Fernando de Utra Machado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde abril de 2014). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Fernando de Utra Machado.

Fernando Pais Teles de Utra Machado ComTEComCComAComSE (Lisboa, 1 de Maio de 1882 — Lisboa, 25 de Setembro de 1949) foi um militar e político que entre outras funções foi Ministro das Colónias de um dos governos da Primeira República Portuguesa. Após a instauração do regime ditatorial saído do Golpe de 28 de Maio de 1926 passou a apoiar a oposição democrática e foi um dos líderes da gorada Revolta de 26 de Agosto de 1931, sendo em consequência deportado para Timor.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Foi filho de Alberto Teles de Utra Machado e de sua esposa Maria José de Campos Pais e irmão de Francisco Pais Teles de Utra Machado.

Major.[1]

Foi feito Comendador da Ordem Militar de Avis a 15 de Fevereiro de 1919, Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada a 17 de Maio de 1919 e Comendador da Ordem Militar de Cristo a 28 de Junho de 1919.[1]

Foi Ministro das Colónias do governo presidido por António Maria Baptista entre 8 de Março e 26 de Junho de 1920.

Foi feito Comendador da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito a 8 de Fevereiro de 1922.[1]

Apoiou a oposição democrática ao regime ditatorial instaurado pelo Golpe de 28 de Maio de 1926. Foi um dos apoiantes militares do Grupo dos Budas e um dos líderes da Revolta de 26 de Agosto de 1931 (Revolta dos Caçadores 7 e dos aviadores de Alverca). Em consequência foi deportado para Timor.

Obras publicadas[editar | editar código-fonte]

  • No distrito da Lunda: a ocupação de Cassange, Luanda: Imprensa Nacional, 1913. - 123p. : il.
  • Anthony Trollope, Crepúsculo (tradução de Fernando de Utra Machado), Lisboa : Gleba, [s.d.].

Referências

  1. a b c «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Fernando Pais Teles de Utra Machado". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 17 de março de 2016.