Saltar para o conteúdo

Jean Wyllys: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 201.29.185.50 ( modificação suspeita : -16), para a edição 24611145 de Mareshenrique
Linha 19: Linha 19:
}}
}}


'''Jean Wyllys de Matos Santos''' ([[Alagoinhas]], [[10 de março]] de [[1974]]) é um [[político]] e [[escritor]] [[brasil]]eiro, eleito em [[2010]] para mandato de [[deputado federal]] pelo [[Partido Socialismo e Liberdade|PSOL]] do [[Rio de Janeiro]] a partir de fevereiro de [[2011]]. Célebre por participar do programa [[Big Brother Brasil]], da [[Rede Globo]], Jean Wyllys construiu alianças politicamente estratégicas e, em virtude do sistema eleitoral brasileiro, foi beneficiado pela expressiva votação de seu companheiro de partido [[Chico Alencar]], que obteve mais de 240 mil votos.
'''Jean Wyllys de Matos Santos''' ([[Alagoinhas]], [[10 de março]] de [[1974]]) é um [[político]] e [[escritor]] [[brasil]]eiro, eleito em [[2010]] para mandato de [[deputado federal]] pelo [[Partido Socialismo e Liberdade|PSOL]] do [[Rio de Janeiro]] a partir de fevereiro de [[2011]]. Célebre por participar do programa [[Big Brother Brasil]], da [[Rede Globo]], Jean Wyllys construiu alianças politicamente estratégicas e, em virtude do sistema eleitoral brasileiro, pegou carona na expressiva votação de seu companheiro de partido [[Chico Alencar]], que obteve mais de 240 mil votos.



== Biografia ==
== Biografia ==

Revisão das 14h30min de 1 de abril de 2011

Predefinição:Político

Jean Wyllys de Matos Santos (Alagoinhas, 10 de março de 1974) é um político e escritor brasileiro, eleito em 2010 para mandato de deputado federal pelo PSOL do Rio de Janeiro a partir de fevereiro de 2011. Célebre por participar do programa Big Brother Brasil, da Rede Globo, Jean Wyllys construiu alianças politicamente estratégicas e, em virtude do sistema eleitoral brasileiro, pegou carona na expressiva votação de seu companheiro de partido Chico Alencar, que obteve mais de 240 mil votos.


Biografia

Jornalista com mestrado em Letras e Linguística pela UFBA, professor de Cultura Brasileira e de Teoria da Comunicação na ESPM e na Universidade Veiga de Almeida - ambas no Rio de Janeiro, além de escritor - Wyllys tornou-se conhecido nacionalmente após ganhar uma edição do reality show Big Brother Brasil, da Rede Globo, em 2005.

Wyllys ajudou a criar o curso de pós-graduação em Jornalismo e Direitos Humanos da Universidade Jorge Amado, em 2004, em Salvador, na Bahia[1]. Homossexual assumido, Wyllys afirma que defenderá os direitos humanos durante sua carreira política.[2]

Livros

  • Aflitos - crônicas e contos, vencedor do Prêmio Copene de Literatura, editado pela Casa de Jorge Amado[3].
  • Ainda Lembro - crônicas e experiências vividas no BBB5, editado pela Editora Globo[4].
  • Tudo ao mesmo tempo agora - contos e crônicas, lançado pela Giostro Editora[5].

Referências

Ligações externas