Lista de países que mudaram de nome

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2018). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Alguns destes países tiveram outras denominações designando seus mesmos territórios em épocas em que foram colonizados ou dominados por outros (como Gália, nome da França à época do domínio romano). Alguns outros, no entanto, submeteram-se soberanamente a mudanças de nome, fosse por razões de nacionalismo fundamentado em ideais indígenas de rejeição aos não-indígenas (Burkina Faso, Sri Lanka, Zaire), adequação à grafia nativa diferente da adotada em português (Kampuchea, Myanmar) e ainda outros por razões de conveniência diversas.

O asterisco (*) denota grafia diferenciada para o mesmo nome etimologicamente.

Nota: desde a antiguidade que sobrevivem quase como sinónimos e também como nomes poéticos as designações das províncias romanas correspondentes a actuais estados europeus. São os casos de Gália (corresponde a França), Hispânia (corresponde a Espanha), Lusitânia (corresponde a Portugal) ou Germânia (corresponde a Alemanha).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]