Grown Ups

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Grown Ups
Miúdos e Graúdos (PRT)
Gente Grande (BRA)
Pôster promocional
 Estados Unidos
2010 •  cor •  115 min 
Direção Dennis Dugan
Produção Jack Giarraputo
Adam Sandler
Roteiro Adam Sandler
Fred Wolf
Elenco Adam Sandler
Kevin James
Chris Rock
David Spade
Rob Schneider
Salma Hayek
Maria Bello
Maya Rudolph
Joyce Van Patten
Gênero comédia
Música Rupert Gregson-Williams
Cinematografia Theo van de Sande
Edição Tom Costain
Companhia(s) produtora(s) Happy Madison Productions
Relativity Media
Distribuição Columbia Pictures
Lançamento Estados Unidos 25 de Junho de 2010
Portugal 5 de Agosto de 2010
Brasil 24 de Setembro de 2010
Idioma inglês
Orçamento US$ 80 milhões[1]
Receita US$ 271 430 189[1]
Cronologia
Grown Ups 2
Site oficial

Grown Ups (Gente Grande BRA ou Miúdos e Graúdos PRT) é um filme de comédia estadunidense de 2010 dirigido por Dennis Dugan, escrito por Fred Wolf, e também escrito e produzido por Adam Sandler, que também atuou no filme. O filme também é estrelado por Kevin James, Chris Rock, David Spade e Rob Schneider. Foi produzido pela Happy Madison Productions de Adam Sandler e distribuído pela Columbia Pictures.[2] Sandler, Rock, Schneider, e Spade se uniram aos comediantes de Saturday Night Live da temporada 1990-1991, e outros membros do elenco como Colin Quinn, Maya Rudolph, Tim Meadows e Norm MacDonald que também foram membros do elenco de SNL.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em 1978, cinco amigos de infância ganham o seu campeonato de basquete da escola secundária. Durante sua festa em uma casa do lago alugada, o treinador dos amigos, Buzzer (Blake Clark), encorajou-os a viver suas vidas da mesma maneira que eles jogaram o jogo. Os cinco amigos haviam permanecido amigos íntimos até a sua formatura e são separados na atualidade. Lenny Feder (Adam Sandler) é um agente de talentos de Hollywood de alta potência, e é casado com Roxanne Feder (Salma Hayek), uma designer de moda ,tem dois filhos Greg e Keith (Jake Goldberg e Cameron Boyce) e uma filha Becky, seus filhos tornaram-se muito mimados, o que causa a sua irritação. Eric Lamonsoff (Kevin James) afirma que é agora co-proprietário de uma empresa de móveis de jardim, é casado com Sally (Maria Bello) e tem dois filhos, Donna e Bean (Ada-Nicole Sanger e Morgan Gingerich). Para o desgosto de Eric, Bean continua mamando em Sally. Kurt McKenzie (Chris Rock) é um pai desempregado, que é casado com Deanne (Maya Rudolph), a única pessoa que trabalha e tem dois filhos, André e Charlotte (Nadji Jeter e China Anne McClain). Deanne está grávida de outra criança e sua mãe Mama (Ebony Jo-Ann) também vive com a família. Rob Hilliard (Rob Schneider) é um massagista profissional e super-zen, que se divorciou três vezes e tem filhas Jasmine, Amber, e Bridget (Madison Riley, Jamie Chung e Ashley Loren[3]) cada uma de um casamento. Sua atual esposa, Glória (Joyce Van Patten), é 30 anos mais velha que ele. Marcus Higgins (David Spade) é um 'eterno adolescente' mulherengo preguiçoso e imaturo, que nunca trabalhou. Todos os cinco amigos zoam uns com os outros de forma cômica ao longo do filme: Lenny por ser rico; Eric por excesso de peso; Kurt por ser magrelo e dono de casa; Rob pelo seu estilo natural de vida e por ter uma mulher muito mais velha, e Marcus por ser um preguiçoso.

Quando os cinco amigos são informados de que Buzzer morreu, todos se reúnem e voltam para sua cidade natal com suas famílias para prestar uma homenagem a ele em seu funeral. Lenny aluga a antiga casa do lago para a Feriado de 4 de Julho para os seus amigos ficarem. No entanto, Lenny não pode permanecer por toda a semana, porque Roxanne tem um desfile de moda em Milão. Na casa do lago , Lenny está irritado porque seus filhos preferem jogar videogame, em vez de passar tempo ao ar livre, por isso, ele e os outros amigos forçam seus filhos para brincarem ao ar livre durante a sua estadia. Eric tem um pequeno incidente em um balanço de corda e cai em cima de um pássaro. Em uma lanchonete local, Lenny reecontra seu antigo rival, Dickie Bailey (Colin Quinn), que ainda está irritado com Lenny porque ele supostamente pôs o pé para fora da linha, durante o jogo de 78. Dickie desafia ele e seus amigos para uma revanche, mas Lenny nega depois de constatar que Dickie esta decididamente fora de forma. No dia seguinte, os cinco amigos vão espalhar as cinzas do Buzzer pela floresta. Rob fica deprimido durante este evento, lamentando seus casamentos fracassados​​, e diz que suas três filhas dos três casamentos anteriores estão chegando. Depois de ter que lidar com sua filha mais velha, a bela Jasmine, Rob sai com seus amigos, que estavam pescando. Depois de fazer algumas piadas sobre Rob, os outros decidem animá-lo com um antigo jogo da juventude, "A Flecha Assasina". Rob permanece no círculo por mais tempo, vencendo o desafio, mas a flecha acaba atingindo o seu pé. Quando Gloria tenta usar um emplasmo de grãos e ervas para aliviar a dor, Rob é rude com Gloria e a insulta. À noite, Roxanne está falando no telefone a trabalho e diz acidentalmente a Becky que ela é quem põe dinheiro em seu travesseiro, e não a "Fada do Dente". Enquanto Lenny tenta acalmar a esposa, ele escuta as crianças brincando de telefone sem fio e fica feliz de ver que eles estão desfrutando o mesmo tipo de diversão que ele teve quando criança. Lenny então, manda as crianças instalarem os "telefones" nos quartos de todos os adultos.

Roxanne, em última análise, descobre que é mais importante para a família ficar na casa do lago, do que ir para Milão. Para comemorar, Lenny e seus amigos levam toda a família para o parque aquático Water Park, onde o pequeno Bean (filho de Eric) aprende a beber leite de caixinha (e não do peito da mãe Sally) e Marcus flerta constantemente com Jasmine e Amber (as duas filhas sexys de Rob), tendo as levado para comprar biquínis sensuais e minúsculos. Rob empurra do Tobogã um atendente de passeio que insultou sua filha caçula Bridget (por ela ser a mais parecida com Rob, do que com suas irmãs). Eric ignora o aviso da filha Donna sobre um produto químico na piscina infantil que deixa o xixi da cor azul, resultando em um herdeiro alvoroço no local. Enquanto os maridos e as crianças se divertem, as esposas descansando, tentam atrair um hunk (gíria para um homem sexualmente atraente ou musculoso), mas elas começam a rir quando este se aproxima, revelando sua voz extremamente fina. Enquanto isso, Lenny e o grupo vão para a linha zip e encontram Dickie novamente, desta vez com o seu próprio grupo de amigos, incluindo Wiley (Steve Buscemi), que acaba no hospital depois de descer da linha zip, pendurado pelos pés. Lenny ensina seu filho mais velho Greg como fazer uma cesta perfeita no basquete. Depois, os amigos terminam a noite compartilhando uma dança apaixonada ao som de música com suas cônjuges. No dia seguinte, Roxanne atende o telefone de Lenny e o confronta por mentir sobre o cancelamento de seu vôo de ida e volta para Milão, já que ela já havia concordado em ficar com ele na casa do lago. Eventualmente, todo os amigos começam a dizer a verdade sobre seus sentimentos e vidas. Em seu último dia na casa do lago, Lenny e seus amigos são desafiados mais uma vez para uma revanche no basquete por Dickie. Apesar de Rob estar com o pé machucado (por causa da flecha) ele concorda em jogar em memória ao treinador. Nos minutos decisivos do jogo, Lenny perde propositalmente, a fim de permitir que Dickie e sua equipe vençam, pelo menos uma vez na vida. Antes do final do filme, Marcus atira para o alto, uma nova "flecha assasina", desta vez com uma multidão inteira de pessoas, que começam a sair correndo desperadas, exceto por Wiley (que está com o corpo todo engessado por causa do acidente no parque), e que tem o pé atingido pela flecha.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

As filmagens começaram em Southborough, Massachusetts em 18 de maio de 2009, mas a maior parte das filmagens foi feita em Essex, Massachusetts, Water Wizz em Wareham, Massachusetts, bem como algumas cenas filmadas em Marblehead, Massachusetts na exclusiva Marblehead Neck.[4] A cena do restaurante tem lugar em Woodman's of Essex. A "casa do lago" e cena de basquete no final foram filmadas em Lago Chebacco em Essex, MA. No entanto, muitas das gravações aéreas sobre lagos e ilhas foram feitas em Lago Winnipesaukee em Nova Hampshire, principalmente em Tuftonboro, Melvin Village e Gilford, em Nova Hampshire. O filme foi programado para ser lançado em 1.º de julho de 2010, mas a empresa de produção mudou-a para 25 de junho de 2010.

Música[editar | editar código-fonte]

A trilha para Grown Ups foi composta por Rupert Gregson-Williams, que gravou sua trilha com um conjunto de 55 peças de Hollywood Studio Symphony na Newman Scoring Stage em 20th Century Fox.[5]

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

O filme foi um sucesso de bilheteria arrecadando 162 001 186 dólares nos Estados Unidos e 109 429 003 dólares em outros países, com um total mundial de 271 430 189 dólares.[1] Feliz com o bruto, Adam Sandler mostrou seu apreço comprando novíssimo carro desportivo Maserati para seus quatro colegas de elenco.[6][7] O filme ganhou no MTV Movie Awards de 2011 para "Melhor Fala de um Filme" categoria, que ele ganhou para a fala "Eu quero comprar meu chocolate desperdiçado!", Entregue por Becky, interpretada por Alexys Nycole Sanchez.

Resposta da crítica[editar | editar código-fonte]

O filme foi massacrado pelos críticos. Rotten Tomatoes dar ao filme uma pontuação de 10%, com base em 162 comentários, com uma pontuação média de 3,3/10, e do consenso do site é: "Elenco de veteranos da comédia de Grown Ups é amável, mas eles estão para baixo pela má direção e o humor disperso, e baixo por um script atrofiado".[8] Metacritic premiado com o filme uma pontuação média de 30 de 100 com base em 32 comentários.[9]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Rob Schneider foi nomeado para um Framboesa de Ouro na categoria de Pior Ator Coadjuvante em cinema, mas perdeu o troféu para Jackson Rathbone por The Last Airbender e The Twilight Saga: Eclipse.

Sequência[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Grown Ups 2

A sequência, intitulada Grown Ups 2, foi lançada em 12 de julho de 2013. Dennis Dugan, o diretor do primeiro filme, retornou como diretor. O elenco principal, incluindo Adam Sandler, Kevin James, Chris Rock, David Spade, Salma Hayek, Maya Rudolph , Maria Bello e Steve Buscemi reprisam seus papéis, exceto Rob Schneider. Novo elenco inclui Andy Samberg, Taylor Lautner, David Henrie e Patrick Schwarzenegger. A sequência segue Lenny Feder como ele muda a sua família de volta para a pequena cidade onde ele e seus amigos cresceram.[10] Assim como seu antecessor, Grown Ups 2 foi fortemente criticado.

Referências

  1. a b c Grown Ups (2010) Box Office Mojo
  2. Tatiana Siegel (10 de fevereiro de 2009). «Columbia pic gets Sandler and friends». Variety. Reed Business Information. Consultado em 24 de maio de 2009 
  3. http://www.imdb.com/name/nm3425573/
  4. Shanahan, Mark (18 de maio de 2009). «Adam Sandler et al. get to work on "Grown Ups"». Boston Globe. Consultado em 24 de maio de 2009 
  5. Goldwasser, Dan (5 de julho de 2010). «Rupert Gregson-Williams scores Grown Ups». ScoringSessions.com. Consultado em 5 de julho de 2010 
  6. «David Spade has yet to drive luxury car Adam Sandler gave him as gift». Mail Online. 11 de novembro de 2010. Consultado em 2 de setembro de 2013 
  7. Bowman, Zach (11 de novembro de 2010). «Adam Sandler gives the gift of Maserati to Grown Ups co-stars». Autoblog.com. Consultado em 2 de setembro de 2013 
  8. «Grown Ups Movie Reviews, Pictures». Rotten Tomatoes. Flixster. Consultado em 25 de março de 2011 
  9. «Grown Ups Reviews». Metacritic. CBS Interactive. Consultado em 26 de junho de 2010 
  10. «Grown Ups Sequel Planned». ComingSoon.net. Consultado em 7 de dezembro de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]