José Santamaría

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
José Santamaría
José Santamaría
Informações pessoais
Nome completo José Emilio Santamaría Iglesias
Data de nasc. 31 de julho de 1929
Local de nasc. Montevidéu, Uruguai
Nacionalidade  uruguaio(a)
 espanhol(a)
Informações profissionais
Posição Defensor
Clubes de juventude
Pocito
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
Uruguai Nacional de Montevidéu
Espanha Real Madrid

227 (2)
Seleção nacional
Flag of Uruguay.svg Uruguai
Flag of Spain.svg Espanha
20 (0)
16 (0)

José Emilio Santamaría Iglesias (Montevidéu, 31 de julho de 1929) é um ex-jogador e técnico de futebol hispano-uruguaio.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Nacional e Uruguai[editar | editar código-fonte]

Santamaría e dois colegas de Real, Alfredo di Stéfano e Isidro, em visita a uma vinícola. Santamaría está entre Isidro, que assina o livro de visitas, e Di Stéfano.

Iniciou a carreira em 1948, no Nacional de Montevidéu. Foi chamado para a Copa do Mundo de 1950 (aonde estrearia pela seleção), mas não foi liberado pelo clube e acabou não fazendo parte da equipe que foi bicampeã mundial no Brasil; teria de esperar até 1954 para jogar uma Copa. Nesta, o Uruguai foi quarto colocado, obtendo vitórias contra Escócia, Tchecoslováquia e Inglaterra, parando apenas na sensação Hungria - um 4 a 2 que é freqüentemente listado entre os jogos mais dramáticos das Copas. No jogo pela bronze, os detentores do título, desmotivados, perderiam para a Áustria por 3 a 1.[1]

Real Madrid[editar | editar código-fonte]

As atuações do defensor no mundial despertaram interesse do Real Madrid, que o contratou em 1957, quando Santamaría já havia conquistado cinco campeonatos uruguaios. Faria parte do grande time do Real que assombrou a Europa na segunda metade dos anos 50 e início dos 60; ao todo, participaria da conquista de cinco campeonatos espanhóis, uma Copa do Rei e três Copa dos Campeões, além do Mundial Interclubes de 1960.

Seleção Espanhola[editar | editar código-fonte]

Pela Espanha, país que já havia passado a defender, desde 1958, foi chamado para sua segunda Copa, a de 1962, mas o selecionado acabaria eliminado na primeira fase. Santamaría aposentou-se em 1966, no Real, e treinou a Espanha na Copa do Mundo de 1982.

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Perfil na BDF». Consultado em 4 de março de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de UruguaiSoccer icon Este artigo sobre futebolistas uruguaios é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.