Fernando de Utra Machado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Fernando de Utra Machado.

Fernando Pais Teles de Utra Machado ComTEComCComAComSE (Lisboa, 1 de Maio de 1882 — Lisboa, 25 de Setembro de 1949) foi um militar e político que entre outras funções foi Ministro das Colónias de um dos governos da Primeira República Portuguesa. Após a instauração do regime ditatorial saído do Golpe de 28 de Maio de 1926 passou a apoiar a oposição democrática e foi um dos líderes da gorada Revolta de 26 de Agosto de 1931, sendo em consequência deportado para Timor.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Foi filho de Alberto Teles de Utra Machado e de sua esposa Maria José de Campos Pais e irmão de Francisco Pais Teles de Utra Machado.

Major.[1]

Foi feito Comendador da Ordem Militar de Avis a 15 de Fevereiro de 1919, Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada a 17 de Maio de 1919 e Comendador da Ordem Militar de Cristo a 28 de Junho de 1919.[1]

Foi Ministro das Colónias do governo presidido por António Maria Baptista entre 8 de Março e 26 de Junho de 1920.

Foi feito Comendador da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito a 8 de Fevereiro de 1922.[1]

Apoiou a oposição democrática ao regime ditatorial instaurado pelo Golpe de 28 de Maio de 1926. Foi um dos apoiantes militares do Grupo dos Budas e um dos líderes da Revolta de 26 de Agosto de 1931 (Revolta dos Caçadores 7 e dos aviadores de Alverca). Em consequência foi deportado para Timor.

Obras publicadas[editar | editar código-fonte]

  • No distrito da Lunda: a ocupação de Cassange, Luanda: Imprensa Nacional, 1913. - 123p. : il.
  • Anthony Trollope, Crepúsculo (tradução de Fernando de Utra Machado), Lisboa : Gleba, [s.d.].

Referências

  1. a b c «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Fernando Pais Teles de Utra Machado". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 17 de março de 2016 
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.