Farmácia Bioquímica, Terapia Ocupacional, Psicologia, Nutrição, Medicina Veterinária (um dos melhores curso da região noroeste paulista, segundo a classificação do MEC) e outros. Atualmente Fernandópolis conta também com o curso de Engenharia Ambiental, um dos mais promissores cursos da atualidade.

Estas instituições também trazem cursos voltados para a área de exatas e humanas.

Todo ano, ingressam nestas instituições muitos alunos de outros municípios e estados, favorecendo para um crescimento econômico, comercial e educacional do município de Fernandópolis.

Estima-se que Fernandópolis possui, em suas duas faculdades, cerca de 15 mil estudantes de mais de 50 cursos de graduação.

Referência Nacional

Fernandópolis se tornou referência nacional por adotar o Toque de Recolher para crianças e adolescentes menores de 18 anos. O município é pioneiro, sendo imitada recentemente por Ilha Solteira e Itapura. A lei foi imposta pelo Juiz da Vara da Infância e Juventude, Evandro Pelarin em 2005, para reduzir os índices de violência no município.

De acordo com os dados do Juizado de Menores, só em 2005 foram 378 ocorrências, contra 329 em 2006; 290 em 2007; e apenas 74 no ano passado. Nos vários tipos de atos infracionais, a maior queda foi na incidência de furtos, que caíram 91% no período. Em 2005, foram 123 ocorrências contra 82 em 2006, 59 em 2007 e apenas 11 em 2008. A redução também acompanha outras ocorrências, como porte de entorpecentes, de 17 casos para 8; lesão corporal, de 68 em 2005 para apenas 19 em 2008. Em 2005, 15 menores foram flagrados portando arma; em 2008, não houve registro.[carece de fontes?]

Administração

Referências

  1. «Mapa de Divisões Territoriais - IBGE». Mapas Interativos IBGE. Consultado em 10 de agosto de 2011 
  2. «Distâncias entre a cidade de São Paulo e todas as cidades do interior paulista». Consultado em 28 de janeiro de 2011 
  3. a b c d «Censo Populacional 2010 - IBGE» (PDF). IBGE.gov.br. Consultado em 10 de agosto de 2011 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  6. Chico Siqueira/Agência Estado (26 de abril de 2009). «Toque de recolher reduz violência em Fernandópolis (SP)». Consultado em 10 de agosto de 2011 
  7. «Dados de Fernandópolis no Site da Prefeitura». Fernandopolis.sp.gov.br. Consultado em 10 de agosto de 2011 
  8. «SIDRA IBGE - Tabela 608 - População residente, por situação do domicílio e sexo». IBGE. Consultado em 10 de agosto de 2011  horizontal tab character character in |título= at position 26 (ajuda)

Ver também

Ligações externas

Predefinição:Mesorregião de São José do Rio Preto Predefinição:Centros de zona do Brasil